Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Eaton divulga cinco tendências no sector da construção em 2022

Eaton divulga cinco tendências no sector da construção em 2022
Share it:
Poucas áreas de negócio foram tão afetadas pela pandemia de uma forma tão profunda como a da construção. 
Eaton divulga cinco tendências no sector da construção em 2022
As mudanças nos padrões de vida profissional até às mudanças das atividade de retalho levam à necessidade de mudanças nos edifícios, que levarão anos a estarem completamente refletidas, de acordo com a análise da Eaton, multinacional especialista em gestão de energia. No entanto, isto representa uma oportunidade para o sector fazer mudanças reais, proporcionando um ambiente construído adequado para o futuro, defende a especialista.

Nesta perspectiva, Jose Antonio Afonso, C&I Buildings Segment Manager da Eaton Iberia antecipa cinco tendências fundamentais a ter em conta neste ano:

1: Os edifícios antigos encontrarão uma nova vida

As medidas de saúde pública mais recentes, transformaram casas em escritórios e deixaram os edifícios de escritórios vazios. Adicionalmente, a mudança do retalho para centros comerciais online criou um crescimento dos centros de distribuição. A forma como utilizamos os edifícios mudou definitivamente: o atendimento de escritórios não voltará aos níveis anteriores à Covid, os avanços no trabalho remoto e híbrido não serão retrocedidos, e o retalho físico nunca recuperará totalmente o terreno que perdeu para o comércio eletrónico.

Em suma, enfrentamos um ambiente onde alguns tipos de propriedades, tais como edifícios de escritórios, são superabundantes, enquanto que a pressão aumenta para mais casas e edifícios logísticos. Devemos, portanto, esperar ver as empresas a fazer verdadeiros esforços para enfrentar os desafios da reconstrução de edifícios: embora existam obstáculos significativos para projetos de mudança de utilização, existe também uma oportunidade significativa para satisfazer as nossas necessidades imobiliárias em mudança.

2: O poder estará no centro do repensar da utilização dos edifícios

As mudanças que vimos na forma como os edifícios são utilizados nos últimos dois anos vieram numa altura em que já esperávamos mudanças significativas num futuro próximo. Uma ação climática urgente exige melhores abordagens à eficiência dos edifícios, em termos de concepção e reabilitação de edifícios para reduzir o consumo de energia, mas também em termos de mudanças na potência que um edifício precisa de fornecer.

E, mais obviamente, a adoção crescente de VE acrescentará uma utilização significativa de eletricidade. Da mesma forma, os sistemas de arrefecimento e aquecimento eletrificados oferecem ganhos de eficiência significativos, mas introduzem uma procura ainda maior de energia elétrica. Contudo, os argumentos económicos cada vez mais persuasivos a favor das energias renováveis de pequena escala verão as instalações solares nos telhados tornar-se comuns - levando a que os edifícios se tornem consumidores e produtores de eletricidade mais complexos.

A forma como os edifícios interagem com as infraestruturas energéticas tem sido uma consideração vital e podemos esperar que os processos básicos da indústria, tais como concursos para contratos e normas de construção, se tornem cada vez mais eloquentes sobre as questões de energia.

3: A digitalização tornar-se-á um facilitador essencial

Para que grandes mudanças, na forma como os edifícios interagem com a infraestrutura elétrica, sejam viáveis, não podemos confiar em tecnologias e abordagens tradicionais.A resposta será recorrer a uma abordagem Buldings as a Grid, em que a micro-rede de um edifício individual se torna mais capaz e flexível através da tecnologia digital. As capacidades de monitorização remota oferecerão uma visão muito mais granular e em tempo real sobre como e onde a energia está a ser utilizada ajudando na sua gestão. Sistemas de energia mais inteligentes nos edifícios serão igualmente capazes de reagir às condições da rede, por exemplo, carregando EVs em momentos de menor procura. E, à medida que o sistema global de energia continua a transformar-se, os sistemas digitais oferecerão a tão necessária flexibilidade e adaptabilidade na utilização de energia.

Tudo isto equivale a uma estrutura diferente de relação entre edifícios e infraestruturas, que é mais inteligente, mais reativa, e construída para a transmissão bidirecional.

4: A segurança nos edifícios será redefinida

A segurança dos edifícios tem sido uma questão central dos últimos dois anos, uma vez que as autoridades de saúde pública têm corrido para compreender a dinâmica da transmissão viral, o impacto de intervenções como a ventilação, e o equilíbrio adequado para atingir a manutenção adequada entre manter as pessoas seguras e manter a vida em movimento.

Embora estas questões continuem a influenciar a forma como os edifícios são desenvolvidos, não são a única questão de segurança a que o sector precisa de estar atento. Mudar a forma como os edifícios são utilizados, por exemplo, terá um efeito muito fundamental na forma como o risco foi avaliado neles. Um contexto residencial tem necessidades muito diferentes de segurança contra incêndios para um ambiente de escritório - e estes fatores de risco serão também influenciados pelo aumento da procura elétrica, que vem com abordagens eletrificadas ao aquecimento e ao transporte.

A par disto, haverá uma necessidade crescente de identificar o perfil de risco de cibersegurança dos edifícios, à medida que os sistemas inteligentes passam a ocupar pontos vitais de falha na estrutura de um edifício, tais como caixas de fusíveis e equipamento HVAC. Estes precisam de ser vistos como parte de um sistema global complexo e coeso, e isso conduzirá a novos standards de segurança dos edifícios.

5: Os laços entre edifícios e outros sectores irão aprofundar-se

As mudanças que se aproximam para o sector dos edifícios chegarão no contexto de um ambiente regulador matizado e mutável, considerações complexas em torno do clima e das emissões, pressão pública para satisfazer necessidades em mudança, limitações financeiras difíceis à medida que a economia global se recupera, e a necessidade de envolver um conjunto mais vasto de partes interessadas que enfrentam os seus próprios desafios de transformação.A visão em grande escala é necessária. Para edifícios, isso significará mais comunicação com operadores de redes de energia, mais colaboração com fornecedores sobre digitalização, e mais trabalho com legisladores e reguladores para definir a direção certa para o ambiente construído.

A descarbonização pode ser alcançada através de uma rede mais resiliente, de uma geração descentralizada, e utilização inteligente de energia flexível, a par com o fornecimento. Esta é uma área chave de transformação - e a mudança na utilização dos edifícios oferece uma oportunidade vital para iniciar esse processo.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: