Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

5 PRÓS E CONTRAS DO RECRUTAMENTO ESPECIALIZADO

5 PRÓS E CONTRAS DO RECRUTAMENTO ESPECIALIZADO
Share it:

 5 PRÓS E CONTRAS DO RECRUTAMENTO ESPECIALIZADO


Encontrar o talento certo para determinada posição é o grande desafio de um processo de recrutamento, que assume ainda maior relevância num processo para uma contratação permanente. A penalização que advém deste ponto, será o impacto do sucesso da empresa a longo prazo. Há que ter em conta a natureza do negócio e avaliar cuidadosamente se este tipo de recrutamento é o mais indicado para as necessidades reais da empresa. A ADECCO PORTUGAL enumera os principais prós e contras da contratação permanente.

 

 5 vantagens do recrutamento especializado


1. Longevidade

Se quer apostar em colaboradores que possam construir o seu percurso profissional dentro da empresa, eventualmente assumir cargos de liderança e serem uma peça-chave no crescimento da mesma, então deve apostar no recrutamento especializado/ permanente. Ter alguém que adquira conhecimentos sobre o mercado em que está inserido, a empresa e ajude a alavancar a visão de negócio, sem dúvida que poderá ser a longo prazo uma mais-valia.


     2. Maior retorno de investimento na formação

Investir na formação e requalificação de colaboradores permanentes é essencial pois irá trazer maior retorno para a sua organização. Quando as empresas investem no desenvolvimento profissional dos seus colaboradores, automaticamente sentem-se mais valorizados, o que contribuirá para uma maior satisfação e envolvimento com a organização.


   3. Fidelidade

Se o seu objetivo for contratar a longo prazo, contrate pessoas que partilhem da mesma visão e valores que fazem parte da cultura da sua empresa. Ao sentirem-se integrados e apoiados, os colaboradores irão construir um work environment leal ao negócio e à marca que representam, tornando-se os melhores embaixadores da mesma.


    4. Candidatos altamente qualificados

Ao escolher o recrutamento para o seu headcount, significa que terá acesso a uma seleção de candidatos com um calibre mais elevado. Contudo, com a procura desenfreada pelo talento, os candidatos com maiores qualificações já estão empregados e têm um enorme poder de negociação, principalmente em mercados de quase pleno emprego. De forma a atrair candidatos qualificados a mudarem de emprego, estes necessitarão de saber que existe segurança na mudança. O recrutamento direto dar-lhe-á vantagem num mercado extremamente competitivo e com escassez de talento.


    5. De temporário a integração permanente

A opção de trabalho temporário, ao invés de um recrutamento direto, é uma excelente oportunidade quando se pretende ter um período experimental antes de o recrutador decidir se o candidato é a melhor escolha para a empresa. Oferece igualmente a oportunidade ao candidato de decidir se o cargo é o mais adequado para si próprio. Contratos a longo prazo oferecem segurança e são uma mais-valia para atrair candidatos altamente qualificados.


5 desvantagens do recrutamento para o headcount da empresa


1. Despesas e inflexibilidade

Ter colaboradores com contrato com a empresa implica um pagamento salarial nos bons e maus momentos. Para empresas com necessidades sazonais ou temporárias pode ser uma situação difícil de gerir quando o orçamento não é flexível. Se não está confiante que a sua empresa tem recursos financeiros para poder fazer contratações permanentes e fazer face a este custo a longo prazo, a melhor opção poderá ser um recrutamento temporário.


     2. Custos de uma má contratação

Os contratos permanentes têm um período experimental que por vezes pode não ser suficiente para avaliar o candidato. Quando esse período termina torna-se mais difícil rescindir o contrato de trabalho, devido a períodos de pré-aviso, termos e condições e indemnização por despedimento. Se estiver a contratar colaboradores para a sua estrutura é importante um processo de recrutamento minucioso para evitar as hipóteses de uma má contratação. Se tem dúvidas sobre a capacidade de a sua empresa o fazer sozinha, opte por contratar uma empresa de recrutamento e seleção para reduzir as hipóteses de ter candidatos inadequados. E caso um colaborador desista (dentro de um prazo estipulado em contrato pela empresa de recrutamento), pode recomeçar a procura com custos mais reduzidos, ou mesmo sem custos.


    3. Obrigações legais

Os colaboradores permanentes acarretam custos acima e além do salário base. Em Portugal, a regulamentação das leis trabalhistas é feita pela Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), e por outras leis complementares, de acordo com o Código de Trabalho em vigor. As empresas que contratam diretamente colaboradores terão que ser diligentes para cumprirem com os requisitos laborais, que envolvem profundo conhecimento da lei.

Caso tenham os seus departamentos de recursos humanos muito sobrecarregados, ou se o empregador não estiver a par das leis laborais, pode ser uma alternativa recorrer a uma empresa de recrutamento que garante o rigor do processo de contratação.


    4. Rotatividade tem um grande impacto

Não é fácil substituir um colaborador após 5, 10, ou mesmo 20 anos de contrato laboral: são essenciais na equipa e toda a sua experiência será perdida. A rotatividade dos colaboradores pode ser mais prejudicial para o seu negócio do que a rotatividade temporária, por isso é mandatório investir numa estratégia sólida de retenção de talento.


    5. Processo de recrutamento mais extenso

Ao contrário do recrutamento temporário, o recrutamento para contratações diretas implica múltiplas rondas de entrevistas, avaliações e verificação de referências que consomem tempo e recursos. Mais do que nunca é importante avaliar todos os pequenos detalhes para que quem está a recrutar faça a seleção acertada, que esteja alinhada com os valores e missão da organização. 

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: