Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

AWS assina acordo com Politécnicos / Formação

AWS assina acordo com Politécnicos / Formação
Share it:
CCISP e Amazon Web Services assinam um acordo de colaboração para promover a formação de competências digitais e a modernização dos Politécnicos

Protocolo com Amazon Web Services centra-se nas necessidades e talentos da próxima geração dos cerca 130.000 estudantes inscritos em 25 instituições públicas de ensino superior
A presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos Superiores (CCISP), Prof.ª Maria José Fernandes, e a Gerente do Sector Público da Amazon Web Services (AWS) para o Sul da Europa, Raffaele Resta, assinaram um acordo para promover a colaboração entre ambas as entidades nas áreas de desenvolvimento de competências digitais e inovação tecnológica.

O protocolo centra-se no desenvolvimento de iniciativas destinadas a potenciar o talento digital e as competências digitais, com um foco especial na tecnologia cloud, e está dimensionado para atender à modernização e necessidades tecnológicas da próxima geração dos cerca de 130 000 estudantes inscritos nas 25 instituições públicas de ensino superior filiadas no CCISP.

Após a assinatura do acordo, a Prof.ª Maria José Fernandes declarou-se "muito satisfeita com a assinatura desta parceria, porque permitirá democratizar a aprendizagem de um conjunto de tecnologias cada vez mais relevantes numa economia digital”. A presidente do CCISP realçou, igualmente, o importante contributo dos Politécnicos na transformação digital do país e referiu que esta iniciativa era “mais um marco no trabalho que os Politécnicos se encontram a desenvolver no campo da digitalização e da capacitação digital dos Portugueses, tendo em vista dar resposta às novas necessidades das sociedades modernas da era digital”. Confirma-se, assim, o papel dos politécnicos enquanto “forças motrizes do desenvolvimento e promotoras da coesão dos territórios onde estão inseridos”, pelo que “todos os passos relevantes que sejam dados nesse sentido permitirão aos estudantes – futuros profissionais – sintonizar-se com as reais necessidades e desafios das empresas, no terreno, tornando assim os territórios mais competitivos”.

"Estamos entusiasmados por colaborar com a CCISP e trabalhar em estreita colaboração com os Politécnicos para desenvolver a próxima geração de profissionais em Portugal, equipando os estudantes com competências em cloud a pedido e preparando-os para carreiras tecnológicas", disse Raffaele Resta, Gerente do Sector Público, Sul da Europa na AWS. "Os Politécnicos portugueses podem desbloquear o potencial das pessoas, fornecendo formação e recursos de tecnologia cloud para estudantes, funcionários e investigadores. A modernização da sua infraestrutura de TI ajudará também estas instituições a inovar mais rapidamente, aumentar a agilidade e reduzir os custos para abraçar a mudança digital para a melhoria da educação".

O acordo de colaboração está centrado em três pilares. Primeiro, AWS e as instituições filiadas no CCISP oferecerão recursos educativos para estudantes e professores para promover competências digitais através dos programas AWS Academy e AWS Educate. Através do programa AWS Academy, a AWS oferecerá formação online a professores do subsistema politécnico público com o objetivo de incorporar formação em cloud no currículo dos ciclos de estudos ministrados pelas instituições, e de modo a preparar os estudantes para certificações AWS de elevada exigência, melhorando a sua empregabilidade. AWS Educate oferece aos estudantes centenas de horas de formação e recursos para alunos recém-chegados à escola.

Em segundo lugar, a AWS irá apoiar os membros do CCISP no reforço e modernização dos seus sistemas de TI através da tecnologia de computação em cloud. A AWS irá oferecer aos membros do CCISP melhores práticas nas áreas de desenvolvimento, segurança, privacidade e modernização, bem como formação ao pessoal de TI e apoio técnico na sua transição para a cloud.

Em terceiro lugar, esta colaboração irá promover o trabalho de investigação de cientistas e investigadores que realizam o seu trabalho nas instituições de ensino superior membros do CCISP. Embora a investigação seja frequentemente uma atividade de computação intensiva, a maioria dos investigadores não são especialistas em TI. A AWS irá proporcionar-lhes o acesso ao Programa AWS Research Cloud, que ajuda os investigadores a concentrarem-se na ciência, não na tecnologia, e permite uma fácil utilização dos serviços AWS. A AWS oferecerá também formação a esta comunidade e créditos AWS Cloud para criar provas de conceitos e avaliar o uso da cloud para cargas de trabalho de investigação.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: