Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Passadeiras inteligentes da Yunex desenvolvidas em Portugal tornam tráfego de peões mais seguro na Islândia

Passadeiras inteligentes da Yunex desenvolvidas em Portugal tornam tráfego de peões mais seguro na Islândia
Share it:
A Yunex Traffic, empresa que recentemente fez carve-out da Siemens e que desenvolve soluções de tráfego e mobilidade inteligente, em ambiente startup, desenvolveu e criou de raiz, em Portugal, um novo conceito de passadeira de peões inteligente, que recorre a energia de fontes renováveis e melhora a segurança do agente mais vulnerável da estrada: o peão. Esta solução, criada e desenvolvida em Portugal, já começou a ser exportada para outros países. Na Islândia, onde foi implementada em agosto do ano passado, o novo conceito tem-se mostrado um caso de sucesso no desafio de tornar o tráfego de peões mais seguro.
Passadeiras inteligentes da Yunex desenvolvidas em Portugal tornam tráfego de peões mais seguro na Islândia
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, todos os anos morrem cerca de 1.3 milhões de pessoas em acidentes rodoviários, 18% dos quais são peões. Fazer face a esta realidade tem vindo, por isso, a ser uma prioridade para diferentes países.

Esta novo sistema, denominado SiWalk, foi instalado numa rua com bastante tráfego e perto de uma escola, em Reykjavik, capital da Islândia, em parceria com o município da cidade. Com um sistema de luz inteligente, deteta automaticamente a aproximação dos peões e ilumina a passadeira quando alguém tem a intenção de atravessar a rua, aumentando a segurança em horas de menor visibilidade, ou em condições de visibilidade reduzida.

O sistema é controlável remotamente e ilumina-se automaticamente em três eixos diferentes, mas combinados simultaneamente:
  • Luz superior Omniflow: um set de 30 LED faz parte da luz inteligente. Esta unidade também produz energia a partir de uma turbina eólica e de um painel solar, que por sua vez fornecem energia ao sistema completo. A intensidade da luz superior duplica quando algum peão é detetado, realçando a visibilidade da passadeira;
  • Sinais verticais retro iluminados: comunicam e informam o veículo da intenção de que há um peão que quer ou vai atravessar a estrada;
  • Iluminação de piso: cada faixa da passadeira possui dois quadrados que se iluminam quando um peão é detetado, alertando os condutores dos veículos, sem o encadear com a luz.

“Os transportes, a tecnologia, as cidades inteligentes, o investimento e a sustentabilidade são temas que vão marcar cada vez mais as nossas vidas, sendo a mobilidade inteligente incontornável. E, hoje em dia, o modo pedonal assume cada vez mais um papel importante na mobilidade urbana, pelo que este projeto é um excelente exemplo de que a tecnologia também aqui pode ter um papel determinante”, afirma Miguel Rodrigues, responsável pela Yunex Traffic em Portugal, acrescentando: “é de se esperar que se debata cada vez mais a necessidade de ter este tipo de sistemas em zonas onde o tráfego é muito intenso e se sabe que há mais possibilidade de haver acidentes com vítimas mortais. Em Portugal, a aposta também será cada vez mais nesse sentido.”

Um estudo realizado em Reykjavik, que antecedeu a implementação deste sistema, teve como base a contagem do número de veículos que paravam na antiga passadeira e a análise de dados relativos a acidentes no local. Um novo estudo será conduzido um ano após a sua implementação, para medir o impacto exato da passadeira inteligente na redução de acidentes.

Grétar Þór Ævarsson, especialista em tráfego do departamento de Transportes e Design da cidade de Reykjavik, afirma que “a segurança nas estradas é uma prioridade e, por isso, esta nova forma de desenhar passadeiras aumenta a segurança rodoviária na capital do país”.

Para já, os habitantes locais estão contentes com este novo sistema, tendo inclusivamente aberto o debate sobre a necessidade de outras implementações em zonas estratégicas, de tráfego intenso.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: