Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Bosch disponibiliza 250 milhões de euros para startups

Bosch disponibiliza 250 milhões de euros para startups
Share it:
Capital de risco garante o progresso tecnológico
  • Quinto fundo criado com 250 milhões de euros
  • Subsidiária de capital de risco RBVC abrirá segundo escritório nos Estados Unidos
  • Stefan Hartung: “Os nossos investimentos em startups promovem o progresso tecnológico nos negócios e na sociedade.”
  • Ingo Ramesohl: “Das 2.000 startups que avaliamos a cada ano, apenas cerca de cem chegam à lista final.”
Apesar do ambiente de negócios desafiante, o Grupo Bosch está a aumentar o financiamento de capital de risco para o atual ano comercial: a sua subsidiária Robert Bosch Venture Capital GmbH (RBVC) está a criar um novo fundo para start-ups, cujo volume é de 250 milhões de euros. Como fornecedora de capital de risco, a Bosch apoia startups em todo o mundo cujas tecnologias têm o potencial de melhorar a qualidade de vida e conservar os recursos naturais. “Os nossos investimentos em startups promovem o progresso tecnológico nos negócios e na sociedade”, afirma Dr. Stefan Hartung, presidente do conselho de administração da Robert Bosch GmbH. “E nós também beneficiamos dessa colaboração, pois soluções para tarefas cada vez mais complexas podem ser encontradas com mais rapidez e eficiência em parceria com outros.” Como líder em inovação, a Bosch está na vanguarda dos esforços para trazer tecnologia neutra para o clima, mobilidade sustentável e conectividade, e é por isso que os investimentos da RBVC também se concentram em áreas como eficiência energética e eletrificação do motor de força. A Bosch anunciou recentemente que investirá milhões em tecnologia neutra para o clima, incluindo tecnologias de hidrogénio e na transformação digital dos seus negócios.

Expansão global: RBVC abrirá novo escritório nos EUA

A RBVC, um dos maiores investidores corporativos da Europa, é especializada em startups de tecnologia inovadoras. O seu portfólio inclui mais de 50 empresas, principalmente ativas em inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), semicondutores e computação quântica.

A RBVC investe até 25 milhões de euros em jovens startups individuais, além de lhes disponibilizar o know-how e os contatos que o Grupo Bosch possui enquanto fornecedor líder de tecnologia e serviços. Como parte da sua estratégia de localização, a RBVC está a expandir continuamente as suas atividades de investimento em todo o mundo: na China, a subsidiária estabeleceu com sucesso uma plataforma de investimento com a Boyuan Capital através da qual outras empresas podem também investir capital de risco em fundos. Através das suas próprias localizações e pessoas de contato para o mercado de startups, a RBVC mantém presença em locais fulcrais para a tecnologia em todo o mundo, como China, Alemanha, Israel e EUA. Costa atlântica, em Boston. “Como investidor global, fazemos parte do mundo das startups, procurando a próxima inovação disruptiva que transformará os mercados”, diz Dr. Ingo Ramesohl, diretor administrativo da Robert Bosch Venture Capital GmbH. “Este segundo escritório nos EUA garantirá que sejamos ainda melhores em sentir o pulso das startups de tecnologia.”

Programa “Open Bosch”: explorar as tendências tecnológicas num estágio inicial

A cada ano, especialistas da RBVC analisam mais de 2.000 startups, mas apenas cerca de uma centena chega à restrita lista final. A RBVC pretende também usar a nova ronda de financiamento para encontrar respostas tecnológicas para mudanças nas circunstâncias geopolíticas e de política de negócios. “Dois anos de pandemia de Covid-19 e a tensão geopolítica em curso deixaram a sua marca em todos os lugares, como é mostrado pela escassez de chips e pelas interrupções nas cadeias de valor globais”, refere Ramesohl. “É por isso que também queremos identificar tendências tecnológicas que possam proporcionar alívio em tais situações.” A cada ano, a RBVC investe em seis a dez empresas cuidadosamente selecionadas. Além do capital, é também disponibilizado know-how e suporte operacional. Como destaca a Ramesohl, a RBVC procura uma cultura aberta de inovação com o seu programa Open Bosch, estabelecendo vínculos entre startups e unidades operacionais da Bosch num estágio inicial. Isso dá às startups a oportunidade de se tornarem fornecedores, clientes ou parceiros de tecnologia da Bosch. A Bosch, por sua vez, recebe acesso antecipado às tecnologias mais recentes e pode incorporá-las nas suas próprias inovações. A Bosch já tem várias centenas de parcerias com startups – só em 2021, o número de atividades deste tipo triplicou.

Investimentos bem-sucedidos garantem o progresso tecnológico

Quando um investimento chega ao fim, a RBVC pode também optar por ajudar uma startup a abrir o capital. Nesse aspeto, é semelhante aos fundos institucionais de capital de risco. Uma história de sucesso recente foi a IPO da Xometry, a operadora de um mercado assistido por IA para fabricação sob encomenda. Outro sucesso foi a IonQ, a primeira empresa de computação quântica a ser listada publicamente. Desde 2021, o portfólio da RBVC inclui também a Variantyx. Esta startup usa testes genéticos assistidos por IA no diagnóstico de cancro e trabalha com o Hospital Robert Bosch neste campo.

Para apoiar a mudança para a eletromobilidade, a RBVC também investiu na startup BASiC Semiconductor, que fabrica eletrónicos de potência de carboneto de silício. Destaque ainda para o investimento na Motive, a startup anteriormente conhecida como Keep Trucking,que opera um sistema de gestão de frota nos EUA que reduz os custos de transporte e o consumo de combustível.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: