Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Quais são as desvantagens de usar uma VPN?

Quais são as desvantagens de usar uma VPN?
Share it:
São mais as vantagens, mas mesmo assim existem algumas desvantagens em usar uma VPN que devemos saber para não sermos apanhados de surpresa em algum pormenor.
Quais são as desvantagens de usar uma VPN?
Por exemplo na maior parte das VPN grátis são mais as desvantagens que as vantagens, como já explicamos neste artigo.

Uma VPN gratuita tem que ir buscar os rendimentos a algum lado, e elas normalmente fazem isso ao colecionar os teus dados para vender a outras empresas.

Normalmente numa VPN o teu tráfico deveria circular de forma encriptada, em teoria, num túnel de algum tipo até um ponto final, momento em que é desencapsulado e desencriptado e injetado de volta na Internet. 

Privacidade

Mas e quem controla essas operações? Ou quem não controla? Quando usas uma VPN estás a confiar os teus dados e por isso alguém depois da fase de desencriptação pode ou não registar e catalogar esses dados para depois os vender.

As VPNs corporativas têm os mesmos problemas, e deves esperar que, se estiveres a aceder a recursos corporativos, em particular com um laptop fornecido pela empresa - que seu tráfego será monitorado.

Velocidade

A VPN constrói uma "rede falsa" na qual está todo o teu tráfico. Então tem o byte-load do protocolo que está a ser usado (GRE, L2TP, PPTP, HTTP, SSH, etc) além da carga de cabeçalho do teu tráfico, além da tua carga útil. 

Além disso, a sobrecarga de sinalização se o fluxo estiver embalado num túnel TCP versus UDP. Então vais levar, no mínimo, um hit de 20%, até perto de 50%. 

Explicando por outras palavras, é importante notar que os fornecedores de VPN legítimos geralmente fornecem uma velocidade adequada com uma pequena redução, principalmente de 10-20% da velocidade normal da Internet. 

Essa redução na velocidade deve-se ao processo de encriptação dos dados da tua internet que uma VPN implementa para tornar tudo seguro e protegido. No entanto, existem várias causas de redução de velocidade quando há uma queda significativa. Desde logo é que quando acedes a um site através de uma VPN, em vez de te ligares ao site diretamente, vais primeiro ligar-te ao servidor da VPN, esta vai encriptar o teu tráfego e de seguida é que se liga ao site. Este processo todo provoca atrasos. 

As VPNs corporativas são tipicamente muito mais lentas, elas não são operadoras de rede, não são operadoras comerciais de VPN, então normalmente não prestam muita atenção ao desempenho. Além disso, elas já estão tipicamente perto da capacidade de sua infraestrutura de rede.

Preço 

As VPNs gratuitas são mais limitadas por defeitos e por isso se queres um robusta e boa VPN tens que recorrer a uma VPN paga e isso tem um custo. Normalmente uma boa VPN pode alternar entre os 5 a 10€ por mês. 

Qual é a diferença entre VPN grátis e VPN paga?
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: