Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Abaco Consulting impulsiona competitividade da Raporal

Abaco Consulting impulsiona competitividade da Raporal
Share it:
Raporal inicia o seu processo de transformação digital, através da solução SAP S/4 HANA, implementada pela Abaco Consulting
Abaco Consulting impulsiona competitividade da Raporal
A Abaco Consulting, empresa de referência na implementação e manutenção de sistemas de informação SAP, foi escolhida pela Raporal para a implementação de um sistema de Gestão integrado, neste caso ERP SAP S/4HANA, o qual engloba as vertentes de Logística (em todas as componentes desde a compra até à venda, passando pela produção e Qualidade), Contabilidade, Financeira e Recursos Humanos.

A Raporal é uma empresa do setor Agroalimentar, que tem na sua génese a Fábrica de Alimentos Compostos para Animais e que ao longo da sua evolução tem diversificado as suas áreas de negócio, desde a Agricultura, Produção Animal, Abate e Transformação de Carne até à Loja da Carne onde tem o real contacto com o Consumidor Final. Face a esta realidade, a Raporal sentiu a necessidade de ter um sistema integrado que aumentasse a qualidade dos dados e dos processos, de forma a melhorar a eficiência operacional e o rigor do Controlo de Gestão, de acordo com as exigências de rastreabilidade e segurança alimentar.

De acordo com a Eng.ª Cristina de Sousa, Presidente do Conselho de Administração da Raporal, “com o sistema SAP mudámos o paradigma de gestão e alcançámos um novo patamar de controlo e análise dos nossos processos. Esta implementação representa uma evolução tecnológica que nos permite aplicar as melhores práticas de Marketing, Gestão, Controlo e Segurança para o futuro. A Raporal consegue assim responder eficazmente às exigências impostas pelas entidades certificadoras, alcançando ganhos de eficiência e preparando-se para o crescimento em novos mercados, designadamente, no mercado internacional”.

Desta forma, a escolha recaiu sobre o SAP S/4 HANA que foi implementado, pela Abaco Consulting, no qual pretendia englobar as vertentes de logística contabilidade, financeira e recursos humanos. Contudo, fruto de setor em se insere, houve a necessidade ativação de uma Solução SAP Especifica de Indústria, o Catch Wheight Management (CWM), que permite gerir os materiais a peso variável, mantendo duas unidades independentes ao longo de toda a cadeia de abastecimento. O projeto SAP na Raporal contou com uma abordagem à implementação faseada, que iniciou na área de recursos humanos e financeira. Gradualmente, a implementação estendeu-se às áreas de negócio, Rações, Pecuárias (com mais de 40 explorações de suínos e bovinos). Seguiu-se a implementação na unidade STEC, inicialmente na Linha de abate, Desmancha, Congelação e Transformação.

Para João Moreira, CEO da Abaco Consulting, “numa implementação SAP desta dimensão, com esta complexidade, há sempre desafios inerentes à própria implementação, mas a necessidade de mobilização e compatibilização da disponibilidade da equipa do cliente para as atividades do projeto,

com as atividades do dia a dia, esteve sempre no topo das nossas preocupações. Até porque o maior desafio foi o facto de, em plena pandemia, com a equipa da Ábaco em regime 100% remoto e a equipa da Raporal sermos capazes de configurar, desenvolver, demonstrar, formar equipas e operacionalizar as áreas de desmancha, transformação e expedição da unidade STEC, demonstrando que apesar da adversidade, com envolvimento e resiliência dos intervenientes se conseguem os objetivos a que nos propomos”, refere.

Continua afirmando que o facto de “termos equipas multidisciplinares, com grande experiência em implementações SAP no setor da indústria alimentar e com referências em empresas com as mesmas características do grupo Raporal juntamente como conhecimento do setor, foi sem dúvida determinante no momento de interpretar os requisitos que nos foram colocados, de falar a mesma linguagem e de apresentar à Raporal a solução mais adequada para a implementação dos vários processos nas diferentes áreas de negócio.”

A Raporal sempre se preocupou em acompanhar a evolução tecnológica, adotando as melhores práticas no âmbito da modernização dos processos. O processo de transformação digital decorre da estratégia da empresa no sentido de manter uma presença forte no mercado Global. Esta presença obriga a criar fatores competitivos que implicam a utilização de um sistema de informação transversal a toda a empresa.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: