Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

TOP 10 DAS PROFISSÕES EM TI

TOP 10 DAS PROFISSÕES EM TI
Share it:

 TOP 10 DAS PROFISSÕES EM TI

Crescimento previsto acima dos 20 - 30% até 2030

 As mudanças vertiginosas na tecnologia têm trazido imensas mudanças na forma como executamos as tarefas diárias, do trabalho ao lazer, passando pelos cuidados de saúde e transportes. A criação e procura de novas competências, a transformação das competências atuais ao serviço do ambiente virtual terão impacto na nossa forma de pensar os processos e nos hábitos quotidianos. E, claro, no mundo do trabalho, onde se abrem novas oportunidades no setor da tecnologia, com profissões cujo crescimento a longo prazo é incontornável. A Adecco Portugal dá a conhecer o Top 10 das profissões na área das Tecnologias de Informação (TI) onde se prevê um crescimento percentual a dois dígitos até 2030.  Se considera uma carreira profissional na área tecnológica, 2023 é o ano-chave para decidir.

 

1. VIRTUAL REALITY DEVELOPER

O futuro da tecnologia (e o futuro com que vamos viver, trabalhar e interagir) será cada vez mais virtual. Portanto, não é de surpreender que a necessidade de talento de profissionais capazes de criar mundos digitais credíveis e envolventes que as pessoas não se importarão de experimentar com um headset VR seja enorme.

Profissionais de TI altamente qualificados que possam construir ambientes e objetos 3D (espaços de escritório, museus, arenas de concertos, etc.), desenvolver experiências interativas, e interfaces de design serão muito procurados. Em geral, as perspetivas de emprego para programadores web e designers digitais aumentarão em 22% nos próximos anos - um crescimento superior ao de outras profissões.

  

2.ENGENHEIRO DE SEGURANÇA

À medida que migramos para um mundo cada vez mais digital, a segurança será de extrema preocupação para manter os dados seguros. Um engenheiro de segurança desenvolve sistemas que mantêm as redes informáticas a salvo de intrusos e ameaças. O trabalho requer um alto nível de competências sofisticadas em programação, sistemas operativos e matemática, bem como comunicação, resolução de problemas e capacidades de resposta rápida.

O Bureau of Labor Statistics (BLS) projeta um crescimento de 33% entre 2020-2030 para os analistas de segurança da informação, que desempenham tarefas semelhantes, mas não idênticas às dos engenheiros de segurança.

 

3.UX DESIGNER

Por vezes confundido com o design da interface do utilizador (IU), o design da experiência do utilizador (UX) implica uma compreensão mais holística e complexa de como os utilizadores interagem com produtos ou serviços e os vários pontos de contacto em esta interação ocorre. Ter fortes capacidades criativas, técnicas e de resolução de problemas é fundamental, bem como a capacidade de tirar conclusões da investigação dos utilizadores e da análise do fluxo de trabalho.

 Os designers Savvy UX podem ter um grande impacto nas receitas e na realização dos objetivos empresariais, fazendo desta uma profissão que o mundo empresarial compreende e está disposto a investir cada vez mais e que tem tido um crescimento contínuo.


4.CHIEF DIGITAL OFFICER (CDO)

Este papel relativamente novo de liderança de nível C desempenhará um papel fundamental na criação e incremento de valor de empresas e organizações a utilizar informação digital e novas tecnologias, incluindo inteligência artificial, realidade virtual, IoT, e a nuvem. O papel será também crucial para que as empresas tradicionais encarregadas de integrar as tecnologias e processos no seu atual fluxo de trabalho, produtos, papéis dos membros da equipa, e cultura empresarial em geral, permaneçam competitivas. 

Embora um CDO não tenha necessariamente de possuir um conhecimento profundo da tecnologia, as competências tecnológicas são uma necessidade e é crucial compreender como gerar valor utilizando as tecnologias digitais, bem como conhecimentos comerciais e de marketing. E embora a transformação digital nas empresas se torne menos necessária com o tempo à medida que as empresas completam esta mudança, por agora a gestão das transformações digitais é uma grande parte do trabalho, e implica fortes capacidades de influência, colaboração e comunicação. 

 

5.CIENTISTAS DE DADOS

Um cientista de dados tira conclusões a partir de dados utilizando ferramentas e técnicas analíticas. São geralmente empregues por empresas para gerir e analisar grandes quantidades de dados não estruturados, para chegar a percepções significativas. As perspetivas de carreira dos cientistas de dados são bastante fortes, de acordo com as previsões do BLS.

Com uma projeção de crescimento de 36% entre 2021 e 2031, a ciência dos dados tem um forte futuro e é uma carreira tecnológica de topo, agora e no futuro. Os cientistas de dados têm normalmente uma formação em matemática, estatística ou informática, e algumas organizações procuram candidatos que tenham um doutoramento numa destas áreas.

 

6.ARTIFICIAL INTELLIGENCE DEVELOPER

O papel do criador de Inteligência Artificial (IA) é provavelmente bastante óbvio: conceber, desenvolver, implementar e monitorizar sistemas de IA. Os criadores de IA constroem tipicamente os seus sistemas utilizando linguagens de programação tais como Java e Python, e outras ferramentas, incluindo ferramentas de análise e perfilação, bibliotecas de aprendizagem profunda, e plataformas de nuvem. 

As empresas utilizam os dados resultantes destes sistemas para melhor compreender os comportamentos e necessidades dos clientes, de modo a aumentar as receitas. Dado o rápido crescimento e as suas futuras aplicações previstas em todos os setores e empresas, os criadores de IA terão uma grande procura. O mercado de software de IA cresceu 54 por cento em 2022 e está projetado para crescer 40% em 2023.

 

7.ESPECIALISTA EM CIBERSEGURANÇA

Tal como os engenheiros de segurança, os especialistas em cibersegurança trabalham para garantir que as redes estão protegidas contra ameaças externas (como por exemplo por um hacker), incluindo a resolução de problemas, manutenção e actualização dos sistemas de segurança. Também monitorizam as redes e fornecem soluções de segurança.

É necessário o conhecimento de vários sistemas operacionais e informáticos, dispositivos móveis, e redes de nuvem e sem fios, bem como o conhecimento de técnicas de hacking. O BLS prevê um crescimento de 35% no campo entre 2021 e 2031.

 

8.VIDEO GAME DESIGNER

Os criadores de jogos de vídeo desenvolvem jogos, o que inclui a criação de personagens, enredos e cenários. Embora os jogos de vídeo não sejam certamente novos, com o mundo cada vez mais virtual, prevê-se que os jogos cresçam exponencialmente: os investigadores de mercado projetam um crescimento para a indústria global de jogos de vídeo na ordem dos 73,8% de 2020 a 2027.

 

9.CLOUD ENGINEER

Um engenheiro de nuvens é responsável por diversas atividades e processos relacionados com nuvens, incluindo o desenvolvimento e implementação de políticas para a utilização de serviços de nuvens, gestão de pedidos de novas tecnologias, estabelecimento de um ambiente de nuvens seguro, e monitorização da disponibilidade de serviços.

 As competências necessárias incluem o conhecimento do sistema operativo Linux, competências gerais de programação, DevOps (um quadro para a engenharia de nuvens), e uma compreensão das redes virtuais e das funções gerais de gestão de redes. Os profissionais de TI com conhecimentos especializados sobre nuvens terão uma procura muito alta, uma vez que a dependência do acesso remoto continua a aumentar a nível global.


10.PROFISSÕES NO METAVERSO

O metaverso promete um mundo virtual que imita o real, um lugar onde podemos trabalhar, aprender, socializar, basicamente qualquer coisa que possamos fazer nas nossas vidas reais, utilizando apenas a IA e a tecnologia da realidade virtual para nos envolvermos nestas tarefas.

Assim, muitas competências que as pessoas usam nos seus trabalhos atualmente serão transpostas para serem executadas no metaverso, incluindo planeamento de eventos virtuais, design de vestuário avatar, médicos metahumanos e cientistas de investigação do metaverso. Com um potencial de crescimento até 5 triliões de dólares até 2030, transformar o conhecimento actual de carreira numa meta-profissão é uma opção atrativa e que deve ser ponderada.


Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: