Um estudo da ES-SO e da consultora Guidehouse indica que podem ser evitadas até 100 milhões de toneladas de CO2 através da otimização de fachadas
A implementação de soluções inteligentes de proteção solar é a chave para melhorar a eficiência energética dos edifícios durante todo o ano. Esta é a conclusão do estudo realizado pela ES-SO, a organização europeia que agrupa o setor da proteção solar, da qual a Somfy faz parte, em conjunto com a consultora especializada Guidehouse. A análise indica que a utilização de soluções inteligentes de proteção solar pode reduzir o consumo energético dos edifícios na Europa em até 60%, em 2050. Isso evitaria a emissão de mais de 100 milhões de toneladas de CO2 e economizaria 285 biliões de euros.
“Todos os agentes do setor imobiliário e da construção devem trabalhar para melhorar a sustentabilidade dos edifícios, uma vez que os imóveis são atualmente os maiores consumidores de energia da Europa, gastando 40% da eletricidade e gerando 36% das emissões de gases com efeito de estufa”, explica Andrea Ragione , Diretora-Geral da Somfy Iberia. “A proteção solar inteligente é fundamental para melhorar a eficiência dos edifícios, pois permite reduzir o uso de ares-condicionados no verão e aproveitar melhor a luz no inverno”.
O estudo indica que menos de 50% dos edifícios na Europa têm atualmente sistemas de proteção solar. Isto significa que 28% precisam de ar-condicionado, número que crescerá para 45% em 2050 devido às alterações climáticas. A proteção solar pode manter esse percentual abaixo dos 30% e reduzir o consumo de energia esperado, em 30 anos, em 62%. Isto resultaria numa poupança de 870 terawatts-hora de eletricidade em toda a Europa, o que equivale ao consumo de energia dos 47 milhões de habitantes em Espanha.
Soluções inteligentes para criar edifícios mais eficientes
A proteção solar e a otimização das fachadas permitem melhorar a eficiência dos edifícios e ter espaços mais sustentáveis, adaptados às necessidades do planeta. Soluções de proteção solar exteriores, como toldos, pérgulas e varandas motorizadas inteligentes, permitem que automatizar os dispositivos de acordo com a época do ano, e que detetem situações de vento ou de chuva para se autorrecolherem e, assim, evitar danos.
No espaço exterior, as persianas, portadas, venezianas ou estores também desempenham um papel fundamental, protegendo do sol no verão e mantendo o calor no interior durante o inverno, isolando o espaço e reduzindo a necessidade de aquecimento. Estes também melhoram a segurança da casa, pois protegem as entradas e vedam a habitação, ajudando a prevenir situações de possíveis assaltos durante a noite ou em períodos de férias.
A Somfy dispõe de um catálogo completo de soluções inteligentes de proteção solar adaptadas a qualquer ambiente. Além disso, todas as soluções podem ser facilmente configuradas a partir de um Smartphone ou Tablet, e permitem a criação de automações controladas por assistentes de voz ou pelo dispositivo TaHoma da Somfy.
Melhorar a proteção solar em edifícios e residências pode fazer a diferença no combate às alterações climáticas. A rede de parceiros profissionais Somfy EXPERT oferece serviços de aconselhamento e de instalação para determinar a melhor solução, de forma a garantir uma proteção solar eficaz e eficiente, adaptada às necessidades de cada edifício e das pessoas que o utilizam.
Post A Comment:
0 comments: