Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Cleanwatts e Associação de Futebol de Braga criam comunidade de energia que promove poupança e vai ajudar 20 famílias

Cleanwatts e Associação de Futebol de Braga criam comunidade de energia que promove poupança e vai ajudar 20 famílias
Share it:

Cleanwatts e Associação de Futebol de Braga criam comunidade de energia que promove poupança e vai ajudar 20 famílias

A Cleanwatts, empresa pioneira em Comunidades de Energia Renovável (CER) em Portugal, vai assinar hoje (19 horas), o contrato para a criação de uma Comunidade de Energia com a Associação de Futebol de Braga (AF Braga). Esta CER terá uma central fotovoltaica de 30 kW, com cerca de 60 painéis solares instalados nos telhados da sede da AF Braga, e permitirá apoiar cerca de duas dezenas de famílias carenciadas da comunidade.

O projeto com forte impacto ambiental aumentará a neutralidade carbónica da instituição, assegurando também a sua independência energética. A instalação da central fotovoltaica não implicará qualquer investimento para a AF Braga, sendo este assumido, na totalidade, pela Cleanwatts.

Esta CER é resultado da parceria entre a Cleanwatts, a AF Braga e a ICEWATT, empresa virada para a estratégia associada às energias renováveis, com grande experiência nas áreas do desporto e do setor social. Os futuros membros vão usufruir de um desconto médio de cerca de 50% face à tarifa estimada para a energia da rede, com cerca de metade da energia consumida a ser proveniente da Central Solar (autoconsumo). Para além disso, com a criação desta CER a AF Braga torna-se climate-positive, gerando mais 39% de energia verde do que consome e evitando 12 toneladas equivalentes de CO2 por ano.

José Basílio Simões, Vice-Chairman e Co-Fundador da Cleanwatts, afirma que é “uma satisfação poder criar uma Comunidade de Energia com a Associação de Futebol de Braga, uma associação centenária, responsável pela organização dos Campeonatos Distritais de futebol de Braga”. O responsável frisa, ainda, que “sendo a AF Braga uma associação desportiva conhecida, também, pelo seu trabalho e pelas suas iniciativas solidárias, dentro da comunidade, está totalmente alinhada com o perfil de parceiro que a Cleanwatts procura para desenvolver Comunidades de Energia, pois estas têm uma forte componente solidária, no apoio a famílias carenciadas e no combate à pobreza energética”.

Manuel Machado, Presidente da AF Braga, também mostra “grande satisfação” com a parceria agora anunciada. “A Associação de Futebol de Braga organiza mais de 500 jogos de futebol e futsal por semana, mas hoje a nossa ação já ultrapassa em muito o limite das quatro linhas. A sustentabilidade energética e ambiental são uma preocupação e esta parceria é a primeira de outras, que anunciaremos em breve, que visam não só nos tornarmos climate-positive, mas também ajudar os nossos clubes a serem mais sustentáveis e a diminuírem a sua pegada ecológica”, frisou o responsável, acrescentando: “Esta parceria tem ainda a enorme vantagem de permitir a redução de custos com a energia a todos os associados e às comunidades que estes atendam com os seus serviços. Estas vantagens financeiras imediatas ganham especial importância no contexto que vivemos, com o aumento vertiginoso dos preços da energia”.

José Basílio Simões recorda que “a Cleanwatts tem vindo a trabalhar com clubes e associações desportivas, um pouco por todo o país, e temos em curso a criação de várias Comunidades de Energia em estádios de importantes clubes portugueses, para além da AF Braga, que são projetos muito especiais”. Para o responsável, “há espaço para as Comunidades de Energia no universo desportivo, em Portugal, e esse é um espaço que a Cleanwatts quer trabalhar”.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: