Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

TV pequena ou monitor de PC? Qual a melhor tecnologia

TV pequena ou monitor de PC? Qual a melhor tecnologia
Share it:
Apesar de parecerem semelhantes no tamanho, foram construídos para fazer trabalhos muito diferentes.
TV pequena ou monitor de PC? Qual a melhor tecnologia
Durante anos, foi fácil decidir entre uma TV pequena e um monitor de PC, tinham diferentes tipos de entradas e serviam funções diferentes. 

Normalmente para trabalharmos preferimos um monitor mas se for para ver filmes e jogar jogos de consola já não é bem assim.

Estamos na era da media multiplataforma e conectividade totalmente digital, onde facilmente se confunde um monitor de uma TV pequena principalmente quem pouco percebe do assunto.

Mas não é bem assim, há algumas grandes discrepâncias no preço e desempenho dessas duas tecnologias de exibição diferentes apesar da tendência ser de convergência. Tudo, desde resoluções até taxas de atualização, tipos de painéis ao desempenho de pixéis e interfaces até o input lag são mais próximos do que nunca mas não totalmente iguais. 

Tamanho

As pequenas TVs são geralmente aquelas de até cerca de 32 polegadas, o que as coloca na extremidade superior do mercado de monitores tradicionais, em termos de tamanho. 

Mas as TVs menores tendem a ser modelos inferiores com características limitadas e especificações. Se queres um ecrã pequeno de alta qualidade, um monitor é a melhor aposta

Praticamente todas as TVs têm proporção 16:9, combinando com o formato de conteúdo típico de TV, embora os filmes tendem a ser mais largos ainda. Os monitores, por sua vez, estão disponíveis numa gama muito mais ampla de fatores de forma. 

16:9 ainda é a proporção mais popular, o que significa que, para cada 16 pixeis ao longo do eixo horizontal do ecrã, há nove pixels ao longo da vertical, mas 21:9 e até mesmo monitores 32:9 estão disponíveis, além de alguns painéis ímpares com proporções mais altas como 3:2. 

Para assistir vídeos e jogar a maioria dos jogos, 16:9 continua a ser o melhor compromisso geral. Painéis mais amplos podem ser ótimos para multitarefas, por exemplo, visualizar várias páginas da Web ou documentos lado a lado. Eles também podem adicionar imersão para certos cenários de jogo, como jogos de condução e títulos de aventura. No entanto, nem todos os jogos para PC funcionam bem com monitores ultra-wide e o suporte a jogos de consola é muito limitado de fato. 

Sub-Pixeis

Cada pixel em qualquer ecrã a cores é composto por um número de sub pixeis. A estrutura mais comum é conhecida como RGB, que indica subpixeis vermelhos, verdes e azuis nessa ordem. Quase todos os monitores de PC são RGB, na verdade, para computação, qualquer coisa que não seja RGB padrão é um problema. 

Isso porque sistemas operativos como o Windows dependem da estrutura de subcon pixes para renderizar fontes com precisão e tranquilidade. 

Muitas TVs também usam RGB, mas algumas ficam com BGR (azul, depois verde e depois vermelho), e isso significa que aplicações de computação e browsers em grande parte não são ideais, enquanto sistemas RBGW mais complexos encontrados em algumas TVs também tendem a reduzir detalhes e nitidez. 

Se uma TV usa um painel IPS, provavelmente é RGB, enquanto um painel VA pode ser RGB ou BGR, mas como os fabricantes de TV nem sempre listam informações de sub-pixeis, isso pode ser muito mais difícil de discernir com pequenas TVs do que com monitores de PC. 

A questão do HDR

HDR ou renderização de alto alcance dinâmico é a tecnologia de exibição atual mais complicada. É um campo minado de padrões concorrentes, de alegações confusas e às vezes enganosas. 

Pelo mais simples, um display HDR pode mostrar elementos de imagem muito brilhantes e muito escuros ao mesmo tempo e sem comprimir detalhes. Se essa é a ideia, a realidade é mais complicada. 

Em termos de tecnologia de painel, os displays OLED são melhores na renderização de elementos mais escuros, enquanto os melhores painéis LCD são superiores quando se trata de atingir esses picos de picos. 

É tudo um alvo um pouco móvel à medida que os painéis OLED ficam mais brilhantes e os ecrãs LCD melhoram o seu contraste e desempenho com pouca luz. Tudo isso levanta a questão de como TVs e monitores se comparam quando se trata de HDR. 

Para começar, quase não há monitores OLED e também poucas TVs pequenas com painéis OLED. Então, na prática, é LCD versus LCD, basta lembrar que TVs e monitores vendidos como modelos 'LED' são na verdade displays LCD com luzes de fundo LED. 

No mercado de TV até 32 polegadas, poucos oferecem desempenho HDR verdadeiro. O mesmo se aplica à maioria dos chamados monitores HDR, que tendem a ser certificados VESA DisplayHDR 400. 

Em ambos os casos, eles não são muito brilhantes e não têm escurecimento local. 

Resumindo, o desempenho adequado do HDR permanece fora de alcance em pequenas TVs e na maioria dos monitores. 

Resolução 

Uma área onde os monitores oferecem muito mais opções é a resolução. Podes ter qualquer coisa de 1080p a 1440p e 4K de apenas um monitor de proporção de 27 polegadas. 

O pequeno mercado de TV, entretanto, é dominado por conjuntos de 1080p ... Há exceções mas são poucas ou nenhumas. 

O pequeno mercado de TV, entretanto, é dominado por conjuntos de 1080p. Isso continua a baixar os preços e é indiscutivelmente bom para assistir TV e jogar jogos de consola. Mas para jogos sérios de PC e uso geral da produtividade do PC, 1080p carece de detalhes e precisão.

Os principais benefícios das resoluções mais altas são detalhes e nitidez, o que pode realmente importar para renderização de fontes no Windows num PC. É menos crítico para TV e vídeo, especialmente com tamanhos de ecrã menores. 

Quanto aos jogos, apenas as consolas mais recentes podem fazer qualquer coisa acima de 1080p. Para jogos para PC, resoluções mais altas dão melhor qualidade de imagem, mas também trazem muito mais carga no teu subsistema gráfico. 

Atualmente, muitos jogadores veem 1440p ou 2.560 por 1.440 pixels como o melhor compromisso entre detalhes e taxas de quadros. 

Qual deles é mais responsivo? 

A tecnologia de exibição mais rápida em termos de resposta a pixeis é o OLED. Mas, como descobrimos, poucas pequenas TVs ou monitores estão disponíveis com painéis OLED. Então, é uma questão de comparar tipos de painéis LCD. 

Hoje em dia, a maioria dos monitores e TVs são tipos de painéis IPS ou VA, com painéis TN agora bastante raros. Infelizmente, muitos fabricantes de TV não citam o desempenho de resposta a pixeis, especialmente para conjuntos menores. 

Mas, como regra geral, o IPS é mais rápido que o VA, embora alguns painéis VA de ponta agora rivalizem com IPS para velocidade total. 

Quanto aos monitores, os painéis IPS mais rápidos agora alcançam 1ms de resposta MPRT cinza a cinza ou 0,5ms, representando duas maneiras ligeiramente diferentes de medir a resposta. 

Resumindo, os melhores monitores de PC para jogos são mais sintonizados para a resposta de pixeis do que pequenas TVs. 

Dito isto, um monitor orientado para fins gerais ou produtividade terá resposta de pixel comparável a uma TV pequena e medindo cerca de 5-8ms cinza-cinza. A outra metade da equação de velocidade é taxa de atualização. É o que determina o quão responsiva um ecrã se sente às entradas ao jogar jogos, mas muito menos importante para assistir vídeo ou computação geral. 

Os monitores de jogos mais rápidos agora podem atingir 360Hz, enquanto as pequenas TVs são tampadas em apenas 60Hz. 

Dito isto, com um PC muito poderoso ou uma das consolas mais recentes é necessário realmente aproveitar ao máximo um ecrã de alta atualização. 

Configuração

As TVs usam HDMI, enquanto os monitores normalmente oferecem HDMI e DisplayPort. Por outras palavras, não deves ter nenhum problema em conectar uma TV ou monitor a qualquer coisa, desde um PC até a uma box TV ou consola de jogos. 

HDMI 2.1 e suporte para 4K a atualização de 120Hz é atualmente um tópico quente no mercado de jogos de TV e consola. Nós já falamos aqui dele! 

Mas não é extremamente relevante para pequenas TVs de até 32 polegadas, nenhuma das quais são mais de 60Hz. 

Dito isto, se estás a planear conectar uma TV 4K mais barata a um PC, certifique-se de que ele tem pelo menos HDMI 2.0 para garantir atualização de 60Hz a rodar em resolução nativa. 

Para monitores, entretanto, as taxas de atualização mais altas oferecidas por alguns modelos são mais amplamente suportadas pela interface DisplayPort, que é uma interface padrão em praticamente todas as placas gráficas recentes. 

A maior vantagem de escolher uma TV 

Nesta era de serviços de streaming multiplataforma, podes assistir a maioria dos conteúdos em quase qualquer dispositivo. No entanto, uma smart TV é provavelmente a solução mais simples para aceder a mais ampla gama de conteúdo. 

Podes ter um sintonizador integrado mais uma plataforma de smartTV com as aplicações mais procuradas como Netflix, Amazon Prime, Disney +, etc. 

Também conectas a um PC e consola com literalmente todas as opções cobertas. 

Existe um pequeno problema, TVs 4K baratas ou não, estão disponíveis no segmento de 40 polegadas a 48 polegadas. E isso é muito grande para uso de desktop. No entanto, esta classe de TV oferece acesso a recursos como o verdadeiro recurso HDR com escurecimento local full-array e atualização de 120Hz. 

Os modelos de 1080p de 32 polegadas podem ser tidos por menos de 200€, o tipo de preço que não te dá muita escolha no mercado de monitores. Enquanto isso, monitores high-end de 32 polegadas vão para preços mais altosem quatro dígitos. Claro, isso é comparar uma TV low-end 1080p com algo como um monitor 4K HDR. 

Monitor de PC ou TV pequena? 

Se é pela qualidade de imagem, um monitor ganha com facilidade. Da mesma forma, se queres ter acesso a uma mais ampla gama de conteúdo, a TV ganha. 

Uma TV pequena e barata pode fazer uma boa exibição completa para tudo, desde jogos e assistir filmes até computação ocasional. 

Por outro lado, quanto mais frequentemente usares um ecrã de um PC, mais benefício terás em usar um monitor. Desde navegar, jogar, etc. 

Algumas coisas, como taxas de atualização muito altas só podem ser obtidas num monitor, não numa TV. 
Share it:

monitor

tv

Post A Comment:

0 comments: