Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

A Chalmers University of Technology Escolhe a Lenovo e a NVIDIA Technology para o Supercomputador Nacional Sueco

A Chalmers University of Technology Escolhe a Lenovo e a NVIDIA Technology para o Supercomputador Nacional Sueco
Share it:
Utilizando o recurso nacional de computador Alvis, a universidade desenvolve investigações inovadoras utilizando IA e Machine Learning com a Lenovo e a NVIDIA
A Chalmers University of Technology Escolhe a Lenovo e a NVIDIA Technology para o Supercomputador Nacional Sueco
A Lenovo anunciou que a Chalmers University of Technology está a utilizar a infraestrutura tecnológica da Lenovo e da NVIDIA para alimentar o seu recurso informático em larga escala, a Alvis. O projeto tem desenvolvido a entrega e implementação de um clustered computing system para Inteligência Artificial (IA) e investigação de Machine Learning (ML) , naquele que é o maior cluster HPC (High Performance Computing) da Lenovo para IA e ML na região da Europa, Médio Oriente e África.

Alvis (expressão nórdica que significa "all-wise") é um recurso nacional de supercomputador dentro da Infraestrutura nacional sueca de computação (SNIC). Começou inicialmente em 2020 e desde então desenvolveu-se para manter uma capacidade que resolve tarefas de investigação maiores e numa escala mais ampla. Financiado pela Fundação Knut e Alice Wallenberg, o sistema informático é fornecido pela Lenovo e localizado na Chalmers University of Technology, em Gotemburgo, onde se situa a maior iniciativa de investigação da UE, a Graphene Flagship.

O projeto colaborativo permite que qualquer investigador sueco que necessite de melhorar os seus cálculos e modelos matemáticos tire partido dos serviços da Alvis através do sistema de aplicação da SNIC, independentemente da área da investigação. Tal ajuda os investigadores que já utilizam machine learning a analisar problemas complexos, assim como aqueles que investigam o uso de machine learning a resolver problemas dentro do seu respetivo campo, com o potencial de levar a investigações académicas inovadoras em áreas como a computação quantum e a pesquisa baseada em dados para a saúde e ciência.

"O projeto Alvis é um excelente exemplo do papel da supercomputação para ajudar a resolver os maiores desafios da humanidade, e é com entusiasmo que a Lenovo foi selecionada como parte do mesmo", disse Noam Rosen, Diretor da EMEA, HPC & AI na Lenovo Infrastructure Solutions Group. "Apoiada pela tecnologia de desempenho líder da Lenovo, a Alvis alimentará a sua investigação e utilizará a aprendizagem automática em diversas áreas com grande impacto no desenvolvimento social, incluindo a investigação ambiental e o desenvolvimento de produtos farmacêuticos. Este recurso computacional é verdadeiramente único, construído na premissa de arquiteturas para diferentes cargas de trabalho de IA e machine learning, tendo a sustentabilidade em mente, ajudando a poupar energia e a reduzir as emissões de carbono utilizando a nossa pioneira tecnologia de arrefecimento water-cooling."

"O primeiro recurso-piloto para a Alvis já foi utilizado por mais de 150 projetos de investigação em universidades suecas. Ao torná-lo muito mais abrangente e abrindo os Sistemas Alvis a todos os investigadores suecos, a Chalmers e a Lenovo estão a desempenhar um papel importante no fornecimento de um ecossistema nacional de HPC para futuras investigações", disse Sverker Holmgren, Diretor da Chalmers e-Infrastructure Commons, que acolhe o sistema Alvis.

Energia de infraestruturas de IA que poupam energia

A Chalmers optou por implementar um cluster escalável com uma variedade de servidores Lenovo ThinkSystem para entregar a mistura certa de GPUs NVIDIA aos seus utilizadores de uma forma que priorize a poupança de energia e o equilíbrio da carga de trabalho. Isto inclui o Lenovo ThinkSystem SD650-N V2 para fornecer a potência de GPUs NVIDIA A100 Tensor Core, e o Certificado pela NVIDIA ThinkSystem SR670 V2 para GPUs NVIDIA A40 e T4.

"O trabalho que estamos a fazer com a Universidade de Chalmers e o seu supercomputador nacional Alvis vai dar aos investigadores o poder que precisam para simular e prever o nosso mundo", disse Rod Evans, diretor de computação de alto desempenho da EMEA na NVIDIA. "Juntos, estamos a criar ferramentas para a comunidade científica de forma a resolver os maiores desafios supercomputação do mundo – desde a previsão da meteorologia até à criação de novos medicamentos."

O NVIDIA Quantum 200 Gb/s InfiniBand traz um sistema de baixa latência, numa rede de alta taxa de transferência de dados e mecanismos inteligentes de aceleração de computação. Com estes recursos de infraestrutura de alta velocidade, os utilizadores têm quase 1000 GPUs, principalmente NVIDIA A100 Tensor Core, incluindo mais de 260000 núcleos de processamento e mais de 800 TFLOPS de poder computacional para acelerar o tempo de resposta nas suas pesquisas.

Adicionalmente, a Alvis aproveita as tecnologias de arrefecimento líquido NeptuneTM da Lenovo para fornecer uma eficiência computacional sem precedentes. Inicialmente, foi proposto um arrefecimento total do ar para o projeto, mas a Chalmers optou por implantar, em ve disso, as capacidades de arrefecimento o sistema de arrefecimento de água Neptune da Lenovo para reduzir os custos operacionais a longo prazo e resultar num sistema de infraestruturas de IA "mais verde". Como resultado, a universidade antecipa que haverá poupanças energéticas significativas graças à eficiência através do arrefecimento da água.

A solução HPC está em produção desde fevereiro de 2022 e estará totalmente operacional até ao verão de 2022.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: