Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

MEO com coima de 84 milhões

MEO com coima de 84 milhões
Share it:

MEO recebe coima de 84 milhões de euros por cartel com a NOWO. A Autoridade da Concorrência (AdC) aplicou à MEO uma coima de 84 milhões de euros ao dar como provada a prática de cartel com a operadora NOWO.

MEO com coima de 84 milhões

Basicamente a multa é devido a que a  MEO combinou os preços e repartiu os mercados com a NOWO 

Este cartel celebrado entre a MEO e a NOWO implicou aumentos de preços e redução da qualidade dos serviços prestados, assim como restrições na disponibilização geográfica dos mesmos serviços, que penalizaram os consumidores em todo o território nacional.", avança a ADC.

Após a celebração de um contrato de MVNO entre estas empresas, a MEO e a NOWO firmaram um acordo anticoncorrencial através do qual a NOWO se comprometeu a não lançar serviços móveis fora das áreas geográficas onde disponibilizava serviços fixos. Não concorrendo assim, com a MEO nas zonas de Lisboa e do Porto."

Outro aspecto a realçar é que a NOWO deixou o mercado para a MEO e privou consumidores de melhores preços.

No âmbito deste cartel, a NOWO acordou igualmente com a MEO não disponibilizar ofertas móveis a 5 euros ou menos (ou com preços mais baixos face aos preços de ofertas similares no mercado)."

A NOWO acordou ainda implementar aumentos de preços e reduzir a qualidade nas ofertas em pacote de serviços fixos e móveis. Em contrapartida, a MEO comprometeu-se, no essencial, a melhorar as condições contratuais do contrato MVNO celebrado com a NOWO, sobretudo no que diz respeito aos preços praticados entre ambas, no contexto da utilização de infraestruturas, e a resolver problemas operacionais no âmbito da execução desse contrato.

Autoridade da Concorrência. 

O cartel vem de 2018, a MEO leva a coima de 84 milhões à MEO, a NOWO fez um pedido de clemência, atendido pela AdC, escusando-se ao pagamento de coima similar. Segundo informa a entidade competente, o Programa de Clemência prevê um regime especial de dispensa ou redução de coima em processos de cartel em que a primeira empresa a "confessar" fazer parte deste tipo de esquemas pode benificiar de dispensa de coima. 

Vivemos na republica das bananas. Já temos os preços mais elevados e a cartelização é constante.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: