Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Lei de Serviços Digitais está perto - O que significa para o streaming ilegal?

Lei de Serviços Digitais está perto - O que significa para o streaming ilegal?
Share it:
A UE está cada vez mais perto de aplicar a chamada "Lei de Serviços Digitais", legislação que, uma vez aprovada, será um marco na forma como os gigantes da Internet são regulamentados e como fornecem segurança reforçada para os utilizadores.
Lei de Serviços Digitais está perto - O que significa para o streaming ilegal?
Os serviços digitais desempenham um papel importante nas nossas vida: usamos sites, redes sociais, e-books, armazenamento em nuvem, streaming de música e vídeo. Todos estes são definidos como serviços digitais.

O que é a Lei de Serviços Digitais?

Em dezembro de 2020, a Comissão Europeia propôs um novo quadro legislativo para enfrentar desafios como a venda de produtos falsos, disseminação de discurso de ódio, ameaças cibernéticas, limitação da concorrência e domínio do mercado. 

A ideia básica por trás da proposta é: o que é ilegal no mundo real, deve ser ilegal no mundo online também. 

O DSA - Digital Services Act permitirá que os utilizadores tenham uma opinião sobre o que vêem online. A lei regulará anúncios direcionados, por exemplo, e obrigará as plataformas a apagar conteúdo nocivo e ilegal. Em particular, terá como alvo discurso de ódio online, desinformação e produtos falsificados. As plataformas enfrentarão sanções se não agirem.

A nova lei vai afetar plataformas e intermediários online usados ​​por milhões de europeus todos os dias. Eles incluem plataformas de comunicação social como Twitter e Facebook, lojas de aplicações, plataformas de partilha de vídeo e música, como YouTube e Spotify, sites de viagens online como Airbnb e outros mercados digitais. 

Streaming ilegal é o principal alvo

Os utilizadores poderão sinalizar conteúdo ilegal, sendo a plataforma obrigada a notificá-los de quaisquer decisões. Este é o primeiro passo. Mas o que isto significa?

Serviços de IPTV, Netflix, Amazon Prime e canais de desporto premium obtidos sem licença legal devem ser banidos de todos os sites que promovem pirataria online. Agora e para além disso vai haver mesmo uma caça às atividade ilegais de Internet. 

O tráfego online é analisado graças a filtros de upload e isto diminuiu e muito o número de conteúdos ilegais. 

Só que estes filtros de upload que vão à procura de conteúdos ilegais tem vários problemas de privacidade e servem como uma forma de controlo.

O que isto significa para nós?

Para já que podemos ser mais controlados e por isso podem saber se estamos ou não a aceder a conteúdos ilegais.

Podem também saber se usamos alguns sistemas de torrents ou não, além de estarem a par da nossa vida online.

Defendo e defendi aqui que este não é o caminho para o fim da pirataria. 

Analisem primeiro qual é realmente o impacto da pirataria. 

Será que séries e filmes com sucesso enorme tinham o mesmo sucesso sem a pirataria? É uma questão pertinente.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: