Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

É seguro contratar serviços online?

É seguro contratar serviços online?
Share it:
Contratar serviços online torna-se cada vez mais uma prática recorrente, aplicando-se às mais variadas áreas do saber e de negócios. 
É seguro contratar serviços online?
A questão que hoje se coloca é: será seguro contratar serviços online? Ou será a interação humana indispensável na hora de fechar negócio? Procuramos expor os benefícios da contratação dos mais variados serviços através da internet. Quer estejamos a falar de serviços tão diversos quanto os de empresas de limpeza, construção civil para obras em casa ou tantas outras. 

Como posso saber se a empresa prestadora de serviços é fidedigna? 

A Internet é um mundo imenso, repleto de possibilidade mas ainda assim não livre dos seus ocasionais perigos. Por isso, torna-se imperativo saber como identificar um prestador de serviços ou empresa com intenções transparentes e separá-los de potenciais tentativas de fraude. 

Informação é poder, e, tendo em conta essa pequena verdade, é importante confirmar que a empresa que encontrámos online é de confiança, levando a cabo uma pequena check list e verificando campos como a presença de: 
  • Fotografia de perfil e descrição geral completa da entidade; 
  • Portfólio de projetos que permita identificar claramente o ramo de atividade e experiência; 
  • Dados verificados sobre a própria estrutura do negócio; 
  • Provas prestadas, ou seja, existência de testemunhos que confirmem a qualidade do prestador; 
  • Presença da empresa em diretórios online, caso se trate de um negócio registado e não de um freelancer sem empresa aberta; 
Deveremos, portanto, escolher trabalhar apenas com os negócios mais fortemente autenticados e que oferecem mais informação aos seus potenciais clientes. Nunca devemos deixar de procurar certos dados essenciais como previamente validados, incluindo: 
  • Dados de identificação; 
  • Dados de contacto: presença confirmada de e-mail, telefone, website, redes sociais (...); 
  • Registo criminal; 
  • NIF e morada; 
  • Seguros necessários por lei; 
  • Licenças (caso se aplique); 
Um negócio legítimo e sem nada a esconder terá uma presença clara e distinta na internet, sendo do seu próprio interesse a promoção dos serviços oferecidos. Uma atividade fraudulenta sofrerá, por outro lado, de uma falta de especificidade no que diz respeito à sua presença online. 

Como fechar online a contratação de um serviço? 

Todo o processo de contratar serviços online deverá acontecer com o máximo possível de profissionalismo e transparência. Ou seja, depois de fornecidos todos e quaisquer dados necessários, passamos a elaborar um contrato escrito que defina, da forma mais clara, os termos desta prestação de serviços. 

A orçamentação deverá ser realizada de antemão e incluir todo e qualquer custo, de forma a evitar surpresas. É também importante que todos os materiais utilizados no serviço e os seus respectivos encargos estejam especificados nesta documentação prévia, que serve como garantia para ambas as partes. 

Este contrato deverá também incluir os respectivos prazos de cumprimento das obrigações contratuais, não deixando assim margem para dúvidas ou interpretações díspares. 

Que outros cuidados devo ter ao contratar serviços online? 

São diversas as medidas de segurança ponderadas para tornar a contratação de serviços através da internet o mais segura possível. Realçamos agora alguns cuidados adicionais: 

1 - Contrate através de plataformas que permitam aferir a fiabilidade 

Por exemplo, e regressando à questão de procurar dar primazia a profissionais avaliados positivamente por outros clientes, algo útil poderá ser procurar profissionais em plataformas que ofereçam um historial detalhado e transparente dos serviços prestados e respectiva carteira de clientes desta empresa ou prestador. 

Por exemplo, a Zaask, plataforma que permite a clientes encontrar profissionais que sejam capazes de corresponder às suas necessidades, permite ler as avaliações de clientes prévios e compreender de forma mais detalhada o modus operandi do profissional.

2 - Compare preços antes de fazer a sua escolha 

Outra razão pela qual a utilização de plataformas de serviços se torna recomendável passa pela importante comparação de preços e funções desempenhados pelos diversos profissionais. 

Antes de contratar um prestador, é aconselhável comparar o que têm as diferentes empresas a oferecer. 

Vamos imaginar que estava a pensar dar um novo aspecto à sua casa de banho. Procurar, nas páginas qualificadas para o efeito, a orçamentação de diversos profissionais focados em remodelação de casas de banho não só poderá permitir centralizar o trabalho em menos fases, como permitirá ainda ter acesso à mão-de-obra mais especializada no setor. 

3 - Não se comprometa com o pagamento total antes de a prestação estar realizada 

Por vezes, certas regras fundamentais são transponíveis caso falemos do online ou offline. Não se comprometa com o pagamento de um serviço do qual ainda não usufruiu, de forma a reduzir significativamente qualquer hipótese de se ver numa situação mais arriscada.

Procure avaliar a realização do trabalho segmentando-o em objetivos ou etapas, de forma a acompanhar detalhadamente todos os avanços e recuos sem pagar antes de ver certas metas atingidas. 

4 - Registe todos os materiais adquiridos e respectivas características 

Com parte do serviço a ser realizado à distância, como a compra dos materiais a utilizar para o efeito, reforça-se a importância de saber de onde vieram estes elementos, qual a sua qualidade, autenticidade, custo e todo e outro qualquer dado que permite manter a total transparência e rigor no que diz respeito ao registo do serviço. 

Deixar estes elementos apenas do lado da empresa contratada poderá levar a um desconhecimento geral do ponto de situação, o que é particularmente importante não acontecer neste contexto de distanciamento físico. 

5 - Mantenha privadas as informações mais sensíveis 

Este último ponto pode parecer simples, mas é na realidade um dos mais essenciais. É imperativo manter um controlo significativo sobre esta operação, não revelando ao prestador de serviços informações sensíveis sobre o negócio ou individualidade de quem contrata o serviço. 

Mantenha um registo das movimentações da sua conta e não revele dados demasiado pessoais e desnecessários para o processo em causa. 
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: