Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Building The Future premeia inovação tecnológica

Building The Future premeia inovação tecnológica
Share it:
No segundo dia do principal evento português de Transformação Digital

Bandora, Beyond Vision e Anybrain são as startups vencedoras no NOS Startup World
Building The Future premeia inovação tecnológica
O segundo dia do Building The Future, principal evento português de transformação digital, que conta com o patrocínio principal da Microsoft e construção da imatch, abriu com a participação de Vanda de Jesus, Diretora Executiva do Portugal Digital, que subiu ao palco Inspiration para falar sobre a importância de capacitar as pessoas.

“Não é possível falarmos de transformação digital sem falarmos de pessoas. As pessoas são, de facto, o cérebro, aqui no nosso esquema de três pilares da transformação digital, bem como o nosso maior desafio (…) é o de combater a literacia digital em Portugal. Esse desafio é, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade. Sabemos o fundamental que isto é porque, na realidade, é esta preparação que nos vai preparar para aquilo que é o novo dialeto desta economia digital”, afirmou Vanda de Jesus, Diretora Executiva do Portugal Digital.
Por sua vez, Jared Spataro, Corporate Vice President do Microsoft 365, aproveitou, tendo em conta o momento histórico que estamos a atravessar, que tem redefinido uma série de padrões, para referir que “na Microsoft, definimos o trabalho híbrido como flexibilidade, nomeadamente em como, quando e onde se trabalha. Ninguém sabe ao certo como se vai desenrolar. A flexibilidade resulta de novas formas, entusiasmantes e também desafiantes”.

Após a sessão de abertura, destaque para uma série de testemunhos sobre como a tecnologia está a redefinir o progresso humano e a forma como interagimos com a realidade, como Mo Gawdat (One Billion Happy), Ana Torres (Pfizer), Carla Sequeira (CIP), Susana Lopes (SHL Portugal), Sandra Gil Mateus (Microsoft), Verónica Orvalho (Didimo), Sahar Yousef (Becoming Superhuman) e Lucas Miller (Becoming Superhuman).

Além destas sessões, o início da tarde ficou assinalado pela revelação, por parte de Andres Ortolá, General Manager da Microsoft Portugal, e Manuel Ramalho Eanes, Board Member da NOS, das startups vencedoras da iniciativa NOS Startup World: Bandora, um gestor de instalações virtual que impulsiona edifícios comerciais a operar com eficiência, manter os espaços confortáveis, detetar e notificar anomalias, de Márcia Pereira para o setor proptech (Deep Tech – Future challenges); Beyond Vision, monitorização de agricultura de precisão por meio de drones e conetividade, de Dário Pedro para o setor agrícola (5G – Future Vision); e Anybrain, soluções para a indústria do entretenimento para tornar os jogos online e os esports seguros e justos, de André Pimenta para o setor gaming (Cybersecurity – Future of Security).

Nesta edição, cada startup teve de demonstrar ao júri, composto pela Microsoft, NOS, imatch e entidades parceiras, em cerca de 5 minutos de pitch e 5 minutos de Q&A, a sua melhor inovação tecnológica que foi ao encontro de cada uma destas três áreas de interesse.

Manuel Ramalho Eanes, Board Member da NOS SGPS, afirma “queria fazer um agradecimento especial às 60 startups que se candidataram e às 12 startups selecionadas que abraçaram esta oportunidade e tiveram a coragem de apresentar os seus projetos inovadores. Acredito que todos eles terão um impacto significativo na transformação digital a nível mundial”.

Recorde-se que o primeiro dia de Building The Future ficou marcado, durante o período da tarde, com o testemunho de António Costa e Silva, Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência, que referiu: “a economia digital está a transformar tudo o que é indústria, serviços e comércio, nas plataformas eletrónicas (…). Podemos vir a ter, no futuro, uma espécie de micromultinacionais que competem no mercado global desde que os seus produtos sejam inovadores, atrativos e baseados em valor acrescentado e diferenciado”

Amanhã, o terceiro e último dia do evento será inteiramente sobre Educação, com a curadoria da Fundação José Neves. A manhã irá arrancar com a intervenção de José Vítor Pedroso, Diretor Geral de Educação, seguido por uma série de sessões focadas sobretudo na aprendizagem ao longo da vida com o testemunho, por exemplo, de José Neves (Fundação José Neves), Carlos Oliveira (Fundação José Neves), David Simas (Fundação Obama), Mark East (Microsoft), Kati Tiainen (Microsoft), João Baracho (CDI) e Pedro Cunha (Gulbenkian).

Pirilampo Mágico ilumina Building The Future

Porque o Building The Future também é solidariedade, a edição deste ano apoiará o Pirilampo Mágico. Com o mote “Vamos fazer a diferença juntos?”, o Banco Montepio e a Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI) juntam-se à iniciativa, apelando aos participantes do evento para fazerem, ao longo dos três dias, um donativo, através de uma transferência por MBWay para o número 919 000 621. Os donativos reverterão na totalidade para a FENACERCI, no apoio a pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência.

Mais informações sobre a agenda completa do evento aqui.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: