Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Samsung revela Exynos 2200

Samsung revela Exynos 2200
Share it:
A Samsung revelou Exynos 2200 com GPU 'Xclipse' que suporta ray tracing acelerado por hardware.
Samsung revela Exynos 2200
Após um atraso inexplicável na semana passada, a Samsung Electronics anunciou o Exynos 2200. O aspeto mais significativo deste processador móvel high-end é a GPU Xclipse baseada em AMD RDNA 2. 

O Exynos 2200 tem uma configuração 1+3+4 que começa com um núcleo "flagship" Arm Cortex X2. Isso é seguido por três núcleos "grandes" cortex-A710 que são "equilibrados de desempenho e eficiência", enquanto quatro núcleos "pequenos" cortex-A510 com eficiência energética completam a CPU. 

Como o chip concorrente da Qualcomm, esses núcleos ARMv9 são construídos num processo de 4nm. Enquanto isso, a "GPU Xclipse" usa a arquitetura RDNA 2 da AMD como uma "espinha dorsal" para trazer o ray tracing (RT) acelerado por hardware e o sombreamento de taxa variável (VRS) para jogos móveis. 

Ray tracing é uma tecnologia revolucionária que simula de perto como a luz se comporta fisicamente no mundo real. Ao calcular o movimento e a cor característica dos raios de luz à medida que saltam da superfície, o ray tracing produz efeitos realistas de iluminação para cenas graficamente renderizadas. 

O sombreamento de taxa variável é uma técnica que otimiza a carga de trabalho da GPU, permitindo que os developers apliquem menor taxa de sombreamento em áreas onde a qualidade geral não será afetada. Isso dá à GPU mais espaço para trabalhar em áreas que mais importam para os jogadores e melhorar a taxa de quadros para uma jogabilidade mais suave. 

A Samsung explica a marca GPU como tal: Xclipse é a combinação de 'X' que representa Exynos, e a palavra 'eclipse'. Como um eclipse, a GPU Xclipse trará um fim à antiga era dos jogos mobile e marcará o início de um novo capítulo emocionante. 

Noutros lugares, a empresa destaca uma unidade de processamento neural atualizada (NPU) que tem o dobro do desempenho do antecessor para IA e cálculos mais paralelos. O ISP (processador de sinal de imagem) suporta sensores de até 200MP e vídeo de resolução 4K HDR ou 8K, bem como: 
  • Até 108 MP no modo de câmara única 
  • Até 64+36 MP em câmara dupla 
  • Até sete sensores de imagem individuais e unidade quatro simultaneamente para configurações avançadas de várias câmaras 
  • Decodifica vídeos de até 4K a 240fps ou 8K a 60fps 
  • Encodes vídeos até 4K a 120fps ou 8K a 30fps 

O Exynos 2200 possui um codec multiforme avançado (MFC) que integra um decodificador AV1, que a Qualcomm ainda não oferece. 

A solução avançadado ecrã possui HDR10+ adicionando mais alcance dinâmico e profundidade à imagem e oferece taxas de atualização de até 144Hz para uma experiência de transição mais responsiva e suave ao jogar jogos.  

Há também um modem 3GPP Release 16 5G que suporta bandas sub-6GHz e mmWave para velocidades de até 10Gbps. 

Em termos de segurança, o Exynos 2200 vem com o Integrated Secure Element (iSE) para armazenar chaves encriptadas privadas, bem como para desempenhar um papel como RoT (Root of Trust). Além disso, um HW de criptografia inline para UFS e DRAM foi reforçado para ter a criptografia de dados do usuário compartilhada com segurança apenas dentro do domínio seguro. 

A Samsung diz que o Exynos 2200 está "atualmente em produção em massa".
Share it:

smartphone

Post A Comment:

0 comments: