Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Google lança academia de IA para pequenas redações

Google lança academia de IA para pequenas redações
Share it:
No ano passado, quando as pessoas pesquisavam as informações mais recentes sobre o coronavírus, incluindo a reabertura das escolas ou sobre a retoma do turismo, a BBC reconheceu que precisava de encontrar novas formas de levar o seu jornalismo às suas audiências, alinhando-se com as novas mudanças de hábitos de consumo de notícias. A BBC lançou uma nova ferramenta online, a BBC Corona Bot, que usa a tecnologia de IA para ajudar o jornalismo explicativo da BBC News e responder a perguntas específicas com com uma resposta a uma pergunta específica, sempre que possível, ou apontando para websites das autoridades de saúde quando apropriado. A tecnologia de IA permitiu à BBC alcançar novos públicos e direcionar mais tráfego para as suas histórias de notícias e para os explicadores.
Google lança academia de IA para pequenas redações
Este é um exemplo de como a IA pode ajudar as redações a construírem novos públicos e a automatizar tarefas que libertam tempo para os jornalistas trabalharem nos aspectos mais criativos da produção de notícias, deixando tarefas mais entediantes e repetitivas para as máquinas. No entanto, as redações de todo o mundo temem que o acesso à tecnologia de IA seja desigual, com os grandes publishers, provavelmente, a beneficiarem ao máximo da inteligência artificial, enquanto que as organizações de notícias de menor dimensão são potencialmente deixadas para trás.

Para ajudar a minimizar esta lacuna, o Google News Initiative estabeleceu uma parceria com a Polis, um think tank de jornalismo da London School of Economics and Political Science, para lançar uma academia de formação para 20 profissionais de media de forma a aprenderem como a IA pode ser usada para apoiar o seu jornalismo.

A Academia de IA para redações de menor dimensão é um programa online gratuito de seis semanas lecionado por jornalistas e investigadores líderes da indústria que trabalham na interseção do jornalismo com a IA. Este programa terá início em setembro de 2021 e irá receber jornalistas e programadores de pequenas organizações de notícias da região da Europa, Médio Oriente e África (EMEA).

No final do programa, os participantes terão uma compreensão prática dos desafios e oportunidades das tecnologias de IA. Os participantes irão aprender exemplos de como usar a IA para tornar o trabalho dos jornalistas mais eficiente através da automatização das tarefas repetitivas, como a transcrição de entrevistas ou pesquisa de imagens, e também como otimizar os processos de redação obtendo insights sobre qual o conteúdo que está a produzir maior envolvimento com a audiência.

Por exemplo, nos países nórdicos, o grupo de media Schibsted desenvolveu um modelo inovador para reduzir o preconceito de género na cobertura de notícias, enquanto que em Espanha, o El País utiliza uma ferramenta baseada em IA para moderar os comentários tóxicos.

Mais importante ainda, os participantes terão a oportunidade de criar planos de ação para orientar o desenvolvimento de projetos de IA nas suas organizações de notícias. O JournalismAI irá partilhar estes planos de forma aberta para ajudar publishers de todo o mundo.

Este programa piloto - que estamos a planear lançar noutras regiões em 2022 - é parte de um esforço de formação mais amplo ao longo dos últimos três anos pelo JournalismAI, uma parceria entre a GNI e a Polis para desenvolver a literacia em IA nas redações de todo o mundo. Mais de 110.000 participantes já participaram nos módulos de formação online disponíveis no Google News Initiative Training Center.

Este ano, o JournalismAI irá também criar um Pacote de Iniciação ao Jornalismo de IA para tornar as informações sobre IA no jornalismo mais acessíveis a pequenos publishers locais. Este pacote irá incluir exemplos de ferramentas de IA que podem resolver as necessidades básicas de pequenos publishers locais, como a identificação (tags) ou a transcrição.

Saiba mais sobre a Academia IA para redações de pequenas dimensões no JournalismAI website.

As candidaturas decorrem até às 11:59 PM GMT do dia 01 de agosto de 2021.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: