Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Arduino - O que é, para que serve e utilidade

O Arduino é uma plataforma eletrónica de código aberto baseada em hardware e software fáceis de usar. Destina-se a qualquer pessoa que faça projetos.
Share it:
Muitas vezes se houve falar de Arduino por essa internet a fora, muitas vezes associado a projetos desenvolvidos através do principal rival, Raspberry Pi. Mas são poucos aqueles que sabem o que realmente significa Arduino e qual a utilidade.
O que é Arduino?

Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrónica muito versátil e amplamente utilizada por estudantes, apixonados e profissionais das mais diversas áreas. 

O objetivo principal do Arduino é tornar o acesso à prototipagem eletrónica mais fácil, mais barata e flexível. 

A Internet das Coisas (IoT) veio impulsionar esta temática, principalmente no que se refere a automatização residencial mas a verdade é que o Arduino pode estar presente em diversos sectores como o Industrial por exemplo. 
As funcionalidades do Arduino também podem ser facilmente ampliadas, ou seja, não precisas de trocar a placa principal caso queira expandir os recursos do teu projeto. Basta acrescentar sensores, módulos e outras coisas para incorporar novas funções. 

Além disso, depois de programado, o Arduino pode ser utilizado sem a necessidade de um computador, já que o programa instalado na placa permanece em loop, repetindo sem parar, sendo necessário apenas uma fonte de alimentação para que a placa funcione. 

O Arduino foi desenvolvido com base no conceito open-source, o que significa que o projeto da placa e o firmware podem ser utilizados livremente por outros developers e fabricantes. 

Utilização do Arduino

Fazer projetos na plataforma Arduino tem diversas vantagens onde se destacam as seguintes:
  • Baixo custo de prototipagem;
  • Softwares de simulação gratuitos disponíveis;
  • Fácil de programar;
  • Grande número de tutoriais, artigos e projetos prontos na internet;
  • Extensa comunidade de developers;

O Arduino não é a única plataforma de prototipagem eletrónica do mercado. Existem outros projetos e kits de desenvolvimento, os mais comuns são o Raspberry Pi e o BeagleBone.


Cada qual utiliza um microcontrolador diferente e possui projeto de hardware com características próprias. Os preços também variam bastante e algumas outras plataformas não são tão populares.

Arduino é uma plataforma de desenvolvimento e prototipagem amplamente utilizada para criar projetos de IoT (Internet das Coisas), robôs, sistemas de automação residencial e industrial, etc.

A lista de projetos construídos com Arduino é extensa, e a cada dia surgem novas ideias.

Como Funciona?

Existem diversos tipos de placa de Arduino e módulos. Mas antes disso deves espreitar todas as informações e explorar para que realmente queres utilizar Arduino.

Depois disso deves escolher então o que queres comprar em lojas como a PTRobotics, por exemplo.

Tens 6 classes de plataformas de prototipagem Arduino disponíveis no mercado atualmente:
  • Entry Level: Versões mais simples e focadas em quem está a começar a desenvolver projetos eletrónicos;
  • Enhanced Features: Placas com funcionalidades adicionais voltadas para projetos mais complexos;
  • Internet of Things: Plataformas específicas para projetos de Internet das coisas;
  • Education: Apenas um modelo dessa classe, voltado para o ensino de eletrónica e programação;
  • Wearable: Plataformas com características específicas para o desenvolvimento de wearables, ou “tecnologias vestíveis”, como smartwatches e peças de roupa com eletrónica embutida;
  • 3D printing: Impressora 3D desenvolvida com Arduino.

Depois de escolheres o Harwdare, falta ver o Software. O Arduino Integrated Development Environment – ou Arduino Software (IDE) – contém um editor de texto para escrever código, uma área de mensagem, uma consola de texto, uma barra de ferramentas com botões para funções comuns e uma série de menus. Ele se conecta ao hardware Arduino e Genuino para fazer upload de programas e comunicar-se com eles.

A IDE do Arduino também é open-source. O ambiente gráfico foi desenvolvido em Java e baseado em Processig e outras linguagens open-source. 

Nunca é tarde para aprender! Sabe mais aqui.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: