Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Descoberta diária de novos ficheiros maliciosos aumenta 5,7% para 380.000 em 2021

Descoberta diária de novos ficheiros maliciosos aumenta 5,7% para 380.000 em 2021
Share it:
Em 2021, os sistemas de deteção da Kaspersky descobriram 380.000 ficheiros maliciosos por dia, o que indica um aumento de 5,7% em relação a 2020. Este crescimento está relacionado com o aumento contínuo do número de dispositivos utilizados em todo o mundo, entre outros fatores. Esta é uma das tendências verificadas pelo “Boletim de Segurança da Kaspersky: Relatório Estatístico do Ano”.
Descoberta diária de novos ficheiros maliciosos aumenta 5,7% para 380.000 em 2021

Os sistemas de deteção Kaspersky descobriram uma média de 380.000 novos ficheiros maliciosos diariamente durante os últimos 12 meses, refletindo um crescimento de 20.000 em comparação com o ano anterior. Tradicionalmente, a maioria das ameaças (91%) ocorriam através de ficheiros WindowsPE - um formato de ficheiro específico dos sistemas operativos Windows. Contudo, em 2021, os cibercriminosos começaram a espalhar ameaças associadas ao sistema operativo Linux com mais frequência do que nunca. Como resultado, o número de malware Linux detetado e de software indesejado aumentou 57%.

Mais de metade (54%) das ameaças detetadas pelos sistemas da Kaspersky eram compostas por Trojans não especificados. Enquanto muitos tipos de ameaças refletiam uma diminuição de volume em 2021 em relação a 2020, os Trojan Droppers cresceram 2,24% em relação a 2020. Este tipo de malware é particularmente perigoso, uma vez que estes programas são concebidos como forma de enviar malware mais sofisticado ao dispositivo de uma vítima. Registou-se também um aumento considerável no número de Worms detetados (117,5%), cujo alcance atingiu os 9% - este tipo de malware pode auto-replicar-se e propagar-se de forma independente. Finalmente, os vírus cresceram 27%, aumentando o seu alcance para 10%.

"Ao longo do ano passado, descobrimos mais de 20.000 ficheiros maliciosos por dia, em comparação com o ano anterior. Isto não foi inesperado - a atividade online ainda está no seu auge devido ao trabalho remoto que está a ser adotado em todo o mundo. Além disso, a grande mudança para as operações online significa também que mais dispositivos estão a ser utilizados ao nível mundial. Isto leva a uma superfície de ataque mais vasta e, consequentemente, a uma maior exposição a ameaças. Portanto, melhorar a literacia digital e manter as soluções de segurança atualizadas são duas tarefas extremamente importantes para os utilizadores contemporâneos.", comenta Denis Staforkin, um perito em segurança da Kaspersky.

O “Relatório Estatístico do Ano” faz parte do Kaspersky Security Bulletin (KSB) - uma série anual de previsões e relatórios analíticos sobre mudanças-chave no mundo da cibersegurança. Clique aqui para saber mais sobre o KSB.

Para promover a sua segurança, a Kaspersky recomenda:
  • Não descarregar e instalar aplicações a partir de fontes não confiáveis;
  • Não clicar em ligações de fontes desconhecidas ou anúncios online suspeitos;
  • Criar palavras-passe fortes e únicas, incluindo uma mistura de letras minúsculas e maiúsculas, números e pontuação, bem como ativar a autenticação de dois fatores;
  • Instalar sempre as atualizações. Algumas delas podem conter correções de questões críticas de segurança;
  • Ignorar mensagens a pedir para desativar sistemas de segurança para software de escritório ou cibersegurança;
  • Utilizar uma solução de segurança robusta adequada ao seu tipo de sistema e dispositivos, como o Kaspersky Internet Security ou o Kaspersky Security Cloud. Pode ficar a saber que sites não devem ser abertos e ficar protegido contra malware.

Para assegurar a segurança das organizações, a Kaspersky recomenda:
  • Manter sempre o software atualizado em todos os dispositivos para evitar que cibercriminosos se infiltrem na sua rede, procurando explorar as vulnerabilidades.
  • Estabelecer a prática de usar palavras-passe fortes para aceder a serviços corporativos. Utilizar uma autenticação multifator para o acesso a serviços remotos.
  • Escolher uma solução de segurança de endpoint comprovada, tal como Kaspersky Endpoint Security for Business, que esteja equipada com capacidades de deteção baseada no comportamento e controlo de anomalias para uma proteção eficaz contra ameaças conhecidas e desconhecidas.
  • Utilizar um conjunto dedicado para uma proteção eficaz de endpoints, deteção de ameaças e produtos de resposta para detetar e remediar atempadamente ameaças novas e evasivas. O Kaspersky Optimum Framework inclui o conjunto essencial de proteção de endpoints com capacidade de EDR e MDR.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: