Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

A IA da NEC ajuda os médicos a detetar neoplasias em situações de esófago de Barrett durante os procedimentos endoscópicos

A IA da NEC ajuda os médicos a detetar neoplasias em situações de esófago de Barrett durante os procedimentos endoscópicos
Share it:
O primeiro software deste tipo com marca CE, brevemente disponível na Europa
A NEC Corporation (NEC; TSE: 6701) anuncia o desenvolvimento de uma tecnologia de Inteligência Artificial (IA), para ajudar os médicos a detetar neoplasias em situações de esófago de Barrett durante os procedimentos endoscópicos. Esta é a primeira tecnologia deste tipo a cumprir os requisitos de marcação CE, uma norma europeia de segurança, saúde e proteção ambiental (*1), e está a ser lançada com o nome de WISE VISION® Endoscopy, devendo brevemente ficar disponível na Europa para ajudar os médicos na deteção da neoplasia de Barrett (*2).

Este software é ligado a processadores de endoscopia, e notifica automaticamente os utilizadores acerca de potencial neoplasia de Barrett, a partir de imagens capturadas durante os procedimentos endoscópicos.



Facultado pelo Professor Pradeep Bhandari:
"Uma vez encontrada a neoplasia, o sistema regista uma imagem fixa e transfere-a para o canto superior direito de um ecrã, como uma imagem de referência para os profissionais de endoscopia. Tem também um mapa de calor que mostra a área da neoplasia prevista pela IA".

O esófago de Barrett é uma condição pré-cancerosa, na qual o revestimento interior do esófago é substituído por um revestimento que se assemelha ao do estômago. A prevalência mundial do esófago de Barrett é de 1% de toda a população, mas em doentes com sintomas de refluxo ácido (*3) é muito maior (7%). Os doentes com esófago de Barrett têm 30-40 vezes maior risco de desenvolver cancro do esófago, em comparação com a população normal (*4).

No entanto, se este cancro for detetado numa fase precoce, poderá ser removido através do endoscópio e o paciente pode ser curado. Os pacientes com esófago de Barrett têm de ser submetidos a uma endoscopia regular (a cada 2-3 anos) para detetar cancro precoce, mas essa deteção ainda é um desafio, uma vez que as alterações iniciais do cancro são muito subtis e difíceis de identificar. Em consequência, as recomendações atuais são de realização de múltiplas biópsias aleatórias ao longo de todo o esófago de Barrett, para identificar qualquer foco de cancro precoce (*5, 6). Contudo, as biópsias aleatórias são dispendiosas e demoradas, e só são realizadas de acordo com as diretrizes clínicas oficiais, por um número estimado de 30-51% de profissionais de endoscopia (*7, 8, 9, 10). Consequentemente, foi salientado que até 40% das neoplasias podem não ser diagnosticadas (*7), o que resulta em atrasos no diagnóstico do cancro e maus resultados para os pacientes.

Para ajudar a resolver esta questão, a NEC colaborou com o Professor Pradeep Bhandari (Portsmouth, RU), Presidente do Comité de Investigação da Sociedade Europeia de Endoscopia Gastrointestinal (ESGE), no desenvolvimento desta nova tecnologia para ajudar os médicos na deteção da neoplasia de Barrett durante o exame. A WISE VISION® Endoscopy foi treinada com mais de 1 milhão de imagens endoscópicas de esófago de Barrett, juntamente com os conhecimentos de especialistas em endoscopia, permitindo-lhe cumprir os requisitos para a marcação CE. No desenvolvimento desta solução, a NEC aplicou a sua tecnologia de reconhecimento facial que foi altamente avaliada (*11) pelo National Institute of Standards and Technology (NIST) dos Estados Unidos, e pertence ao portfólio de tecnologias de ponta em IA da NEC, "NEC the WISE".

Na avaliação clínica, a WISE VISION® Endoscopy conseguiu encontrar mais de 90% de neoplasias de Barrett (*12). Espera-se que a WISE VISION® Endoscopy reduza significativamente a taxa de falhas de deteção de neoplasias durante a endoscopia e melhore o resultado para pacientes com esófago de Barrett em todo o mundo.

O artigo que explica a aplicação desta tecnologia recebeu o Prémio Gut da Sociedade Britânica de Gastrenterologia (BSG), que foi apresentado na sessão plenária do Campus da BSG. Foi também selecionado como um dos melhores artigos de endoscopia na UEG Week Virtual 2020, realizado pela United European Gastroenterology.

"Estou muito satisfeito por a NEC, como um dos líderes mundiais em tecnologia de IA, ter entrado no campo da endoscopia e ter desenvolvido a WISE VISION® Endoscopy para detetar e ajudar a gerir a neoplasia gastrintestinal. A neoplasia de Barrett pode ser muito difícil de observar e facilmente ficar por detetar durante a endoscopia, apesar de se efetuarem múltiplas biópsias. Trabalhei com a NEC para desenvolver a solução de deteção da neoplasia de Barrett da WISE VISION® Endoscopy, e estou muito impressionado com a velocidade com que a NEC produziu esta solução, enquanto primeiro motor de IA do mundo a obter a marca CE para notificação da neoplasia de Barrett.

A WISE VISION® Endoscopy pode notificar lesões muito planas e subtis, e muito mais rapidamente do que a maioria dos profissionais de endoscopia. Uma vez encontrada a neoplasia, este sistema tira uma imagem fixa e transfere-a para o canto superior direito de um ecrã como uma imagem de referência para os profissionais de endoscopia. E o procedimento não termina aqui, uma vez que o sistema também tem um mapa de calor que mostra a área da neoplasia prevista pela IA. A WISE VISION® Endoscopy está preparada para revolucionar a deteção endoscópica e a gestão da neoplasia de Barrett no mundo ocidental. Tenho a certeza que os clínicos envolvidos na gestão do esófago de Barrett estão ansiosos pelo início desta nova era (Conhecedora) da Endoscopia", afirmou o Professor Pradeep Bhandari, Presidente do Comité de Investigação da ESGE.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: