Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Tecnologia Powerline, como, quando e onde?

Tecnologia Powerline, como, quando e onde?
Share it:

Paredes espessas, casas grandes com vários andares, áreas inacessíveis... O que o impede de ter uma boa ligação Wi-Fi?

Estamos na era da conectividade e vivemos diariamente a batalha para melhorar a ligação Wi-Fi, especialmente porque temos muitos equipamentos ligados simultaneamente: telemóveis, televisores inteligentes, tablets, computadores, consolas de vídeo e equipamentos inteligentes. Melhorar a nossa experiência Wi-Fi tem uma solução, mas nem sempre é fácil escolher a solução mais apropriada para cada caso.

Num tema passado falámos sobre os extensores de cobertura, hoje vamos concentrar-nos na tecnologia Powerline ou PLC (Power Line Communications), cujo objetivo é alargar o acesso à Internet utilizando a rede elétrica existente como veículo para transportar dados. Significa este cenário que a sua instalação não requer cabos adicionais, já que todo o processo acontece na infraestrutura elétrica de sua casa.

Como funciona?
Para configurar uma rede Powerline básica, são necessários pelo menos dois adaptadores: um servirá como transmissor e o outro ou outros como recetor/es. O primeiro é ligado à tomada ao lado do router e fica ligado a ele, é assim que envia o sinal através da rede elétrica. Os outros são ligados às áreas onde queremos expandir a cobertura, para que receba a informação enviada pelo primeiro e extraia os dados que lhe chegam.

A tecnologia Powerline não é nova, mas satisfaz necessidades muito particulares de ligação/acesso à Internet. Para garantir que funcionam de forma ótima há algumas considerações que devemos ter em conta:
  • Instalação elétrica. Ao utilizar a infraestrutura elétrica para a transmissão do sinal, deve ter em conta que ela deve ser única em toda a casa. É igualmente importante ter em conta que a instalação elétrica não deve ser muito antiga e deve funcionar corretamente, uma vez que será o canal de comunicação dos equipamentos.
  • Velocidades. Os adaptadores PLC seguem a norma HomePlug AV / AV2, que define as velocidades que serão capazes de transmitir. Um HomePlug AV atinge uma velocidade de de até 600 Mbps na instalação elétrica, contudo, se necessitar de mais largura de banda pode optar por um HomePlug AV2. Dependendo da norma HomePlug AV, a velocidade, a estabilidade portanto as experiências do utilizador podem variar.
  • Plug & Play. Já ouviu este termo antes? É uma das grandes vantagens desta tecnologia. Refere-se à facilidade de instalação, uma vez que requer muito mais do que apenas ligá-lo, ligá-lo à porta LAN do router, e ligar o outro adaptador ao mesmo circuito. É importante que a ligação seja diretamente feita na tomada, não podendo funcionar ligado a extensões elétricas ou em réguas de tomadas...
A tecnologia powerline é uma forma rápida e fácil de “espalhar” dados e acesso Wi-Fi a cada canto da sua casa, eliminando a necessidade de cablagem dispendiosa ou perfuração desnecessária.

A TP-Link tem equipamentos Powerline que incluem Plug and Play, sincronização Wi-Fi automática e portas Ethernet para ligações que proporcionam experiências de conectividade únicas como se estivesse ligado diretamente ao router. Veja propostas como o TL-WPA8631P com tomada integrada para evitar o desperdício da tomada elétrica. Tem banda dupla, botão de clonagem Wi-Fi e oferece transferências de velocidade ultrarrápidas de até 1300Mbps no wireless. Também integra a tecnologia One Mesh ™ que, juntamente com o seu router TP-Link One Mesh, forma uma rede Mesh unificada para uma transmissão ainda mais fluida enquanto se desloca pela sua casa.

Pode escolher o modelo mais apropriado de acordo com as suas necessidades e orçamento disponível em: https://www.tp-link.com/pt/home-networking/powerline/

Para mais informações sobre o TP-Link, visite-nos em www.tp-link.pt ou siga-nos no Facebook, Instagram, Youtube e no blog TP-Link.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: