Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.
hbo

10 de Junho - Conteúdos Portugueses na HBO Max

10 de Junho - Conteúdos Portugueses na HBO Max
Share it:
No dia de Portugal, 10 de junho, sugerimos vários conteúdos nacionais, desde policiais, a aventuras históricas ou baseados em factos reais, que estão disponíveis no catálogo da HBO Max.
10 de Junho - Conteúdos Portugueses na HBO Max
DOCE

Uma série baseada em factos reais, que acompanha todo o percurso da banda, desde o seu aparecimento em 1979, até ao fim da formação inicial. Abrindo caminho não só no meio musical, as Doce quebraram barreiras e preconceitos na sociedade tradicional portuguesa, sobrevivendo a todas as críticas e deixando a sua marca numa geração e num país. Ana Marta Ferreira, Bárbara Branco, Carolina Carvalho e Lia Carvalho são as protagonistas da série, dando vida às Doce, uma das primeiras girls band da Europa.

O ATENTADO

Uma série portuguesa baseada em factos reais, da autoria de Francisco Moita Flores. Verão de 1937. O Estado Novo atingiu o apogeu e Salazar governa em Ditadura. Agostinho Lourenço, chefe máximo da Polícia de Vigilância e Defesa do Estado, construiu a principal arma para perpetuar o poder do Ditador. A continuada repressão levou à criação do campo do Tarrafal, em Cabo Verde, onde estão exilados os principais dirigentes da oposição. É neste contexto que é desferido um portentoso ataque à bomba contra Salazar. Mas um erro de cálculo, na colocação da bomba, frustrou o atentado contra o presidente do Conselho. A explosão foi violenta, mas não chegou, sequer, a feri-lo. As coisas não correram bem, o que despoletou uma caça ao homem. Mas afinal quem foram os responsáveis?

3 MULHERES

Partindo das biografias e da intervenção cultural e cívica da poetisa Natália Correia, da editora Snu Abecassis e da jornalista Vera Lagoa (pseudónimo de Maria Armanda Falcão), esta série de ficção, emitida pela RTP, recorda os últimos anos do Estado Novo - 1961 e 1973 - do início da Guerra Colonial à véspera da Revolução de Abril. A ação e os percursos cruzados destas mulheres, que fizeram história e contribuíram para a emancipação e mudança da História do nosso país, são um exemplo de coragem e compromisso com os tempos futuros. Baseada em eventos reais da vida de 3 mulheres, esta série é protagonizada por Maria João Bastos, Soraia Chaves e Victoria Guerra.

ODISSEIA

É uma história contada em duas narrativas que se cruzam. Na primeira narrativa, temos Bruno Nogueira e Gonçalo Waddington (interpretando-se a si mesmos), dois amigos que partem numa viagem por Portugal em autocaravana. Ambos sentem necessidade de se afastarem das suas vidas profissionais e familiares e de pensarem numa solução para os seus dramas pessoais. Na segunda narrativa, contada como um making of ficcionado, existem os argumentistas da própria série Odisseia: Bruno Nogueira, Gonçalo Waddington e um terceiro elemento, Tiago Guedes, o realizador. Os três autores decidem o destino dos nossos heróis e da própria história enquanto vai sendo escrita, interferindo directamente na viagem dos dois amigos, escolhendo os actores que devem aparecer na história, como Nuno Lopes, Rita Blanco, Manuel João Vieira ou o cantor Camané, mudando os desejos e motivações dos protagonistas, brincando deste modo com as suas vidas.

VITALINA VARELA

Vitalina Varela, 55 anos, cabo-verdiana, chega a Portugal três dias depois do funeral do marido. Há mais de 25 anos que Vitalina esperava pelo seu bilhete de avião. É este o ponto de partida para a nona longa-metragem de Pedro Costa, que recebeu o Leopardo de Ouro, prémio máximo do Festival de Locarno de 2019, depois de ter sido um dos filmes com mais impacto junto do público e crítica no importante festival. Vitalina é real e é actriz - é uma mulher que veio de Cabo Verde para as Fontaínhas e que, enquanto sujeito e personagem, transita de "Cavalo Dinheiro" (2014) para comandar os fantasmas e as sombras que preenchem o filme do cineasta português. "Vitalina Varela" é protagonizado por Vitalina Varela, Ventura, Manuel Tavares Almeida, Francisco Brito, Imídio Monteiro e Marina Alves Domingues.

EQUADOR

Com um elenco nacional de luxo é uma série de 30 episódios baseada na obra homónima de Miguel Sousa Tavares. A história de "Equador" inicia-se na politicamente conturbada Lisboa, de finais de 1905. No plano interno, nunca foram tão ferozes os ataques à monarquia e ao rei D. Carlos (João Ricardo), enquanto, a nível internacional, as possessões ultramarinas portuguesas constituem um alvo preferencial da cobiça das potências europeias, especialmente da Inglaterra, disposta a ir mais longe para atingir os seus objectivos. É neste ambiente explosivo que vamos encontrar Luís Bernardo Valença (Filipe Duarte), um jovem empresário lisboeta, no início do século XX. Dotado de visão estratégica, facilmente se apercebe que as potências estrangeiras tentam, sob a capa de um "humanismo hipócrita", eliminar a concorrência dos produtores portugueses de cacau, alegando o uso ilegal do trabalho escravo e incentivando o boicote à compra do cacau de São Tomé. Mas a realidade não é diferente da dos outros países colonizadores.

A HERDADE

Um retrato da vida histórica, política, social e financeira de Portugal, dos anos 40, que percorreu a Revolução do 25 de Abril, até os dias de hoje, protagonizada por Albano Jerónimo, Sandra Faleiro, Miguel Borges, Ana Bustorff e Vitória Guerra. A "Herdade" acompanha a saga de uma família proprietária de um dos maiores latifúndios da Europa, na margem sul do rio Tejo e convida-nos a mergulhar profundamente nos segredos da sua Herdade. Um retrato da vida histórica, política, social e financeira de Portugal, dos anos 40, atravessando a Revolução do 25 de Abril até aos dias de hoje.

TERRA NOVA

O Terra Nova está pronto para iniciar a sua viagem para mais uma campanha nos bancos da Terra Nova. Pelo caminho de enfrentar as tempestades, a revolta da tripulação e lidar com o melhor e o pior da humanidade quando posta à prova em circunstâncias extremas. Para famílias em terra firme, permaneça como dos pescadores embarcados, tentando sobreviver a todas as adversidades da vida e da sociedade portuguesa na década de 1930. Filmada em Portugal e no Mar do Norte, "Terra Nostra" traz-nos um retrato social de uma época onde muitas famílias dependem da vida no mar para o seu sustento, enquanto lutavam pela sobrevivência.

JACINTA

O filme português de Jorge Paixão da Costa, baseado na vida de Jacinta Marto e dos três pastorinhos, é um filme de época que retrata a incrível história de Jacinta, a mais nova Vidente das aparições de Fátima. Nesta produção única, a dimensão teológica do fenômeno das aparições é ultrapassada pela dimensão humana de uma produção tocada pelo transcendente. O visitante está a descobrir numa fantástica viagem em Portugal no início do século XX, testemunhando a forma como a pequena Jacinta vai tocando todos os que estão no início do século. Escrito por Manuel Arouca e realizado por Jorge Paixão da Costa, conta com um elenco composto por Matilde Serrão no papel de “Jacinta”, Dalila Carmo, Paula Lobo Antunes, António Pedro Cerdeira, Rita Salema, Almeno Gonçalves, Pedro Lamares, Renata Belo e Henrique Mello, entre outros atores.

O EGO DE EGAS

Este filme de José Carlos Santos, com argumento de Filipa Martins baseado na biografia de Egas Moniz, o único Nobel da Medicina português, e protagonizado por João Lagarto, Ana Nave, João Jesus, Virgílio Castelo e Guilherme Filipe, conta a história de vida do médico Egas Moniz. Já passava dos 50 anos, quando o médico Egas Moniz, conceituado professor no Hospital de Santa Marta em Lisboa e responsável pelo departamento de neurologia, começa as suas investigações científicas na área do diagnóstico de doenças neurológicas. Em causa, estava o desafio de obter através de raio-x um mapeamento completo das artérias do cérebro e, assim, detetar a localização de tumores. Portugal não tinha tradição de investigação científica e os seus pares olhavam com desconfiança todos aqueles que se aventuravam nos campos da pesquisa. Egas teve, assim, de enfrentar o descrédito e a oposição de superiores e colegas.
Share it:

hbo

Post A Comment:

0 comments: