Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Tenho um negócio, mas estou preparado para receber clientes internacionais?

Tenho um negócio, mas estou preparado para receber clientes internacionais?
Share it:
Todos os indicadores apontam que, neste verão, os turistas vão regressar em força às ruas portuguesas, mas será que o meu negócio está preparado para os receber? Sabendo a importância que o turismo tem para os negócios, é fundamental continuar a inovar e a apostar em soluções que melhorem a experiência de compra dos clientes internacionais.
Para isso, hoje existem soluções de pagamento que trazem um conjunto de vantagens para os negócios e para os consumidores, nomeadamente a tecnologia de conversão de moeda DCC e a aplicação Tax Free. Mas no que consiste cada uma e porque é uma mais-valia a junção de ambas?

DCC: negócio de portas abertas para o mundo

Qual o significado das siglas DCC? Dynamic Currency Conversion

No que consiste? É uma opção de pagamento que permite que clientes internacionais, titulares de cartões estrangeiros, façam compras na minha empresa, podendo escolher entre pagar na moeda de origem do cartão ou em euros.

Como funciona? Através do terminal de pagamento ou das páginas de pagamento online, a funcionalidade DCC – Conversão de Moeda reconhece a moeda de origem do cartão do cliente e, caso o pagamento seja elegível para DCC, o valor é apresentado na moeda de origem e em euros, bem como a taxa de câmbio e o markup (ou seja, a percentagem de lucro sobre o preço de custo). No final, cabe ao cliente decidir em que moeda prefere pagar.

Não estou a prejudicar as entidades financeiras portuguesas com esta conversão? Através desta funcionalidade, a conversão, anteriormente realizada pelo emissor do cartão, passa a ser efetuada pelos emissores estrangeiros, não prejudicando, de forma alguma, as entidades financeiras portuguesas. Inclusivamente, os negócios, além de receberem pagamentos de clientes de todo o mundo, recebem uma receita adicional através do markup – valor pago pelo titular do cartão quando este realiza a conversão de moeda numa transação DCC e que substitui o valor que seria cobrado pela entidade emissora do cartão em caso de uma transação não DCC. Este valor visa compensar as entidades financeiras intervenientes pelos riscos e custos associados a esta conversão e o seu valor difere de acordo com a moeda de origem.

Quais as vantagens para o meu negócio? 

Permite receber pagamentos de clientes de todo o mundo (em loja física ou online), sem barreiras ou complicações, ter conhecimento do valor que o cliente vai pagar e um melhor controlo das despesas, o que se traduz num maior consumo.

Quais as vantagens para os clientes estrangeiros? 

Passam a ter a possibilidade de escolher em que moeda é que querem pagar, têm uma maior transparência na conversão de moeda e certeza do valor a pagar permitindo o controlo de gastos.

Tax Free: uma via rápida para o reembolso de IVA

No que consiste? 

Numa tradução livre, “tax free” significa “livre de impostos” e, na prática, consiste num benefício que pode ser usufruído em Portugal por cidadãos residentes fora da União Europeia, permitindo-lhes obter o reembolso do Imposto de Valor Acrescentado (IVA) de compras realizadas em território nacional.

Como funciona? 

Depois de entrar numa loja com o autocolante “Shop Tax Free”, o cliente internacional deve informar o funcionário de que pretende esse serviço no momento da compra. Para tal, terá que apresentar o passaporte ou outro documento que seja oficialmente reconhecido como válido, de modo a confirmar que reside fora da União Europeia.

Não existem requisitos para recorrer ao Tax Free? Para beneficiarem do Tax Free, os clientes devem cumprir os seguintes requisitos: ter residência fiscal fora da União Europeia; as compras não devem ser de natureza comercial; o valor de cada compra, por fatura, deve ser igual ou superior a 50€ (líquido de imposto); o cliente deve sair da UE com os bens na bagagem pessoal até ao 3º mês seguinte à compra.
Quais as vantagens do Tax Free? É um argumento de venda junto do consumidor final, oferece ao cliente um desconto extra (que não afeta a rentabilidade de loja), aumenta o ticket médio em loja, oferece uma maior liquidez ao cliente e melhora a experiência de compra do cliente. Adicionalmente, promove uma maior facilidade na gestão integrada dos negócios e poupança de tempo e recursos (uma vez que os formulários em papel são substituídos pela comunicação digital).

Desta forma, ao juntar, num único terminal, estas duas funcionalidades (DCC + Tax Free), estou a promover uma maior transparência no momento do pagamento, na medida em que os clientes internacionais podem pagar na sua moeda de origem e, adicionalmente, emitir o pedido Tax Free diretamente no terminal, sem terem de recorrer aos formulários em papel.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: