Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Novo ano, nova carreira: 5 formas de começar um novo percurso profissional na área tecnológica em 2023

Novo ano, nova carreira: 5 formas de começar um novo percurso profissional na área tecnológica em 2023
Share it:

 Novo ano, nova carreira: 5 formas de começar um novo percurso profissional na área tecnológica em 2023 

● Ironhack deixa conselhos para quem tem vontade de mudar de emprego para uma área em crescimento e não sabe por onde começar  

● Sugerindo a formação como um caminho, a escola tecnológica abre cursos para quem pretende mudar de carreira e entrar na área tecnológica no próximo ano 

Segundo o inquérito “2022 Global Benefits Attitudes  Survey“, desenvolvido pela WTW, cerca de 30% dos profissionais planeiam mudar de emprego nos próximos dois anos, sendo que muitos já deram o salto este ano, entrando em áreas profissionais com uma procura crescente, tais como a tecnologia. Neste sentido, com 2022 a terminar, a entrada no novo ano pode ser a altura indicada para se definir novos objetivos de carreira e aprender novas competências com o intuito de mudar radicalmente o percurso profissional. 

Segundo Catarina Costa, responsável pelo campus de Lisboa da Ironhack Portugal, “o pior medo que impede as pessoas de mudar de carreira é a ideia de terem de começar do zero num mercado de trabalho extremamente competitivo, com pessoas mais novas que já têm mais conhecimentos. A verdade é que em quase todas as indústrias, incluindo no mundo tech, as competências técnicas podem ser adquiridas rapidamente em qualquer idade. Profissionais experientes que consideram mudar para a área tecnológica estão muitas vezes convencidos de que são demasiado velhos para aprender sobre novas tecnologias, ou que precisam de ter já experiência nas ciências e matemáticas, mas não há nada mais longe da verdade: a tecnologia não tem idade! Desde que existe a atitude certa, as competências técnicas desenvolvem-se.” 

Para quem já tem alguns anos de experiência no mercado de trabalho e está a considerar mudar para algo completamente diferente e uma área em elevado crescimento, a Ironhack deixa assim cinco dicas essenciais: 

  1. Escolha o percurso profissional: a área tecnológica abre um novo mundo de possibilidade e profissões, por isso é fundamental descobrir qual o caminho a seguir: se programação, análise de dados, UX/UI, cibersegurança, entre outras. Para isso, investigue as suas opções, pergunte a especialistas da indústria e experimente coisas diferentes quanto possível antes de se estabelecer numa escolha.  
  2. Aprenda novas competências: mudar de carreira pode significar uma revisão de competências e a formação pode ser um caminho para preencher lacunas e aprender o que é necessário para ingressar na área tecnológica. No entanto, não é necessário obter um diploma universitário totalmente novo – cursos intensivos, como os bootcamps, são concebidos para profissionais que procuram adquirir uma sólida formação numa área tecnológica específica. 
  3. Explore o mercado de trabalho: analisar os tipos de empregos procurados e as empresas que estão a contratar é fundamental para perceber que área focar. Que responsabilidades são mais atrativas ou que competências podem ser um maior trunfo? – são algumas questões importantes a listar nesta procura, que facilitarão a procura do emprego certo. 
  4. Encontre a sua comunidade: tudo é melhor com a ajuda de outros, especialmente no mundo da tecnologia, onde os avanços técnicos acontecem através da colaboração e parcerias. Encontrar e juntar-se a comunidades técnicas locais e específicas da área que traz mais valor é um caminho para descobrir novas oportunidades. 
  5. Estabeleça metas para si próprio: o objetivo final é conseguir um novo emprego, mas não se pode construir uma casa pelo telhado. Como tal, é fundamental olhar para estas dicas e estabelecer os objetivos que o levarão até lá: por exemplo participar num evento de desenvolvimento de carreira de duas em duas semanas, criar um plano para aprender as competências necessárias e candidatar-se a três novos empregos por semana. 

Para facilitar este caminho de mudança de carreira, a Ironhack, acaba de abrir inscrições para os seus bootcamps de Web Development, Data Analytics, UX/UI e Cybersecurity em regime full time e em regime part-time, indicados para profissionais que procuram adquirir novas competências e mudar de carreira profissional em 2023, sem terem de abandonar o seu emprego atual para iniciar os estudos. Os cursos em full-time arrancam dia 16 de janeiro e os de part-time dia 11 de fevereiro do próximo ano, sendo que as candidaturas estão abertas até dia 12 de dezembro para qualquer pessoa com ou sem conhecimento na área tecnológica. As candidaturas para os quatro bootcamps podem ser feitas a partir deste link

A Ironhack é uma escola tecnológica que chegou a Portugal em 2019 e conta já com um campus físico em Lisboa, no Heden Santa Apolónia. Desde a sua chegada a território português, já ajudou mais de 700 alunos de 25 nacionalidades diferentes a mudarem de vida e a ingressarem na área tecnológica. 

Candidaturas aqui


Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: