Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Imprensa Nacional – Casa da Moeda em destaque no Portugal Digital Awards 2020

Imprensa Nacional – Casa da Moeda em destaque no Portugal Digital Awards 2020
Share it:
  • Gonçalo Caseiro, Presidente do Conselho de Administração da INCM, distinguido como Best Digital Leader
  • ATLAS, projeto de robótica da INCM, vence categoria de Best Future of Operations Project
Imprensa Nacional – Casa da Moeda em destaque no Portugal Digital Awards 2020
A Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM) foi uma das empresas em destaque nos Portugal Digital Awards 2020. Gonçalo Caseiro, Presidente do Conselho de Administração da INCM, foi considerado Best Digital Leader, enquanto o “ATLAS”, o projeto de robótica da INCM com objetivo melhorar a logística da produção e expedição do Passaporte Eletrónico Português e do Cartão do Cidadão, foi o vencedor na categoria Best Future of Operations Project. 

Com 39 anos e o mais jovem dirigente da história daquela que é a última fábrica do Estado, Gonçalo Caseiro tem sido um agente ativo na digitalização e inovação no setor público em Portugal. Desde que assumiu funções na INCM, em 2017, teve como visão a criação de uma cultura de inovação na instituição do Estado que tem como principal missão criar, produzir e fornecer bens e serviços que exigem elevados padrões de segurança, assim como é responsável pela publicação de obras fundamentais da língua e cultura portuguesas e pela produção de moeda corrente e de coleção. 

O resultado foi a criação do INCMLab, um departamento totalmente dedicado à inovação e desenvolvimento de projetos da INCM, uma rede de inovação com cerca de 50 instituições de referência em Portugal e a criação do IN3+, o maior prémio de inovação do país, que distingue as melhores soluções com um milhão de euros. 

Gonçalo Caseiro, Presidente da INCM, refere que “é com muita honra que a INCM recebe estas duas distinções que, na verdade, representam o reconhecimento de todas as equipas envolvidas nesta importante missão de criar uma cultura de inovação, com olhar para o futuro, mas com grande respeito e zelo por uma instituição histórica como é a INCM. Hoje podemos considerar-nos um ecossistema onde se respira tradição e inovação, cruzando-se na nossa ‘Casa’ artesãos, atividade fabril, investigadores, robots e tecnologia de ponta.”

Note-se que o ATLAS, o vencedor na categoria Best Future of Operations Project no Portugal Digital Awards 2020, foi um projeto que nasceu do Prémio IN3+. A ideia vencedora da 2º edição do prémio da INCM tem como objetivo melhorar a logística da produção e expedição do PEP (Passaporte Eletrónico Português) e do CC (Cartão do Cidadão), através da utilização de robótica colaborativa para o transporte de produto entre áreas de segurança, manipulação e operação de um armazém automático e envio dos produtos finais validados para expedição. Baseado no paradigma da Indústria 4.0, permite, não só a garantia da localização e segurança de todos os materiais de valor transportados, como também libertar os colaboradores de tarefas pesadas e automatizadas. Desenvolvido em parceria com o Centro de Investigação UNINOVA, da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa. O projeto ATLAS e o seu respetivo processo logístico pode ser visualizado neste vídeo.

A edição deste ano dos Portugal Digital Awards, um prémio promovido pela IDC com o objetivo de reconhecer os líderes e empresas na área da transformação digital, realizou-se no Casino Estoril e contou com personalidades como André de Aragão Azevedo, Secretário de Estado para a Transição Digital, Francisco Barbeira, Administrador do BPI, João Dias, Administrador da AICEP, Madalena Tomé, CEO da SIBS e Rogério Campos Henriques, CEO da Fidelidade. O Dr. Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, Economia e da Transição Digital, foi o responsável pelo encerramento da sessão.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: