Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Fracasso da Stayaway Covid explicado em Relatório

Fracasso da Stayaway Covid explicado em Relatório
Share it:
Toda a gente já reparou que a aplicação Stayaway Covid foi um autentico fracasso e por isso deve-se aprender com os erros.
Fracasso da Stayaway Covid explicado em Relatório
Foi há cerca de um ano que o governo lançou a Stayaway Covid, uma aplicação criada especificamente para ajudar a rastrear casos de Covid-19 em Portugal. 

Apesar do apoio do governo, o ciclo de vida da aplicação ficou marcado por diversos problemas e desconfiança dos utilizadores. 

A Associação D3 - Defesa dos Direitos Digitais lançou um relatório que procura saber o que correu mal no desenvolvimento, sendo este o “resultado de mais de um ano de trabalho a reunir estudos, dados e notas de imprensa”. 

A D3 refere que a aplicação ficou marcada por uma série de “falhas técnicas” e destaca uma “falha de segurança grave nos dispositivos Android” que dava acesso indevido aos dados pessoais dos utilizadores. 

Diz a associação que esta falha este presente em grande parte do ciclo de vida da Stayaway Covid e alerta que não há “nota de qualquer auditoria ou investigação por parte do Governo ou outra autoridade”. 

“Este é um precedente preocupante na medida que constitui uma efetiva privatização de uma parte importante dos esforços de combate à pandemia”, afirma a D3 nas conclusões presentes neste relatório. 

Nós já tínhamos aqui alertado que a transparência é muito importante. É preciso saber que o uso da aplicação é voluntário e e preciso também saber como esta funciona e que dados é que recolhe. É preciso também comparar os dados recolhidos desta aplicação em comparação com uma rede social. Recolhe muito menos.

A aplicação foi lançada em agosto de 2020 e foi um autêntico fracasso, mas a culpa não é só dos utilizadores porque os médicos geram poucos códigos e entregam ainda menos. Continuam a haver muitas queixas de pessoas que não conseguem os códigos. Ou de pessoas que recebem os códigos semanas mais tarde quando já não têm sintomas e já não vão a tempo de avisar ninguém.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: