Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Snapdragon 8 Gen 2 revelado

Snapdragon 8 Gen 2 revelado
Share it:
A Qualcomm revelou o seu novo chipset de topo, o Snapdragon 8 Gen 2. O desempenho foi melhorado em todas as frentes em comparação com o modelo Gen 1. 
Este chip é formalmente conhecido como SM8550-AB e é fabricado num nó de 4 nm. A Qualcomm concentrou-se em melhorar a eficiência de energia, mas o novo chip ainda traz ganhos de velocidade consideráveis. O novo trio de CPU Kryo oferece desempenho até 35% maior com eficiência até 40% maior. 

As velocidades do clock são as mesmas do 8+ Gen 1, mas a composição do núcleo não é. O único núcleo Kryo Prime (baseado no Cortex-X3 ) roda a 3,2 GHz (3,1872 GHz para ser exato) para oferecer alto desempenho de thread único. 

Desta vez, no entanto, ele é apoiado por quatro núcleos de desempenho (em vez de três) para lidar melhor com cargas de trabalho multiencadeadas – esses núcleos são executados a 2,8 GHz.  Finalmente, existem três (não quatro) núcleos de eficiência a 2,0 GHz. 

O Gen 2 traz suporte para tecnologias de memória novas e mais rápidas. Para RAM, ele funciona com LP-DDR5X em até 4.200MHz (acima do LP-DDR5 em 3.200MHz). Para armazenamento, pode usar o novo formato UFS 4.0 (acima do UFS 3.1). A mais recente GPU Adreno promete desempenho até 25% maior com eficiência de energia até 45% maior. Ele também traz suporte para ray tracing acelerado por hardware para a plataforma Snapdragon. 

Agora que o hardware de monitorização está disponível nos principais fornecedores de chipset para Android, podemos ver os developers de jogos para dispositivos móveis adotarem a nova tecnologia como fizeram no PC e nas consolas. Além disso, esta GPU é a primeira a oferecer suporte ao Vulkan 1.3 (junto com o OpenGL ES 3.2). 

O Snapdragon 8 Gen 2 pode conduzir monitores no dispositivo com resolução QHD + em até 144 Hz ou 4K em até 60 Hz. Ele também suporta monitores externos de até 4K a 60Hz (com gama de cores Rec. 2020 de 10 bits, HDR10+ e Dolby Vision para inicializar). 

A Qualcomm também finalmente habilitou a decodificação de vídeo AV1 – streams de até 8K a 60fps (com HDR) são suportados. 

A Qualcomm orgulha-se de que os sensores da Sony com Digital Overlap HDR (DOL-HDR) e 200MP HP3 da Samsung foram otimizados para funcionar com o Snapdragon ISP. Como o seu antecessor, o Gen 2 traz um ISP triplo de 18 bits que pode lidar com até três câmaras de 36MP (30fps) simultaneamente ou ir até 200PM para uma única câmera. 

Sensores de 108MP são suportados com atraso de obturador zero. Para vídeo, o chipset pode gravar imagens 8K HDR a 30fps (e capturar fotos de 64MP simultaneamente), 4K a 120fps e fazer vídeos em câmara lenta também (720p a 960fps). 

Suporta vários formatos HDR, incluindo HDR10+, HLG e Dolby Vision. Usando sensores DOL, ele pode capturar até quatro exposições para cada quadro de vídeo. 

O Snapdragon 8 Gen 2 é atualizado para o novo modem Snapdragon X70. Ele suporta mmWave e sub-6GHz 5G, é claro. As suas velocidades máximas de downlink são de 10 Gbps, o pico de uplink é de 3,5 Gbps (semelhante ao seu antecessor). Este modem suporta operação Dual-SIM, Dual-Active (DSDA) onde dois SIMs 5G (ou 5G+4G) estão ativos ao mesmo tempo. 

A conectividade local traz recursos do próximo padrão Wi-Fi 7 (802.11be), graças ao novo sistema FastConnect 78000. Ele chega a 5,8 Gbps (acima dos 3,6 Gbps do chip anterior). Além da velocidade, o novo padrão também reduz a latência (a Qualcomm o chama de "semelhante a um fio"). 

Como antes, o sistema FastConnect possui conectividade Bluetooth 5.3. Com o mais recente sistema de som Snapdragon, ele pode oferecer streaming de música sem perdas de 48kHz, bem como a menor latência de 48ms para jogos. Não há muito o que relatar para conectividade com fio - o chip USB 3.1 com Quick Charge 5 (que é apenas um invólucro do padrão USB Power Delivery). 

O novo processador Hexagon apresenta suporte para um novo formato INT4 pela primeira vez num chip móvel da Qualcomm. Ele promete desempenho 60% melhor por Watt do que as técnicas anteriores. O Hexagon também é mais rápido em geral – a Qualcomm afirma que o desempenho da IA ​​aumentou 4,35x. 

Esse poder pode ser usado para ajudar a câmara, reconhecendo quais partes da imagem são um rosto, cabelo, roupas, fundo e assim por diante e aplicando o processamento de maneira diferente a elas. 

O Snapdragon 8 Gen 2 será adotado pelos principais fabricantes de Android, a Qualcomm lista o seguinte em seu comunicado de imprensa: Asus ROG, Honor, iQOO, Motorola, Nubia, OnePlus, Oppo, Red Magic, Sharp, Sony, vivo, Xiaomi, Meizu e ZTE. 

Os primeiros telemóveis baseados no Gen 2 estarão disponíveis antes do final deste ano.
Share it:

smartphone

Post A Comment:

0 comments: