Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

O PROJECTO eCare SAÚDE, FINANCIADO PELA COMISSÃO EUROPEIA, SELECCIONA OITO PROPOSTAS DE SOLUÇÕES PARA GERIR A FRAGILIDADE DOS IDOSOS

O PROJECTO eCare SAÚDE, FINANCIADO PELA COMISSÃO EUROPEIA, SELECCIONA OITO PROPOSTAS DE SOLUÇÕES PARA GERIR A FRAGILIDADE DOS IDOSOS
Share it:
A primeira fase atribui 392.000 euros aos concorrentes vencedores, seis dos quais são empresas e organizações espanholas.
O PROJECTO eCare SAÚDE, FINANCIADO PELA COMISSÃO EUROPEIA, SELECCIONA OITO PROPOSTAS DE SOLUÇÕES PARA GERIR A FRAGILIDADE DOS IDOSOS
O projeto europeu eCare Health selecionou oito propostas de soluções inovadoras para gerir a fragilidade dos idosos, como resultado do concurso lançado no Verão passado através da plataforma da JAGGAER, o coordenador inicial da iniciativa.

Os oito selecionados nesta primeira fase, entre os quais a Universidade Politécnica de Madrid ou o Hospital Universitário de Getafe, irão desenvolver e testar as suas soluções nas quatro instituições compradoras em condições reais: o Consorci Sanitari Integral de Hospitalet e a Câmara Municipal de Santander em Espanha; a Azienda Sanitaria Locale de Benevento em Itália e o Hospital Universitário de Aachen na Alemanha.

Os candidatos selecionados, todos eles PMEs e organizações de saúde, a maioria dos quais representados em Espanha, receberão 392.000 euros nesta primeira fase dos 3,9 milhões de euros atribuídos ao projeto.

A eCare é financiado a 90% pela Comissão Europeia no âmbito do programa Horizonte 2020, e coordenado por um consórcio de oito entidades públicas e privadas. Através da prevenção e da gestão integrada proporcionada pelos projetos vencedores, o objetivo é promover a independência e o bem-estar dos idosos e reduzir a carga orçamental sobre os serviços de saúde.

Foi lançado um concurso em Julho de 2021, tendo sido recebidas um total de 19 propostas, representando 58 entidades participantes de oito países europeus.

Processo de avaliação e desenvolvimento de protótipos

A fragilidade afeta 1 em cada 4 adultos com mais de 85 anos de idade na Europa. Embora a longevidade seja uma das maiores realizações das sociedades modernas, a qualidade de vida dos adultos mais velhos nos seus últimos anos pode ser agravada por fragilidade e doenças crónicas.

As ideias submetidas para soluções deste problema passarão por um processo de avaliação antes do Verão e as quatro melhores passarão à segunda fase de desenvolvimento de protótipos. Os oito conceitos selecionados para esta primeira fase são:
  1. Bilbest Bilişim com Estudios Mega SL e Zadig SRL. Turquia, Espanha e Itália. O SmartFOR oferece um sistema de gestão utilizando Inteligência Artificial com soluções terapêuticas personalizadas e intervenções de cuidados precoces na monitorização, previsão e prevenção da fragilidade e dos seus sintomas.
  2. TELEVES com a Fundação para a Investigação Biomédica do Hospital Universitário de Getafe, MG Biomed SL e a Universidade Politécnica de Madrid. É um conjunto de tecnologias com um subsistema de monitorização para rastreio e acompanhamento, um modelo de cuidados digitalizados para os idosos e um assistente virtual para intervenções preventivas, terapêuticas e educativas.
  3. CERTH/ITI com a Universidade de Patras, Gruppo SIGLA SRL, Brainstorm Multimedia SL e 112 Motion BV. Grécia, Itália, Espanha e Alemanha. FrailCare monitoriza parâmetros fisiológicos, comportamentais e sociais em tempo real, oferecendo terapias inovadoras baseadas no jogo para manter/aperfeiçoar as funcionalidades cognitivas e motoras.
  4. Pulso Ediciones SL. Espanha. SOFI inclui ferramentas para detetar fragilidade e pré-fragilidade não só de um ponto de vista clínico, físico e psicológico, mas também de um ponto de vista socioeconómico.
  5. Foundation for Research and Technology Hellas (FORTH) em consórcio com a Uni Systems Information Technology Systems. Grécia. A BONVITA oferece uma plataforma tecnológica holística, integrando todos os componentes essenciais para o rastreio eficaz, prevenção e gestão da fragilidade e pré-fragilidade, apoiando percursos integrados e desenvolvendo a troca de conhecimentos.
  6. Fundação Eurecat com Doole Health SL, Engineering Ingegneria Informatica S.p.A., Fundação FLS e Public Intelligence. Espanha, Itália e Dinamarca. A eMERIT trabalha com um conjunto de dados de diferentes fontes suportados por um sistema baseado em IoT, no qual vários dispositivos e sensores podem ser integrados.
  7. Dedalus Italia com HUMAN FACTOR & INNOVATION, Euleria, Universidade de Sannio, Itália. É uma solução digital centrada na formação e capacitação dos idosos e na garantia da continuidade dos cuidados entre os cuidados prestados, dos hospitais aos cuidados domiciliários.
  8. NTT Data Spain com ASBAR S.L. Espanha. Baseado na plataforma Everis ehCOS e plataforma telecare.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: