Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

El Salvador é o primeiro país a adotar Bitcoin como moeda oficial

El Salvador é o primeiro país a adotar Bitcoin como moeda oficial
Share it:
El Salvador prepara-se para o lançamento de Bitcoin com 200 caixas eletrónicas para a conversão.
A partir de hoje, o Bitcoin é uma moeda oficial de El Salvador ao lado do dólar americano, depois do país da América Central se transformar no primeiro a adotar a criptomoeda como proposta legal. 

A três minutos da meia-noite, hora local, o presidente do país, Nayid Bukele, tweetou que o país estava prestes a "fazer história" com a mudança, depois de confirmar anteriormente que havia comprado 400 Bitcoins, o equivalente a cerca de 20,9 milhões de dólares a preços atuais. 

Os partidários argumentam que a mudança tornará mais barato e fácil para os emigrantes enviar dinheiro para el Salvador, o que é importante, dado que essas remessas representam mais de 24% do produto interno bruto do país, segundo dados do Banco Mundial divulgados pela CNBC. 

Há também esperanças de que a mudança possa melhorar o acesso dos cidadãos aos serviços financeiros. 

O CEO da Strike, empresa de finanças digitais que ajudou na logística da nova lei, disse à CNN que mais de 70% da "população ativa" do país não tem atualmente uma conta bancária. 
Um caixa eletrónica Bitcoin recentemente instalada

Mas há temores de que a adoção de uma moeda historicamente volátil possa prejudicar os salvadorenhos e arriscar a estabilidade económica. 

A Bitcoin atingiu uma alta histórica de mais de 60.000 dólares em abril, antes de perder quase metade de seu valor numa queda no final do verão. A lei contribuiu para a decisão da agência de classificação Moody's de rebaixar o rating da dívida de El Salvador, de acordo com o Financial Times, e o FMI também alertou sobre seus efeitos potencialmente desestabilizadores. 

A lei significa que os cidadãos poderão pagar impostos em Bitcoin, e as lojas poderão exibir preços na moeda digital. O dinheiro trocado na moeda também não estará sujeito ao imposto sobre ganhos de capital. 

A CNBC observa que a mudança faz de El Salvador o primeiro país a ter oficialmente Bitcoin no seu balanço patrimonial e mantê-lo como parte das suas reservas. 

El Salvador vem a preparar-se para apoiar a criptomoeda há meses, depois de aprovar a legislação em junho. No mês passado, começou a instalar 200 caixas eletrónicas em todo o país para permitir que os cidadãos convertessem entre as duas moedas oficiais do país. 

Também está a lançar a sua própria carteira digital chamada "Chivo", que concede aos utilizadores 30 dólares de Bitcoin grátis para incentivar a adoção. 
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: