Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Devolo Mesh WiFi 2 - Review - Não vais ter mais problemas de Wifi

Devolo Mesh WiFi 2 - Review - Não vais ter mais problemas de Wifi
Share it:
Problemas com conexão Wifi são muitas vezes comuns devido a diversos fatores. Casas grande, casas com paredes grossas ou simplesmente routers das operadoras com fraca amplitude.
Devolo Mesh WiFi 2 - Review - Não vais ter mais problemas de Wifi
A Lenovo tem diversas soluções para aumentares os sinal da tua rede Wifi e expandi-la. Uma dessas soluções é o Devolo Mesh Wifi 2.

O Mesh WiFi 2 da Devolo usa a tecnologia Powerline para ligar as unidades entre si e criar uma rede super forte e controlada em tua casa.

Vamos então ver a analise detalhada.

Unboxing

Uma caixa muito robusta. Sem problemas no transporte.

Devolo Mesh WiFi 2 - Review - Não vais ter mais problemas de Wifi

A caixa trazia:
  • 3 adaptadores Mesh Wifi 2;
  • Cabo de rede;
  • Manual Utilizador;
  • Folheto técnico;

Devolo Mesh WiFi 2 - Review - Não vais ter mais problemas de Wifi

Design

Os 3 adaptadores ou nós são todos iguais. São todos brancos e têm as seguintes dimensões 152 x 76 x 40mm.

Passam bem despercebidos numa parede.

Nas costas têm a ficha para conectares à tomada de eletricidade.

Devolo Mesh WiFi 2 - Review - Não vais ter mais problemas de Wifi

Por baixo têm duas  entradas RJ 45.

Devolo Mesh WiFi 2 - Review - Não vais ter mais problemas de Wifi

Na frente ficas com uma tomada disponível. Ou seja este aparelho não te ocupa uma ficha pois permite ligares outro aparelho por cima.

Temos ainda 2 botões. O botão Reset e o Botão Wifi.

O Botão Reset serve para reiniciar o dispositivo. O Botão Wifi serve para ligar ou desligar o Wifi e também para configurar o WPS.

Devolo Mesh WiFi 2 - Review - Não vais ter mais problemas de Wifi

Características

Tipologia: Sistema Mesh;
Botões: Wi-Fi On/Off, WPS, Home, Reset;
Indicadores LED: Sim;
Portas LAN: 2;
Normas: Wi-Fi 4/5 (IEEE 802.11 a/b/g/n/ac/k/r/v);
Tecnologia Wi-Fi: 802.11ac;
Taxa de Transmissão: 2,4 GHz até 300 Mbps, 5 GHz até 867 Mbps;

Configuração

A instalação é muito fácil. Conectas um dos adaptadores ao router com o cabo Ethernet e conectas este numa tomada próxima

Para a configuração inicial, é melhor conectar o segundo adaptador ao lado do primeiro, ou ter ambos conectados na mesma tira de alimentação para que eles possam emparelhar com mais facilidade.

No meu caso fiz todo o processo recorrendo à aplicação Devolo Home Network que explica passo por passo o que tens que fazer.

Para o segundo adaptador é ligar numa tomada no espaço de 3 minutos. Assim que os LED de ambos os adaptadores piscarem a branco a intervalos regulares de 0,5 segundos, estes estão operacionais e iniciam automaticamente o processo de configuração de uma ligação codificada entre si.

Depois é repetir o processo com o terceiro adaptador.

A Devolo sugere que deves conectar os adaptadores em tomadas únicas para evitar interferências de outros dispositivos de rede e não conectá-los em triplas. 

Para encontrares as configurações, tens que ir a um adaptador da página Visão geral da rede, tocas no ícone do menu e, em seguida, verás as quatro categorias: Wi-Fi, Powerline, LAN e System.

Em Wi-Fi podes habilitar uma rede de hóspedes, agendar quando o Wi-Fi está ligado e desligado, ativar controles parentais e ver uma lista de redes Wi-Fi vizinhas, o canal que eles estão usando e a sua força relativa de sinal. 

Também é possível definir diferentes SSIDs para as bandas de 2,4 e 5GHz.

Os controles parentais são muito básicos mas funcionam.

Resumindo se aplicares o que vem de raiz funciona muito bem. Aconselho a mexer o menos possível.

Desempenho

A maioria dos sistemas Wi-Fi Mesh comunicam via Wi-Fi, então pode ainda haver limitações a nível de distância de onde podes colocar os nós (esse é o nome apropriado para cada uma das unidades nos kits).

Para ser o mais correto tu deverias conectar os nós com cabos Ethernet para que eles possam ser colocados exatamente onde queres um sinal Wi-Fi forte. 

O problema é que é impraticável fazer isso em muitas casas, e alguns kits não permitem que os nós usem Ethernet de qualquer maneira. 

A Devolo resolveu esses problemas com o sistema Mesh WiFi 2. É composto por três nós, cada um deles idêntico. Eles usam chips G.hn de segunda geração que suportam velocidades de até 2400Mbps sobre o padrão da rede. 

Os nós podem ser colocados até 500m de distância, o que é perfeito se tens um prédio onde queres Wi-Fi, mas simplesmente usado dentro de casa obtens ótimas velocidades Wi-Fi onde quer que conectes os adaptadores. 

Eles suportam duas bandas 802.11ac (Wi-Fi 5, até 1200Mbps), e têm um par de portas Gigabit Ethernet para conectar dispositivos de rede que não possuem Wi-Fi. 

Devolo chama de sistema de três bandas por causa do elemento powerline. 

A Devolo vende duas versões do kit: um pacote Starter de dois adaptadores e um multiroom de três nós. Cada adaptador pode cobrir até 90m² em condições ideais. Se a casa tiver mais de 250m², podes comprar adaptadores WiFi adicionais devolo Magic 2 idênticos aos adaptadores Mesh. 

O Desempenho deste nós é muito bom. A minha casa tem aproximadamente 240m quadrados com ligação de internet contratada de 50 Mbps e estou a conseguir atingir velocidade máxima em toos os compartimentos da casa, exceto numa casa de banho que atinjo cerca de metade (é o compartimento mais longe de um nó).

É óbio que tudo isto depende do design da casa. No meu caso é um design amplo e simples com muitos espaços abertos e poucas paredes.

Além disso coloquei os nós estrategicamente para cobrir o máximo. Este estudo prévio é muito importante.

Criou-me uma rede única e que a Devolo afirma que os adaptadores ajudarão os dispositivos a "dirigir" para o melhor adaptador automaticamente 

Veredicto

Sem dúvida que recomendo a compra deste sistema. Resolve os problemas de conexão Wifi. É um sistema fácil de configurar e é bastante robusto.

O preço é elevado mas encontra-se dentro dos preços praticados nestas soluções.

Apenas aponto como contra o não ter suporte para Wifi 6 mas no entanto a marca já lançou entretanto novos +produtos nesse sentido como por exemplo o devolo Magic 2 Wifi 6.

Onde comprar e preço

Tens dois tipos de Kits. Vê qual é que se aplica melhor ao teu caso. No meu caso escolhi o Kit Multiroom que é constituído por 3 aparelhos.

Tens ainda o Kit Starter que é constituído por 2 aparelhos.

Encontras ambas as soluções em muitas lojas portuguesas.

Também há na Amazon Espanha:
Share it:

review

Post A Comment:

0 comments: