Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Computação móvel, cibersegurança e sustentabilidade: as previsões tecnológicas para 2022

Computação móvel, cibersegurança e sustentabilidade: as previsões tecnológicas para 2022
Share it:
2021 foi mais um ano em que a tecnologia tomou para si o papel principal em vários setores, ao permitir que as operações retomassem alguma normalidade apesar da pandemia. No novo ano, a expectativa é que, à semelhança dos últimos dois, algumas tendências tecnológicas tomem balanço e se imponham nas várias realidades empresariais. A Dynabook Europe GmH elencou 5 previsões tecnológicas para o ano que agora se inicia.
Computação móvel, cibersegurança e sustentabilidade: as previsões tecnológicas para 2022
Computação móvel e smart glasses

O último estudo da Dynabook concluiu que 63% das organizações planeiam implementar os smart glasses no decorrer dos próximos 24 meses, e, em 2022, acreditamos que os negócios vão formalizar as suas ideias definitivamente para dar espaço, finalmente, às tecnologias de realidade assistida (AR)

No mesmo sentido, de acordo com a IBM, 91% das empresas planeiam implementar estratégias de edge computing nos próximos 5 anos. Para indústrias como a manufatura, esta será cada vez mais a norma, com tecnologias AR (Realidade Assistida) como os smart glasses a mostrarem-se cruciais para permitir que os trabalhadores de campo operem em qualquer lado sem necessitarem de estar conectados a uma rede Wi-Fi.

Drones ao serviço da logística

A logística tem sido alvo de especial pressão ao longo da pandemia. Para melhor responder às necessidades, as tecnologias de automação e robótica continuarão, em 2022, a desempenhar um papel fundamental. Um estudo da Research and Markets indica que a dimensão do mercado global de robótica de armazém deverá crescer de 4,7 mil milhões de dólares em 2021 para 9,1 mil milhões de dólares em 2026. Este crescimento dá asas para voar a tecnologias e serviços que têm tentado lançar-se, como é o caso dos serviços de entrega via drone.

Cibersegurança e o trabalho híbrido

O ónus da cibersegurança em 2022 será colocado na segurança ao nível do dispositivo. O mesmo estudo da Dynabook refere que 81% dos decisores de TI classificam as funcionalidades de segurança como importantes quando se trata de tomar decisões de compra de novos dispositivos – e este continuará a ser o caso enquanto os trabalhadores levarem os seus dispositivos para outros ambientes que não apenas o escritório. As empresas terão de equipar o seu staff com dispositivos seguros que incluam funcionalidades como a autenticação de dois fatores, Windows 11, e o padrão Trusted Platform Module para garantir que trabalhar de casa é tão seguro quanto nos espaços corporativos. Em 2022, veremos as empresas a reforçar as suas medidas de segurança, introduzindo também soluções móveis mais seguras para os clientes.

O ano do portátil reciclado

De acordo com a E-Waste, 97% das empresas globais tiveram de comprar novos computadores portáteis para acomodar a mudança para o trabalho remoto durante a pandemia. O impacto negativo que a troca sucessiva de dispositivos tem no ambiente é uma preocupação que tem vindo a adquirir maior importância, e as organizações estão a ser pressionadas para agir. No próximo ano, as empresas procurarão fazer escolhas inteligentes e sustentáveis de várias maneiras, começando pela eliminação ética dos dispositivos antigos através de iniciativas como a revenda e a reciclagem.

Tecnologia Edge AI para melhorar a experiência de consumo

O edge computing tem sido alvo de um aumento significativo de interesse desde a introdução do 5G. Ao mesmo tempo, as organizações têm procurado investir em inteligência artificial (IA ou, em inglês, AI) em pelo menos algumas das funções do seu negócio. Em 2022, isto será mais do que uma simples transformação digital – com a fusão do edge computing e da IA, aplicações para assistência remota ou monitorização de linha de montagem tornar-se-ão cada vez mais acessíveis. E, à medida que os consumidores fazem mais decisões de compra pelo online, a tecnologia Edge AI, através do analytics, entrará em cena para a compreensão das tendências de consumo e dos padrões de compra e de decisão, fornecendo insights instantâneos que permitirão tomar decisões empresariais em tempo-real.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: