Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Asus ZenBook 13 - Review - A pensar na produtividade

Asus ZenBook 13 - Review - A pensar na produtividade
Share it:
O Asus ZenBook 13 é um portátil clássico de produtividade, digamos que é talhado para te seguir para todo lado e tem muita qualidade.
Asus ZenBook 13 - Review - A pensar na produtividade
Não é necessariamente vistoso, o ultraportátil tem um ecrã 13,3 polegadas, 12 horas de duração de bateria e um desempenho muito bom.

Vamos então ver a análise detalhada.

Design

O design é compacto, fino e ultraleve totalmente metálico o que o torna no companheiro de viagem ideal que pode ser levado para qualquer lugar. 

É um portátil super leve, pesando apenas 1.14kg com um perfil de 13.9mm de espessura. 

Cabe muito bem numa mala, mochila ou mesmo num estojo de mão. Leva para qualquer lado que não te vais cansar.

O ZenBook 13 OLED foi testado para satisfazer a norma militar norte-americana ultra exigente MIL-STD-810G para fiabilidade e durabilidade. 

Os testes consistem num regime punitivo concebido para assegurar a sobrevivência em ambientes severos, incluindo testes de queda com o portátil ligado e funcionamento em condições extremas de altitude e temperatura. 

Asus ZenBook 13 - Review

O ZenBook 13 OLED tem de um lado uma porta HDMI seguido de duas portas Thunderbolt™ 4 USB-C™ que suportam carregamento rápido, ecrãs externos UHD 4K e velocidades de transferência de dados até 40Gbps. 

Deste lado segue por fim o LED indicador da Bateria.

Asus ZenBook 13 - Review

Do outro lado temos USB Type-A de tamanho integral, um leitor de cartões MicroSD e um LED de indicação de energia.

Asus ZenBook 13 - Review

O ZenBook 13 quando o abres inclina automaticamente o teclado, o que ajuda a ao teu conforto posicionando o teclado da melhor maneira, mas prejudica o posicionamento do ecrã. 

A forma de design é diferente e poderia ser melhorada. Se tens mãos muito grandes sais ligeiramente prejudicado com a configuração do teclado que parece bastante estranha no espaçamento.

Asus ZenBook 13 - Review

Teclado e TouchPad

O TouchPad está muito bem conseguido. A tecnologia NumberPad da Asus faz um retorno com um teclado numérico iluminado por LED integrado ao touchpad. 

Ativar o teclado é tão simples quanto clicar no ícone localizado no canto superior direito enquanto deslizar o lado oposto abre a calculadora do Windows. 

A transição entre o cursor com o teclado não é nada difícil, apesar de uma pequena curva. 

Isto torna o ZenBook 13 perfeito para pessoas que estão mais preocupadas com sessões prolongadas de Excel do que processamento de texto. 

No entanto o design do teclado não favorece mãos grandes nem é o mais adequado para jogos ou edição pesada de fotos e edição de vídeo devido ao espaço anormal entre teclas.

Ecrã e Webcam

O ZenBook 13 OLED dispõe de um ecrã OLED NanoEdge muito bem conseguido que torna as cores mais reais em qualquer nível de brilho, com pretos profundos para um realismo melhorado.

Dispõe de validação PANTONE® para uma precisão de cor soberba, e de uma gama de cores 100% DCI-P3 de nível cinematográfico. 

O design com moldura NanoEdge nos quatro lados dispõe de molduras finas que criam uma relação ecrã/corpo de 88% para uma experiência de visualização mais envolvente.

A Web Cam do ZenBook 13 funciona graças à webcam infravermelha de 720p que pode lidar com iluminação fraca. Não tens qualquer problema em realizar videoconferências.

Como o ultra-book não tem um scanner de impressões digitais, a webcam funciona como um detetor facial 3D. O desbloqueio é bastante fácil, leva segundos e reconhece rostos tão precisamente quanto a câmara semelhante de um iPhone. 

Audio

O sistema de áudio do ZenBook 13 OLED é certificado pelos especialistas de áudio Harman Kardon, para garantir um som envolvente e cristalino para comunicações ou entretenimento.

Faz o seu trabalho, tens um som claro e nitido quando efetuas uma video conferência e quando vês entretinimento também se nota muita qualidade.

O Portátil já tem suporte para reconhecimento de voz Cortana e Alexa

Software

O Portátil vem de fábrica com o Windows 10 Pro mas é só fazer a atualização para Windows 11 que está mais do que habilitado.

Asus ZenBook 13 - Review

Bateria

A bateria do ZenBook 13 merece um reconhecimento especial. A ASUS prometa 13 horas de duração da bateria e não anda muito longe da verdade. Consegui 10 horas em uso intensivo, como ver videos, filmes, testes de benchmark entre outras coisas.

A Bateria é de 67Wh e possui carregamento rápido. Quando precisares de recarregar, a função de carregamento rápido pode restaurar a bateria a um nível de carga de 60% em apenas 49 minutos, pelo que estará pronto em pouco tempo.

Hardware e Performance

O ZenBook 13 UX325 possui uma características Mid-range, boas para a produtividade ou para o estudos.

Asus ZenBook 13 - Review

O Intel i5 de quatro núcleos empurra para fora 3,6 GHz ao lado dos seus gráficos integrados Intel Iris Xe. 

Asus ZenBook 13 - Review

Oferece 8GB de RAM e 512GB de espaço na forma de um SSD que é mais que suficiente para atividades cotidianas como navegação na web, consumo de media, aplicações de produtividade, etc.

Asus ZenBook 13 - Review

Para uso geral, o ZenBook 13 oferece um desempenho muito bom principalmente para tarefas de baixo nível. 

Não aquece, nem faz ruído.

Características

Processador: Intel Core i5-1135G7 4 x 2.4 - 4.2 GHz, Tiger Lake UP3 
Gráficos: Intel Iris Xe Gráficos G7 80EUs:
Memória RAM: 8GB MB , DDR4;
Ecrã: 13,30 polegadas 16:9, 1920 x 1080 pixel 166 PPI, OLED, 60 Hz; 
Armazenamento: SSD 512GB; 
Conexões: USB 3.0 / 3.1 Gen1, 2 Thunderbolt, 1 HDMI;
Leitor de Cartão: microSD; 
Rede: 802,11 a/b/g/n/ac/ax (a/b/g/n = Wi-Fi 4/ac = Wi-Fi 5/ax = Wi-Fi 6), Bluetooth 5.0; 
Tamanho: altura x largura x profundidade (em mm): 13,9 x 304 x 203; 
Bateria: 67 Wh Lítio-Polímero, 4 células; 
Sistema Operativo: Microsoft Windows 10 Pro 64 Bit ou Windows 11; 
Webcam: HD 720p;
Peso: 1,07 kg;

Veredicto

O ASUS ZenBook destaca-se pela enorme portabilidade, vida útil excecional da bateria e é muito talhado para trabalho e escola.

Tem um design elegante e ultra fino e um webcam com bom desempenho.

Falta-lhe apenas a verdadeira entrada 3.5mm e o teclado poderia ser melhorado.

Onde Comprar e Preço

Em Portugal nas mais diversas lojas encontras este portátil a partir de 850€.
Share it:

review

Post A Comment:

0 comments: