Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Grupo Roca Investe 25 milhões em start-ups

Grupo Roca Investe 25 milhões em start-ups
Share it:
O fundo de Corporate Venture lançado pela Roca, Roca Group Ventures, destina-se a financiar projetos em fase inicial que forneçam soluções inovadoras para o setor dos espaços de banho.
Grupo Roca Investe 25 milhões em start-ups
O Grupo Roca lançou um fundo de corporate venture dotado de 25 milhões de euros. A empresa vai investir em startups e projetos empreendedores que desenvolvam a sua atividade em áreas prioritárias para a empresa.

Através deste fundo, denominado Roca Group Ventures, a empresa pretende alocar entre 0,5 e 2 milhões de euros a cada projeto, sem renunciar a outras fórmulas de colaboração que não envolvam ações ou investimento em fases adicionais para financiar as iniciativas que demonstrem o maior potencial. O Grupo estima que, dentro de cinco anos, a carteira de investimentos seja composta por entre 10 e 15 empresas.

Para o lançamento do Roca Group Ventures, a empresa contará com o apoio da Alantra, uma empresa global de consultoria financeira e gestão de ativos, especializada em investimentos e operações deste tipo. A Alantra vai prestar consultoria ao fundo no processo de criação de oportunidades de investimento e na futura gestão da carteira de participadas, disponibilizando a sua vasta experiência neste tipo de projetos.

O Roca Group Ventures também materializará parte do compromisso do Roca Group com a sustentabilidade, pois, através deste fundo, a empresa vai dar prioridade às startups que apostem em práticas amigas do ambiente. Desta forma, estende a sua estratégia verde a todos os projetos em que trabalha.

Quatro áreas de desenvolvimento e inovação

A Roca, que se dedica ao design, à produção e à comercialização de produtos para espaços de banho, definiu quatro áreas de negócio de interesse na procura de oportunidades: wellness e espaços de banho inteligentes; novos negócios e materiais; eficiência energética e racionalização do consumo de água; e, por último, a excelência operacional nos respetivos processos industriais.

Na área de wellness e espaços de banho inteligentes, a empresa vai usar recursos tecnológicos que, através da Inteligência Artificial (IA) e conectividade, melhorem a usabilidade dos dispositivos, contribuam para o desenvolvimento de produtos amigos do ambiente e também para o desenvolvimento de produtos que criem espaços de relaxamento.

No que respeita à área de novos negócios e materiais, o Roca Group Ventures vai-se focar em soluções disruptivas, baseadas em tecnologia com uma ampla margem de crescimento, bem como em novos materiais para a construção e o fabrico de novos produtos.

Relativamente à eficiência energética e racionalização do consumo de água, o Grupo vai identificar e desenvolver produtos e serviços que contribuam para a geração de casas conectadas e sustentáveis, com foco especial na redução do consumo de água.

Por fim, com o objetivo de aumentar a excelência operacional, tecnologias como a IA, a impressão 3D, a Internet das Coisas (IoT), o blockchain ou as plataformas integráveis também serão de interesse do fundo.

Albert Magrans, CEO do Roca Group, explicou que o Roca Group Ventures procura "gerar um modelo empresarial híbrido que combine as vantagens de uma grande empresa (recursos, escala, conhecimento, experiência, marketing) com a inovação, tecnologia, motivação, agilidade e talento de uma startup". O Roca Group Ventures será um fundo global que procura investir em startups no mundo inteiro.

Sede no “Espai Roca”

O Roca Group Ventures vai estar diretamente ligado ao futuro “Espai Roca”, um hub de inovação para a construção sustentável e economia circular, entre outras áreas, que ficará localizado na atual fábrica do Grupo nos municípios de Gavá e Viladecans. A empresa pretende construir, nestas instalações, um dos mais importantes parques empresariais da Europa, onde o fundo terá a sua sede.

O Roca Group vai nomear uma figura executiva da organização para atuar como ventures head, coordenando a colaboração com diferentes especialistas e gestores da empresa, aceleradoras, incubadoras e outros parceiros para facilitar a identificação e o desenvolvimento dos projetos.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: