Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Recolha e gestão de dados ambientais são peça chave para uma transformação sustentável

Recolha e gestão de dados ambientais são peça chave para uma transformação sustentável
Share it:
Relatório ‘From traditional companies to sustainable companies’ da NTT DATA revela que Recolha e gestão de dados ambientais são peça chave para uma transformação sustentável

A consultora de negócios e tecnologia salienta que, para alcançar os objetivos de sustentabilidade e descarbonização nos próximos anos, é necessário realizar uma dupla transformação nas operações e gestão empresarial: sustentabilidade e digitalização.
A NTT DATA, consultora global de negócios e tecnologia, que reinventa e transforma as organizações pela inovação, acaba de apresentar o relatório ‘From traditional companies to sustainable companies’, uma análise que coloca a sustentabilidade como um grande objetivo a ser alcançado na próxima revolução industrial, sublinhando o papel da análise de dados e de um modelo de gestão de dados na tomada de decisões.

Atualmente, as questões relacionadas com o capital natural e social são também questões financeiras e a tendência para que estas sejam completamente interdependentes é evidente. Esta nova abordagem requer um sistema interligado onde os riscos decorrentes de grandes desafios globais (alterações climáticas, perda de biodiversidade e desigualdade social) podem ser facilmente analisados com base na informação fornecida pelas empresas, através de um modelo de relatórios integrados que incorporem a nova visão de sustentabilidade.

Este relatório aborda as oportunidades apresentadas pela transição das empresas para novos modelos de produção, que são sustentáveis e viáveis ao longo do tempo, uma estratégia que está diretamente ligada às medidas legislativas lideradas pelos fundos NextGen da Comissão Europeia, que dedicam uma grande parte do seu peso financeiro à transição energética ágil e eficaz de todos os estados-membros.

O relatório mostra que não se trata de reduzir o impacto da atividade humana no ecossistema, mas sim de dar a este impacto uma trajetória positiva. O relatório apresenta os eixos mais importantes de uma estratégia de transformação para o sector empresarial baseada na sustentabilidade, como fator económico e de bem-estar. Para isso, a NTT DATA propõe o desenvolvimento de um modelo de negócio dual-material. Por outras palavras, um modelo que considere tanto o impacto do ambiente na empresa, como o impacto da empresa sobre o ambiente.

Análise de dados como impulsionador da transformação

Passar de um negócio normal para um negócio sustentável requer uma mudança transformacional em termos de medição de riscos, aproximação de oportunidades, gestão da informação e, ainda, de decisões que conduzam a novos modelos de financiamento e entrada de investimento. A proposta da consultora está centrada no potencial da gestão dos dados ambientais como um denominador comum da transformação, integrando cinco áreas de ação: a economia circular, a luta contra as alterações climáticas, a proteção da biodiversidade, a agricultura e a água.

O relatório destaca, em particular, a gestão de dados como o caminho para um modelo transversal de sustentabilidade. Para ilustrar, compara-o, por exemplo, ao carvão, combustível que ajudou a impulsionar a transformação numa sociedade moderna - embora comprometida em termos de sustentabilidade. Agora, são os dados que nos vão permitir evoluir para uma sociedade baseada no conhecimento e uma economia muito mais sustentável. Conforme refere Catarina Soares, Sustainability Services & Green Deal Director da NTT DATA Portugal, ‘num mundo data-driven, a Sustentabilidade não é exceção. O desafio passa por criar modelos lógicos de informação desde a fonte até ao indicador, assentes em sistemas integrados e ágeis, com equipas com conhecimento e cultura de dados’.

Para as empresas, o reforço da monitorização e rastreabilidade da informação através da tomada de decisões orientada por dados, automatização e inteligência artificial (IA), não só representa uma oportunidade para melhorar a eficiência das operações comerciais, mas é também a melhor ferramenta para evitar qualquer risco de greenwashing - injustificada apropriação de virtudes ambientais por parte de organizações ou pessoas.

O modelo de gestão de dados defendido pela NTT DATA visa identificar indicadores sólidos, relevantes e oportunos que mostrem a sustentabilidade de um modelo de negócio. Dessa forma, podem garantir uma gestão mais eficiente, aumentar o seu valor e facilitar o financiamento, reduzir os custos operacionais, aumentar a eficiência produtiva e responder às exigências de reputação de um mercado mais exigente.

De acordo com Alonso Domínguez, Partner, Head of Green Deal and Sustainable Engineering da NTT DATA EMEAL, "o compromisso da NTT DATA passa por oferecer consultoria ambiental e serviços de engenharia que integrem soluções tecnológicas associadas para permitir aos nossos clientes estabelecer uma framework integrada, capaz de aumentar a transparência e boa governação da empresa e melhorar a informação operacional e contabilística, incorporando impactos positivos e negativos, além dos riscos sociais e naturais da tomada de decisões".

Qualquer estratégia empresarial baseada em dados empíricos relevantes, rastreáveis e certificáveis pode reduzir custos onde for realmente necessário, aumentar a eficiência dos processos, liderar oportunidades de mercado e contribuir para o desenvolvimento sustentável a partir de uma posição de liderança, fornecendo valor em duas direções: do território ou da sociedade para a empresa e vice-versa.

Faça o download do relatório completo aqui.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: