Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

SAS cria ‘The Batting Lab’ para ensinar, de forma divertida, às crianças o valor dos dados no desporto

SAS cria ‘The Batting Lab’ para ensinar, de forma divertida, às crianças o valor dos dados no desporto
Share it:

 SAS cria ‘The Batting Lab’ para ensinar, de forma divertida, às crianças o valor dos dados no desporto


Nesta “gaiola”, as crianças aprendem como melhorar os seus lances de basebol e softbol através da análise de dados

Uma experiência que promove a literacia de dados e, graças ao desporto, prepara as crianças para um futuro baseado em analítica

Muitas seleções de futebol presentes no Mundial de Futebol de 2022 no Qatar já estão a usar a análise de dados para melhorar o desempenho em campo


O SAS, líder em analítica, criou o ‘The Batting Lab’, uma experiência interativa que usa Inteligência Artificial, Visão Computacional e IoT para ajudar as crianças a melhorar o seu desempenho desportivo, neste caso, swings de basebol e softbol, através do uso e da análise de dados.

Literacia de dados através do desporto

O 'The Batting Lab' aplica a ciência de dados à atividade desportiva para ajudar as crianças a entender melhor o uso de estatísticas, tornando os dados e a analítica mais acessíveis, relevantes e divertidos. O novo programa do SAS ajuda os jovens a prosperar num mundo cada vez mais orientado pela analítica. De facto, as próprias tecnologias usadas no 'The Batting Lab' são as que ajudam empresas e governos de todo o mundo a tomar melhores decisões e melhorar a vida dos cidadãos espalhados por todo o mundo.

"O SAS há muitos anos que apoia a literacia de dados para ajudar as pessoas a prosperar num mundo cheio de dados, tornando-se uma competência essencial para o sucesso pessoal e profissional. Temos que preparar as gerações futuras e entusiasmá-las desde logo com a matemática e a estatística, de forma a que vejam como estas podem ser aplicadas em atividades que elas gostem, como é o caso do desporto", diz Luca Spinelli, Diretor de Transformação de Negócios, Emerging EMEA & ASEAN no SAS.

"Este projeto é um exemplo de como a analítica pode ser usada no basebol, mas princípios semelhantes podem ser aplicados a qualquer outro desporto, como o ténis ou o golfe. Todos os dias vemos organizações desportivas a aumentar os seus esforços para se transformar em organizações orientadas pelos dados, incorporando novas fontes que lhes permitem ser cada vez mais ágeis na tomada de decisões e apoiar os seus objetivos ao longo das temporadas, atualizando-os à medida que a competição avança ao longo do ano e corrigindo, se necessário, para melhorar o seu rendimento. Assim, à medida que as crianças aprendem a usar a analítica de forma eficaz, ficam a conhecer as competências que irão necessitar quando tiverem de decidir no futuro”, explica Victor Morais, Customer Success Manager do SAS Portugal.

2022 é o ano perfeito para os mais novos terem consciência que o rendimento e desempenho dos atletas se pode medir e, com base nesta análise, aplicar melhorias que têm impacto direto nos resultados das suas equipas. Para o Mundial de Futebol no Qatar 2022, o SAS usará o 'The Batting Lab' para mostrar aos mais pequenos a relação entre a análise de dados e a melhoria de desempenho. De facto, a maioria das federações de futebol que participam nesta grande competição já estão a utilizar múltiplas soluções e análises para alcançar a excelência e, com ela, a vitória.

Uma “gaiola” de lances de última geração

O 'The Batting Lab' é composto por uma “gaiola” que possui inúmeros sensores e câmaras que captam a postura, o swing e os detalhes da trajetória da bola graças à Inteligência Artificial, Visão Computacional e IoT. Após a análise, diferentes comentários e sugestões são partilhados através das telas para aperfeiçoar a técnica de batidas. Estes sensores podem reunir até 50.000 pontos distribuídos entre o corpo e o taco, o que significa que, numa única sessão de 50 swings, podem ser analisados ​​até 2,5 milhões de pontos de dados. Com todos estes dados reunidos, o novo programa SAS permite que os lançadores vejam como otimizar a sua distribuição de peso, posição das mãos ou movimentos centrais, melhorando o desempenho e prevenindo futuras lesões.

A “gaiola” de batidas está localizada na sede do SAS na Carolina do Norte. Desta forma, para que todas as crianças possam melhorar o seu desempenho, o The Batting Lab disponibiliza um 'Data Playbook' virtual, uma versão online do programa já disponível. Assim, crianças e pais podem usar registos com os seus progressos e obter dicas enquanto melhoram as suas batidas e ganham confiança no uso de dados e analítica no campo .




Share it:

Post A Comment:

0 comments: