Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Visa Pour L’Image 2021 – Canon celebra o melhor do fotojornalismo

Visa Pour L’Image 2021 – Canon celebra o melhor do fotojornalismo
Share it:
Visa Pour L’Image 2021 – Canon celebra o melhor do fotojornalismo
Pelo 32º ano, a Canon Europa tem o prazer de anunciar que estabelecerá uma parceria com o Visa Pour L’Image, um dos principais festivais de fotojornalismo do mundo, durante a Pro Week – de 30 de agosto a 4 de setembro de 2021. Celebrando o melhor do fotojornalismo, esta parceria de longa data sublinha o compromisso contínuo da Canon para com a arte do fotojornalismo e os fotógrafos que captam alguns dos capítulos mais importantes da nossa história. Desde estudantes que aprendem novas competências a profissionais que exploram o mundo em que vivemos, a parceria da Canon com o Visa Pour L’Image promove o talento emergente e o storytelling criativo através de iniciativas empolgantes – como a Bolsa Canon para Fotojornalistas Femininas, a Bolsa de Vídeo Canon e o Canon Student Development Programme.

O melhor do fotojornalismo no feminino
Pelo vigésimo primeiro ano consecutivo, a Canon e o Visa Pour L’Image vão entregar a Bolsa Canon para Fotojornalistas Femininas a uma fotógrafa excecional, em reconhecimento do seu contributo para o fotojornalismo. A vencedora de 2021, Acacia Johnson, receberá 8.000€ para levar a cabo o seu projeto no Alaska – “To Know the Earth from Above: The Bush Pilots Connecting Rural Alaska”. Atualmente, apenas 20% daquele estado americano é acessível por estrada, e dezenas das suas povoações remotas, em grande parte compostas por comunidades nativas, dependem de aeronaves para serviços essenciais, incluindo alimentação, cuidados médicos e transporte de emergência. Esta bolsa permitirá que Johnson dê visibilidade a esta comunidade – começando na sua cidade natal, Anchorage – através de retratos em grande formato dos pilotos com as suas aeronaves, bem como de fotografias aéreas dos aviões em voo nas paisagens do Alaska.

Tanto Johnson como a vencedora do ano passado da Bolsa Canon para Fotojornalistas Femininas, a fotógrafa turca Sabiha Çimen (com o projeto “Hafiz: Guardians of the Qur’an”) apresentarão os seus trabalhos na edição de 2022 do festival Visa Pour L’Image.

Bolsa de Vídeo Canon
Para celebrar a produção criativa de documentários e reconhecer o melhor talento emergente, a Canon e o Visa Pour L’Image têm o prazer de atribuir a Camille Millerand a segunda Bolsa de Vídeo Canon para uma curta-metragem documental. Millerand empregará o apoio financeiro de 8.000€ para trabalhar no seu projeto “The Invisibles”, focado nos trabalhadores ilegais que são parte fundamental da atividade económica de França. Millerand também receberá um empréstimo de equipamento de vídeo profissional pioneiro da Canon para desenvolver este trabalho.

O documentário será apresentado na edição de 2022 do festival, juntamente com o trabalho de 2020 do primeiro premiado com a Bolsa de Vídeo Canon: o fotógrafo e cineasta franco-suíço Michaël Zumstein – cuja curta-metragem documental, “Bangui la coquette”, explora a organização do concurso Miss República Centro-Africana.

Inspirar futuros fotojornalistas
O ano de 2021 marca a quinta edição do Canon Student Development Programme – dedicado àqueles que procuram perseguir uma carreira na área da fotografia. A decorrer durante a Pro Week, entre 1 e 4 de setembro, este programa será apresentado pela segunda vez em formato digital. Este ano, a Canon ofereceu a mais de 200 alunos de toda a Europa, Médio Oriente e África a oportunidade de participar neste programa de desenvolvimento intensivo, que pretende melhorar as capacidades e impulsionar o avanço das suas carreiras, apresentando os alunos a alguns dos melhores profissionais do setor em palestras e sessões de análise de portefólios. Alguns dos editores e curadores de fotografia envolvidos são: Fiona Shields (The Guardian), Chiara Bardelli Nonino (Vogue Itália), Whitney Richardson (The New York Times), Jay Davis (Getty), Mohamed Somji (Gulf Photo Plus) e Lars Lindemann (GEO).

Com início no dia 1 de setembro e aberto a todos os visitantes que se inscrevam através da Canon, o programa contará com diversas palestras inspiradoras e educativas – realizadas em formato digital – por parte de profissionais de renome mundial. Os oradores deste ano incluem convidados da Magnum, Politiken e Reuters, que partilharão a sua visão sobre a responsabilidade moral e ética dos fotógrafos, o que as agências e editores de fotografia procuram quando contratam um fotógrafo, o poder do multimédia e como pensar primeiro do ponto de vista social.

Exposições dos Embaixadores Canon
No âmbito do festival, vão também decorrer diversas exposições em Perpignan. Jérôme Gence, vencedor do Prémio Pierre & Alexandra Boulat 2020 e Embaixador Canon, apresentará o projeto “Telework”. Esta história de 2019 gira em torno de nómadas digitais em Bali – para onde se mudaram jovens que fugiram da vida urbana e aderiram ao trabalho remoto, desfrutando agora de uma nova rotina “low cost” debaixo do sol e das palmeiras. Para além disso, Gabriele Galimberti, Embaixador Canon, apresentará o trabalho “The Ameriguns” – para o qual viajou até aos Estados Unidos da América, a fim de conhecer portadores de armas orgulhosos das suas coleções e captar os seus retratos, com as suas armas, nas suas casas.

Para mais informações sobre o Canon Student Development Programme, por favor visite:

Os utilizadores credenciados podem aceder ao Canon Digital Lounge através do website do Visa Pour L’Image:www.visapourlimage.com
Share it:

fotografia

Post A Comment:

0 comments: