Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

APDC: UPSkill abre 2.º ciclo de candidaturas a mais 500 vagas de formação em Tecnologias de Informação e Comunicação

APDC: UPSkill abre 2.º ciclo de candidaturas a mais 500 vagas de formação em Tecnologias de Informação e Comunicação
Share it:
Para responder às necessidades de talento identificadas pelas empresas
APDC: UPSkill abre 2.º ciclo de candidaturas a mais 500 vagas de formação em Tecnologias de Informação e Comunicação
  • Prazo de candidaturas aberto até 23 de fevereiro;
  • 2º ciclo de formação envolve 32 ações de formação por todo o país;
  • 1º ciclo, que encerrou em dezembro, incluiu 359 formandos.
O Programa UPskill – Digital Jobs & Skills acaba de abrir um novo processo de candidaturas à formação na área das TIC, que decorre até ao próximo dia 23 de fevereiro. Depois da conclusão do 1º ciclo de candidaturas, que envolveu 359 vagas, esta iniciativa nacional de requalificação envolverá agora, no 2º ciclo, 32 novas ações, correspondendo a mais 500 vagas. As ações de formação incluídas nos dois ciclos implicam a mobilização em 12 Instituições de Ensino Superior em 13 Cidades: Braga, Porto, Bragança, Leiria, Coimbra, Lisboa, Sintra, Setúbal, Castelo Branco, Viseu, Guarda, Évora e Faro.

Este Programa - que envolve uma parceria entre a APDC, o Estado e a Academia -, está inserido no Plano de Ação para a Transição Digital de Portugal, sendo reconhecido como uma iniciativa emblemática. Destina-se a desempregados ou pessoas em situação de subemprego que pretendam requalificar-se para trabalhar no setor das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Trata-se uma iniciativa que resulta de uma conjugação de esforços entre as Empresas das TIC, através da APDC; da rede de Politécnicos nacionais (através do CCISP), e do ISCTE, a que se juntaram nesta 2ª edição as universidades de Évora e do Algarve; e o Estado, através do IEFP, que apoia e financia o Programa.

Dos 500 formandos a selecionar para este 2º ciclo de candidaturas, e à semelhança do que tem vindo a acontecer, existe o objetivo de assegurar que, pelo menos 80%, sejam contratados pelas empresas envolvidas no Programa, depois dos seis meses de formação teórico-prática em instituições de ensino superior e dos três meses de formação prática em ambiente de trabalho real, nas organizações.

Desde o seu arranque, em março de 2020, o UPskill já lançou uma 1ª edição, nesse ano, e tem em curso agora a 2ª edição, que arrancou em 2021 e decorre por ciclos de candidatura, de acordo com as necessidades de recursos qualificados identificadas pelas empresas. No 1º ciclo, encerrado em dezembro de 2021, foram colocados, nas 22 ações de formação em 7 localidades – Braga, Porto, Bragança, Sintra, Faro, Setúbal e Viseu - um total de 359 formandos. A taxa de contratação destes recursos foi superior a 80%.

Através desta parceria, é possível requalificar profissionais para o setor digital, o que permite dar novas oportunidades de futuro às pessoas, reforçar as empresas com quadros qualificados e contribuir para a competitividade da economia nacional.

Mais informação no portal www.upskill.pt
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: