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Estudo da Epson revela que o mundo está focado em alterações climáticas embora quase 50% da população esteja otimista

Estudo da Epson revela que o mundo está focado em alterações climáticas embora quase 50% da população esteja otimista
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  • A investigação mostra que as pessoas têm nas alterações climáticas uma ameaça primária - a par da crise financeira em curso.
  • Inquérito a 26.205 pessoas em 28 mercados sugere que, apesar dos crescentes impactos climáticos, o otimismo sobre o clima aumentou para mais de 48%*. • A consciência das alterações climáticas leva as pessoas de todo o mundo a adotar estilos de vida mais sustentáveis.
Em todo o mundo, as pessoas estão a intensificar os seus esforços pessoais para evitar as alterações climáticas, de acordo com as últimas descobertas do segundo Barómetro da Realidade Climática da Epson. A investigação do líder mundial em tecnologia sugere que, embora a economia mundial se revele uma distração dos esforços para enfrentar os desafios climáticos, as alterações climáticas continuam a ser uma preocupação primária para muitos.

Apesar de um ano de impactos climáticos sem precedentes, o inquérito também revela que as pessoas estão cada vez mais otimistas de que a catástrofe climática pode ser evitada durante o seu tempo de vida. Os dados também mostram, contudo, que existem variações significativas nos níveis de confiança, impulsionadas por fatores tais como a economia e a idade.

Otimismo - influenciado pela economia e pela idade

Sem surpresas, as questões financeiras imediatas são a principal preocupação das pessoas. Enquanto "fixar a economia" (22%) e "aumento dos preços" (21%) encabeçam a lista de prioridades dos inquiridos, as alterações climáticas ocupam um terço muito próximo (20%). Apesar da recessão económica global, dos conflitos e do aumento das faturas de energia, a crise climática continua a ser uma prioridade para muitas pessoas em todo o mundo. 

As preocupações climáticas, no entanto, não estão a levar ao pessimismo. Antes da COP26 em novembro de 2021, 46% dos inquiridos globais estavam otimistas de que a catástrofe climática poderia ser evitada dentro do tempo de uma vida. À medida que o mundo se prepara para a COP27 no Egipto este ano, o otimismo subiu para mais de 48%. Isto acontece apesar dos impactos das alterações climáticas testemunhados ao longo do último ano, sugerindo um "défice de realidade" nas pessoas que potencialmente não compreendem todos os impactos futuros das alterações climáticas para o mundo.

Investigando mais, é evidente que as médias globais ocultam variações regionais assustadoras nos níveis de confiança. O otimismo é menor na maioria das economias desenvolvidas, por exemplo, do que nas economias emergentes.
  • Os países membros individuais do G7 apresentam todos níveis recorde de otimismo significativamente abaixo da média global de 48%: Canadá (36,6%); França (22,5%); Alemanha (23,8%); Itália (25,2%); Japão (10,4%); Reino Unido (28,4%); e os EUA (39,4%). 
  • As economias rapidamente emergentes e em rápido crescimento registam níveis de otimismo climático significativamente acima da média global: China (76,2%); Índia (78,3%); Indonésia (62,6%); Quénia (76%); México (66%); e Filipinas (71,9%). 

Os resultados sugerem também que a idade é um facto, com as faixas etárias mais antigas e mais jovens mais preocupadas com as alterações climáticas. Aqueles com 55 anos ou mais são o único grupo a citar as alterações climáticas como a sua questão global mais premente (22,2%), enquanto o grupo dos 16 aos 24 é o único a classificá-la em segundo lugar (19,3%) - todas as outras faixas etárias classificam-na em terceiro lugar. 

Yasunori Ogawa, presidente global da Epson, comenta: "O objetivo da Epson está centrado na melhoria das vidas e do planeta, e dedicaremos recursos significativos para o conseguir. À medida que o mundo se reúne para a COP27, o nosso Barómetro da Realidade Climática visa aumentar a consciencialização e potenciar a mudança transformacional. Esperamos que os insights do Barómetro ajudem governos, indústrias e indivíduos a intensificar os seus esforços para evitar o desastre climático. Embora saibamos que há um longo caminho a percorrer, acreditamos que podemos construir um futuro melhor se trabalharmos em conjunto e agirmos agora”.

Realidade, influência e acção 

O crescente otimismo global parece estar em contradição com a realidade climática. Em 2022, o Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC) anunciou que "as alterações climáticas induzidas pelo homem estão a causar perturbações perigosas e generalizadas na natureza e a afetar a vida de milhares de milhões de pessoas em todo o mundo". 

Só este ano, as perturbações abrangeram acontecimentos climáticos adversos em todos os continentes, incluindo: "mega-secas" de décadas em África e na América do Sul; aquecimento rápido tanto do Ártico como da Antártida; inundações mortais na Ásia e Australásia; temperaturas sem precedentes em toda a Europa; e o desaparecimento de lagos na América do Norte. 

A cientista ambiental e Co-CEO da Change by Degrees, Dra. Tara Shine, disse: "A dura realidade é que os últimos sete anos têm sido os mais quentes de que há registo e corremos um risco real de ultrapassar limites de temperatura seguros. No entanto, este inquérito mostra que as pessoas em todo o mundo permanecem esperançosas de que as suas ações, juntamente com as do governo e das empresas, possam transformar a sociedade para melhor. Os desafios imediatos enfrentados pelas economias de todo o mundo, incluindo o

aumento dos preços da energia e dos alimentos, são simultaneamente causas e sintomas das alterações climáticas. Planear a longo prazo e permitir que as pessoas tomem agora medidas climáticas é a ação mais poderosa que os países podem tomar para sustentar o otimismo climático, reduzir a poluição de carbono e construir resistência aos impactos climáticos".

O otimismo não qualificado pode ser visto como um desejo, mas as conclusões da Epson mostram que os inquiridos reconhecem os impactos das alterações climáticas. Mais de oito em cada 10 pessoas (80,2%) citam a evidência dos seus próprios olhos - testemunhando as alterações climáticas na sua vida quotidiana - como o fator mais influente na construção da consciência. Outras influências significativas da informação sobre o clima são vistas através de: 
  • 75,7% acções e/ou campanhas governamentais
  • 75% notícias on e offline
  • 74,2% redes sociais
  • 68,8% campanhas de sustentabilidade empresarial ou comunitária • 64% conferências COP

Parece que, em 2022, o otimismo não está a levar à complacência, mas sim a incitar as pessoas à ação. Entre 2021 e 2022:
  • Caminhar e/ou pedalar cresceu de 83,7% para 87,2% - 31,8% dos inquiridos tem-no feito há mais de um ano  
  • A mudança para as energias renováveis cresceu de 78,2% para 82,4% - 18,6% dos inquiridos fizeram-no durante mais de um ano 
  • A redução das viagens internacionais de negócios e de lazer cresceu de 65,1% para 68,2% - 23% dos inquiridos fizeram-no durante mais de um ano 
  • A mudança para veículos elétricos cresceu de 68% para 72,7% - 10,6% dos inquiridos fizeram-no durante mais de um ano 
  • Adotar uma dieta à base de plantas cresceu de 67,6% para 68,9% - dos inquiridos 16,5% fizeram-no durante mais de um ano  

Enquanto as ações individuais estão a acelerar, é evidente que muito mais precisa de ser feito. Os governos precisam de regular para a sustentabilidade, as empresas precisam de desenvolver políticas e tecnologias sustentáveis, e os indivíduos precisam de acelerar as mudanças no estilo de vida - se o mundo quiser cumprir os seus objetivos em matéria de alterações climáticas e evitar mudanças irreversíveis.

O diretor de sustentabilidade da Epson Europa, Henning Ohlsson, afirma: "Temos a responsabilidade para com as gerações mais jovens de garantir que deixamos o planeta num estado melhor após décadas de danos", adicionando que "não existe uma solução única para este problema, devemos todos desempenhar um papel. Governos, empresas e comunidades precisam todos de se unir para evitar esta catástrofe. Como líder mundial da tecnologia, o nosso dever é recentrar os nossos esforços no desenvolvimento de soluções que ajudem a reduzir o impacto ambiental dos nossos produtos. Cooperando e encontrando soluções, coletivamente podemos todos inspirar ação e provocar mudanças".
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