Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Cabo submarino da Google impulsiona expansão dos negócios em Portugal

Cabo submarino da Google impulsiona expansão dos negócios em Portugal
Share it:
Novo relatório mostra que cabo submarino Equiano da Google irá impulsionar a expansão dos negócios em Portugal e aumentar o comércio com África
Cabo submarino da Google impulsiona expansão dos negócios em Portugal
  • Estudo da Copenhagen Economics, encomendado pela Google, estima que os futuros cabos submarinos que conectam Portugal - Equiano e EllaLink - irão levar a um acréscimo potencial anual do PIB português de até € 500 milhões
  • Estas infraestruturas de conectividade permitirão um comércio, investimento, produtividade e bem-estar do consumidor mais fortes
  • Outros benefícios são o apoio a parceiros operacionais de telecomunicações que fornecem acesso de banda larga eficiente e de alta qualidade, beneficiando um vasto conjunto de empresas portuguesas e consumidores, utilizadores de Internet

O investimento global em infraestruturas como data centers, cabos submarinos e fibras terrestres resultam na melhoria do alcance, velocidade e estabilidade da internet, permitindo a continuidade dos serviços digitais. A Copenhagen Economics divulgou um relatório encomendado pela Google, que revela o impacto económico do cabo submarino Equiano financiado pela Google, em conjunto com o cabo submarino EllaLink, com financiamento private equity. Ambos os cabos submarinos serão implementados no espaço de um ano e têm um impacto económico potencial de longo prazo de até € 500 milhões a mais por ano no PIB português. O impacto está associado às melhorias da infraestrutura digital, fruto dos próximos cabos que serão implementados em 2021 (EllaLink) e 2022 (Equiano).

O estudo levou em consideração os dois cabos para perceber o impacto na economia e mostra que Portugal tem uma oportunidade única de desenvolver a sua indústria de tecnologias de informação e comunicação (TIC) com os novos cabos submarinos de grande escala que vão chegar a Portugal. Espera-se que estas infraestruturas de conectividade permitam o desenvolvimento de novos negócios, investimentos mais eficientes e melhorias no comércio e nos negócios que, por sua vez, irão levar a uma maior produtividade, novas oportunidades económicas e mais crescimento económico.

Impacto positivo do Equiano em Portugal e no comércio

A transformação digital da economia portuguesa tem implicações comerciais importantes. O e-commerce e os produtos digitais dependem cada vez mais do comércio digital, e a procura por serviços digitais está a aumentar em muitas indústrias. Cabos submarinos como o Equiano melhoram a qualidade da internet em termos de largura de banda e redução na latência, o que faz aumentar a procura pela utilização de dados na internet.

De acordo com o estudo, as empresas portuguesas que já têm negócios com os países africanos ganham a oportunidade para reforçar as exportações e outras poderão ter aqui oportunidades para explorar levando a um aumento das trocas comerciais entre Portugal e os países africanos, em igualdade de condições. O estudo mostra que melhorias nos cabos submarinos podem aumentar as exportações em países com maiores e menores rendimentos e que estas são uma oportunidade importante para as PMEs, uma vez que as barreiras à entrada e à expansão em mercados conectados são reduzidas.

É igualmente esperado que o Equiano tenha um impacto positivo no investimento estrangeiro permitindo que Portugal seja ainda mais um local de investimento atrativo enquanto porta digital para África. O estudo da Copenhagen Economics mostra ainda efeitos mais amplos relacionados com o bem estar do consumidor, tais como uma maior conectividade adicional que irá trazer benefícios em termos de melhorias dos processos principais existentes de transformação digital:

Através da Internet, os consumidores obtêm acesso a novos canais de distribuição de produtos existentes (e-commerce, streaming de música e vídeo, software etc.), bem como a novos produtos digitais de baixo custo (cloud, motores de busca, redes sociais, etc.).

Na área da saúde, permite que os fornecedores de serviços de saúde implantem novas soluções digitais e novas formas de trabalho, potenciando melhores resultados para os pacientes e possíveis reduções de custos.

Os serviços educacionais prestados a alunos podem, em grande medida, tornar-se digitais, resultando em melhorias na qualidade e no acesso à educação.

Mais conectividade para todos graças também ao investimento orientado para o mercado em cabos submarinos

A procura por uma melhor conectividade digital tem vindo a crescer globalmente já que a Internet está incorporada na forma como os consumidores, empresas e governos funcionam diariamente. E para responder a esta procura, são realizados investimentos em infraestrutura de rede global, composta por tecnologias como data centers, edge caches, cabos submarinos, fibra terrestre que permitem melhorias no alcance, velocidade e estabilidade. No caso do Equiano, ele irá beneficiar indivíduos, empresas e o setor público, e operadores da cadeia de valor das telecomunicações.

De acordo com Bruno Basalisco, Diretor na Copenhagen Economics, “As infraestruturas de conectividade, como os cabos submarinos, só podem proporcionar todo o benefício económico para as atividades online de empresas e consumidores quando há boas condições para o comércio digital, cadeias de valor internacionais, incluindo quadros legais eficientes que permitem um fluxo de dados transfronteiriços que todas as empresas podem aceder. Podemos pensar no cabo submarino Equiano como uma nova autoestrada intercontinental de última geração com 12 vias beneficiando os utilizadores da Google e os clientes Google Cloud,, mas também pronta para ser usada por vários parceiros operacionais de telecomunicações para apoiar todos os tipos de utilizadores finais online - não apenas da Google. Como a pandemia Covid-19 mostrou, há uma necessidade de que as infra estruturas de conectividade sejam adaptáveis e resilientes às mudanças nas necessidades sociais em evolução para que o uso da Internet e a transformação digital possam continuar a evoluir enquanto mantém os nossos países globalmente conectados da forma mais eficiente."

20 vezes mais capacidade de rede com o cabo submarino Equiano

A configuração inicial do cabo submarino Equiano começa na Europa Ocidental e percorrerá a costa da África Ocidental - entre Portugal e África do Sul - com várias ligações ao longo do caminho, e começará a operar em 2022, proporcionando oportunidades únicas para Portugal e um acesso mais rápido de empresas europeias para o mercado africano. Nas fases futuras do projeto, novas ramificações serão construídas e adicionadas ao longo da rota para a África do Sul.

Batizado de Equiano, em memória de Olaudah Equiano, um jovem escritor nigeriano e abolicionista escravizado quando criança, o cabo terá aproximadamente 20 vezes mais capacidade de rede do que o último cabo construído para servir a costa da África Ocidental e será o primeiro cabo submarino a incorporar comutação óptica ao nível da fibra que simplifica a alocação da capacidade da rede e fornece a flexibilidade para adicioná-la ou realocá-la em diferentes regiões, consoante necessário. Equiano é um dos mais de 15 investimentos em cabos submarinos realizados em todo o mundo pela empresa.

O estudo da Copenhagen Economics está disponível aqui.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: