Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Três coisas que precisa de saber sobre segurança nas compras online

Três coisas que precisa de saber sobre segurança nas compras online
Share it:

 Três coisas que precisa de saber sobre segurança nas compras online


A Internet tornou-se uma das opções preferidas para fazer compras e, como resultado, espera-se que no próximo mês e meio, entre Black Friday, Ciber Monday e Natal,  o comércio eletrónico atinja um dos seus picos anuais. 

A crescente adoção do comércio eletrónico é associada a flexibilidade, acessibilidade e rapidez, mas também a uma grande preocupação ao nível da segurança. Nos últimos cinco anos o investimento na prevenção da fraude e na cibersegurança  ultrapassou os 9.000 milhões de dólares, indica fonte da Visa.

Mas além destes números, é importante clarificar quais são os procedimentos que garantem a segurança de cada uma das compras efetuadas online.

1. Inteligência Artificial, um grande aliado

A aposta na tecnologia mais avançada como um recurso chave para assegurar a proteção de qualquer movimento com cartões de crédito ou de débito, especificamente, através de sistemas de deteção antifraude, evita a ocorrência de ações fraudulentas. Através de ferramentas de Inteligência Artificial, rastreiam-se pagamentos que podem parecer suspeitos em tempo real e atua-se sobre os mesmos.

2. Os tokens: pagar com segurança e facilidade

A tokenização codifica (através da encriptação) as informações pessoais do utilizador e protege-o quando faz compras online. Uma das principais vantagens da tokenização, de acordo com a Visa, é que, por exemplo, se tiver um cartão associado ao seu pagamento para serviços de subscrição como Netflix ou Spotify, quando o cartão expirar e receber um novo, ou se o perder e o banco lhe emitir outro, este token é automaticamente renovado e atualizado em todas as plataformas onde tinha um cartão associado ao seu pagamento. Por outras palavras, não terá de pensar ou lembrar-se em que plataformas introduziu os dados do seu cartão para os atualizar.

3. Impressões digitais ou reconhecimento facial, autênticos códigos de segurança 

O que é a biometria? É muito provável que uma grande parte da população não saiba a resposta a esta pergunta. Identificar o utilizador instantaneamente, pagar com o telemóvel sem ter de introduzir um código de segurança, recorrendo apenas à impressão digital ou detetando a  face, é disto que se trata a biometria, um conjunto de sistemas que funcionam como um fio comum para facilitar as compras sem renunciar aos filtros de segurança.

A biometria tornou-se uma ferramenta indispensável após a entrada em vigor da diretiva PSD2 Strong Customer Authentication, também conhecida como SCA. A adição de várias camadas de segurança e reconhecimento do utilizador do cartão, tornou as compras online cada vez mais fáceis e seguras.

Em cada uma das suas transações online existe uma série de mecanismos que  permitem fazer as suas compras, não só de forma fácil e rápida, mas também com a total segurança.


Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: