Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Gambito de Dama leva Netflix a ser processada

Gambito de Dama leva Netflix a ser processada
Share it:
A Grandmaster Nona Gaprindashvili abre um processo contra a Netflix por causa de uma fala na série a dizer que ela nunca defrontou homens. 
A jogadora de xadrez georgiana e campeã mundial de xadrez feminino, Nona Gaprindashvili da União Soviética, é retratada a jogar uma partida de xadrez no Congresso Internacional de Xadrez em Londres no dia 30 de dezembro de 1964. 

O Gambito da Dama foi, na sua maior parte, recebido de forma positiva pela comunidade do xadrez. Mas agora a minissérie da Netflix sobre uma jogadora de xadrez fictícia está sob pressão. 

Uma fala no episódio final faz referência direta à grande mestre do xadrez da vida real Nona Gaprindashvili, que entrou com uma ação na quinta-feira a pedir a sua remoção. 

"Temos Nona Gaprindashvili, mas ela é a campeã mundial feminina e nunca enfrentou homens", diz ele sobre uma mulher que pode ser vista a assistir à partida. 

Gaprindashvili entrou com o processo contra a Netflix no Tribunal Distrital Federal em Los Angeles. A mulher de 80 anos está a pedir milhões de dólares em indenização. 

O processo afirma que a frase sobre não enfrentar os homens é uma "falsidade devastadora, minando e degradando as suas realizações perante uma audiência de muitos milhões." 

Gaprindashvili, que agora mora na Geórgia, continua a competir em torneios de xadrez sénior. Ela foi a primeira mulher a ser nomeada grão-mestre e competiu contra - e derrotou - muitos jogadores masculinos de alto nível . 

Numa declaração ao Times, a Netflix disse: "A Netflix tem apenas o maior respeito pela Sra. Gaprindashvili e a sua ilustre carreira, mas acreditamos que essa alegação não tem mérito e defenderemos vigorosamente o caso."
Share it:

netflix

Post A Comment:

0 comments: