Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

42 abre novo Campus no Porto e está preparada para receber 600 candidatos este verão

42 abre novo Campus no Porto e está preparada para receber 600 candidatos este verão
Share it:
Considerada a melhor escola de programação do mundo, a 42 chega em junho à cidade do Porto, e abre o campus junto à Avenida dos Aliados. 
42 abre novo Campus no Porto e está preparada para receber 600 candidatos este verão
O programa da 42 é 100% gratuito (as propinas são totalmente pagas por mecenas) e não é exigido qualquer background académico ou experiência em programação. O único requisito é que os candidatos tenham pelo menos 18 anos ou o 12º ano concluído. As candidaturas estão abertas 365 dias por ano em apply.42porto.com.

O primeiro programa arranca em outubro e as Piscines, um bootcamp de admissão onde os candidatos passam 26 dias intensivos a aprender as bases de programação e a descobrir se a 42 é a escola certa para eles, acontecem em julho, agosto e setembro. Para este verão, a 42 Porto planeia que 600 candidatos mergulhem nas Piscines.

A 42 oferece um método inovador que promove a aprendizagem sem o formato tradicional das salas de aulas, sem horários, sem professores e gamificada. Nesta escola aprende-se de forma prática, desenvolvendo projetos entre pares, num modelo que parece um jogo. Assim, para além das competências técnicas, cada aluno desenvolve a capacidade de comunicação, trabalho em equipa e resolução de problemas, assim como a criatividade, autonomia e resiliência.

O curso demora entre 12 e 18 meses a concluir, assumindo uma dedicação de cerca de 40h por semana. Antes de receberem o diploma, os alunos terão ainda que ter uma experiência profissional na área. Com um conhecimento mais profundo do mercado de trabalho, os alunos poderão posteriormente regressar à 42 para complementar o curso com uma especialização à sua escolha, entre cyber security, web development, data analytics, entre muitas outras.

Fundada em Paris em 2013, a 42 tem hoje mais de 15 mil alunos em 25 países, sendo reconhecida como uma das melhores escolas de programação do mundo.

A 42 Porto conta como parceiros fundadores com a Critical Techworks e a SaltPay, e tem ainda o apoio de Amorim, BA Glass, Ecosteel, Sodecia, Sogrape, Sonae, Prozis, Vicaima, João Nuno Macedo Silva e Câmara Municipal do Porto. 

“Abrir o Campus do Porto é um passo natural no crescimento da 42 em Portugal. Esta nova escola vai aumentar consideravelmente a nossa atuação territorial, permitindo oferecer o programa a todos aqueles que no norte do país queiram desenvolver competências em tecnologia. O nosso objetivo é que mais portugueses tenham acesso ao curso da 42 100% gratuito e assim consigam abrir portas a um futuro com uma altíssima taxa de empregabilidade. A necessidade de profissionais com competências em tecnologia é crescente e cada vez mais transversal a todas as indústrias.”, destaca Pedro Santa Clara, Diretor da 42 em Portugal.

A 42 Porto irá realizar 4 Piscines por ano, 3 no verão e 1 em janeiro, de forma a selecionar cerca de 300 alunos por ano. Só quem terminar esta fase com sucesso pode iniciar o programa.

A 42 chegou a Portugal em julho de 2020. Desde que abriu portas em Lisboa registou mais de 20.000 candidaturas de todo o país e conta hoje com cerca de 400 alunos dos 17 aos 57 anos (50% nunca antes havia escrito uma linha de código). 

O background socioeconómico e profissional dos alunos é extremamente variado, desde Personal Trainers, Motoristas, Chefs, Canalizadores, Pilotos, Militares, Médicos, Engenheiros.

Mesmo sem terem ainda completado o curso, cerca de 10% destes alunos já conseguiu emprego enquanto developer.

Em Lisboa, a 42 tem o apoio dos parceiros fundadores Banco Santander, Vanguard Properties, Fidelidade e Reformosa, bem como da Bi4all, Mercedes-benz.io, Observador, Dstgroup, BA glass, Casa Relvas, NTTData, Huawei, KPMG, Axians, Sul Account, The Claude and Sofia Marion Foundation, Família Alves Ribeiro, Rita e Filipe Botton e Fundação José Neves.

O apoio destes mecenas, revela uma aposta de empresas e individuais, num modelo de educação mais inclusivo e mais tecnológico. Toda a informação sobre a 42 Porto pode ser consultada em www.42porto.com.

Como funciona?

O curso da 42 é partilhado nas mais de 40 escolas em todo o mundo. Demora entre 12 e 18 meses a concluir, caso o aluno dedique cerca de 40h semanais ao programa. Depois disso, mergulha na sua primeira experiência profissional ainda antes de receber o diploma.

Posteriormente, os alunos podem começar a sua Especialização, altura em que decide quais as áreas que mais lhe interessam e que quer explorar, como cyber security, data analytics, web development, entre muitas outras. Mais uma vez, e para que depois receba certificado de especialização, terá que fazer uma experiência profissional em que coloque em prática toda a aprendizagem.

A metodologia de aprendizagem assenta numa experiência project based e peer learning, que é muito enriquecida pela experiência física dos alunos no Campus.

Complementado com as experiências profissionais exigidas no final de cada etapa, o curso e especialização da 42 preparam os alunos de uma forma prática, promovendo o desenvolvimento das competências do futuro.

Todos os parceiros da 42 têm acesso a uma plataforma onde podem divulgar ofertas de emprego para os alunos de toda a rede 42, e não apenas para os do Campus da sua cidade/país.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: