Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Canon oferece dicas para fotografar desporto como um profissional

Canon oferece dicas para fotografar desporto como um profissional
Share it:
Num Verão repleto de desporto, vários Embaixadores Canon partilham conselhos para jovens que aspirem a ser fotógrafos desportivos
Canon oferece dicas para fotografar desporto como um profissional
Kona Ettel no Hirschgarten Skate Park (Munique). Fotografia do Embaixador Canon Richard Walch com a câmara EOS 1D-X Mark III,15mm, 1/2000 seg, f/5.6 e ISO400.

Este ano pudemos finalmente acompanhar os Jogos Olímpicos de Verão de 2020, marcados pela estreia de novas modalidades como o surf e o skate. Não faltaram emoções – nem imagens! – naquela que é a maior celebração desportiva à escala mundial: a fotografia de desporto esteve em grande destaque nas últimas semanas, aliciando os jovens aspirantes a fotógrafos desportivos.

Neste sentido, os fotógrafos profissionais e Embaixadores Canon Molly Darlington, Eddie Keogh, Martin Bissig e Richard Walch partilharam cinco dicas para todos aqueles que estão a iniciar o seu percurso na área da fotografia desportiva:

1. Utilizar a juventude e inexperiência a seu favor

Os jovens fotógrafos que começam a dar os primeiros passos nesta área devem apoiar-se na comunidade de fotógrafos ao seu redor para os ajudar a desenvolver as suas competências. A Embaixadora Canon Molly Darlington considera que o contacto com profissionais do setor, aos quais recorreu para obter ajuda e feedback, ajudou a melhorar o seu trabalho.

“O início de carreira pode ser assustador, mas as pessoas estão dispostas a oferecer alguma orientação. Construam um portefólio e criem uma rede de contactos,” aconselha Darlington. “A maioria dos fotógrafos de desporto responderá aos pedidos de ajuda. Pode não ser imediatamente (não somos os melhores a comunicar), mas eventualmente a resposta chegará, e incluirá boas sugestões. Mesmo que só precisem de alguém que olhe para as vossas fotografias, saibam que muitos fotógrafos estarão disponíveis para o fazer.”

Richard Walch, premiado fotógrafo de ação e cineasta, também aconselha estabelecer parcerias com jovens atletas da mesma idade, para que possam crescer juntos: “Os jovens atletas podem ter um pequeno patrocínio no início, mas uns anos mais tarde poderão conseguir patrocinadores maiores, e um fotógrafo de desporto pode construir uma carreira a seu lado. Enquanto são jovens, os atletas também precisam de fotografias, e estão dispostos a deixar-se fotografar. Se quiserem utilizar as suas imagens para cartões ou websites, poderão ajudar-se mutuamente de forma gratuita; contudo, se os patrocinadores do atleta quiserem utilizar as imagens, essa parceria torna-se um negócio.”

2. Praticar em clubes e parques desportivos locais

É fácil assumir que os jovens fotógrafos nascem com talento natural, mas na realidade é provável trabalhem muito, e há vários anos. Molly Darlington, por exemplo, começou a fotografar no seu clube desportivo local aos 16 anos de idade.

"Vi um anúncio do meu clube local de futebol amador a perguntar se alguém queria fotografar os jogos, apenas pela experiência," relata Molly. " Quando comecei, não era boa fotógrafa. Não tinha consciência do que estava a fazer. Mas continuei a praticar e a experimentar com diferentes configurações.”

Também Eddie Keogh, fotojornalista de desporto já veterano, oferece conselhos aos jovens fotógrafos – sabendo que muitos deles têm como objetivo chegar às maiores ligas de futebol o mais depressa possível, explica que nem sempre esse é o caminho mais acertado: “Aprende-se muito mais a fotografar futebol, râguebi, hóquei ou ténis num parque local. Procurem sair, seja qual for o estado do tempo – e não só quando está sol, porque a chuva pode tornar as imagens mais atmosféricas – e pratiquem, pratiquem, pratiquem".

3. Criar emoção – mesmo quando não há nenhuma

Quando uma equipa de futebol ganha um grande campeonato, não são as imagens do jogo que mais se destacam – mas sim as fotografias da equipa a celebrar dentro de um autocarro rodeado por milhares de pessoas.

“É preciso fotografar também aquilo que circunda o desporto propriamente dito: as emoções, as celebrações e as deceções,” explica Richard Walch. “Ao fotografar uma maratona, não captamos o momento da partida, mas sim a chegada à meta, porque é aí que está a emoção. Procurem o expoente máximo de ação e emoção. Se conseguirem combinar estes dois elementos numa imagem, sairão vencedores.”

Também é importante conhecer bem a “história do dia” do que estamos a fotografar – seja um jogador que regressa a um ex-clube ou um treinador em risco de despedimento por ter perdido quatro jogos de seguida.

“Um fotógrafo tem de contar a história de cada jogo. Às vezes é difícil, especialmente a meio da temporada,” conta Eddie Keogh. “Se um jogo significar que uma equipa pode ser promovida, despromovida ou colocada em play-offs, há muito mais emoção nele. Enquanto fotógrafos, terão de criar emoção, porque as pessoas se identificam com ela."

4. Conhecer a modalidade que se pretende fotografar

Fotografia do Embaixador Canon Martin Bissig com a EOS R5 e a objetiva Canon RF15-35mm F2.8 L IS USM a 35mm, 1/120 seg, f/14 e ISO200.

Um fator fundamental para o sucesso na fotografia de desporto é conhecer a modalidade que se pretende fotografar: é necessário saber como os atletas se movimentam e que posições resultam bem.

“Se eu for fotografar atletas de skate, posso pensar que estes parecem bons; mas, se mostrar as imagens a adeptos ou profissionais da modalidade, eles podem dizer, por exemplo, que a mão não está no ângulo certo,” explica Martin Bissig, fotógrafo suíço de ação ao ar livre. “Eu não sei, porque não pratico skate – no entanto, sei exatamente como o ciclismo de montanha deve aparecer numa imagem.”

Conhecer a modalidade é a única maneira fiável de captar aquelas frações de segundo capazes de alterar a direção do jogo. Os fotógrafos necessitam de estar conscientes do que está a acontecer, conhecer o jogo e ser capazes de antever o que vem a seguir.

5. Criar a própria carreira

Os profissionais concordam que é importante trilhar um caminho próprio na área da fotografia de desporto – quer seja na prática fotográfica ou na procura de um nicho onde brilhar.

Muitos jovens fotógrafos frequentam o ensino superior, mas também é possível ter sucesso na área optando por um caminho diferente – muito do progresso está relacionado com quem se conhece e com quem aprende.

“Vai parecer assustador fazer tudo sozinho, mas não é assim tão complicado,” conta Molly Darlington. “Quando tinha 16 anos, achava que o setor era aterrador. Agora, diria que é perfeitamente acolhedor.”

É igualmente importante não sentir que é necessário fotografar aquilo que toda a gente fotografa. Encontrar um nicho próprio é o segredo para o sucesso – e permite destacar-se de outros fotógrafos.

“Quanto mais comercial for a modalidade desportiva, mais fácil será vender imagens. Tive muita sorte porque, quando comecei, o snowboard disparou, assim como a procura por imagens deste desporto. Tornei-me rapidamente um dos poucos fotógrafos ‘de elite’ a cobrir a modalidade à escala global,” comenta Richard Walch. “Se quiserem fotografar futebol ou atletismo, haverá mais 50 fotógrafos em campo, e será muito difícil conseguirem ser melhores do que eles.”
Share it:

fotografia

Post A Comment:

0 comments: