Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Vai de férias? Siga as dicas da Phenix para desperdiçar menos neste verão

Vai de férias? Siga as dicas da Phenix para desperdiçar menos neste verão
Share it:
As típicas férias de verão são as mais ansiadas pela maioria das pessoas ao longo do ano. Não só pelo facto de serem maiores, para muitos, mas também pelo sol que irradia os dias, pela oportunidade de relaxar e pelo facto de haver mais tempo para a família e para os amigos. 
Chega o tempo da preparação da logística. Desde as listas com o que deve ser levado, até às compras no supermercado, é sempre possível evitar o desperdício e adotar pequenos gestos que podem fazer toda a diferença. A Phenix, uma das marcas líderes no combate ao desperdício na Europa, partilha algumas dicas úteis sobre como diminuir o desperdício nesta época:
  1. Esvaziar o frigorífico - Os alimentos frescos, por norma, têm um prazo de validade mais curto do que a maioria dos outros produtos. Desta forma, tente consumir e reaproveitar o que tem no frigorífico antes de ir de férias.
  2. Congelar alimentos que não vai usar para já - Congelar é sempre uma boa opção uma vez que aumenta a durabilidade dos produtos alimentares. Se sabe que não irá consumir tudo o que tem no frigorífico, a tempo de uma longa viagem até ao destino das férias, congele! Alguns exemplos de produtos que podem ser congelados, não são tão óbvios, como o leite (congele em cubos e poderá refrescar o seu café mais tarde) ou as ervas aromáticas (faça cubinhos de azeite e ervas e congele para utilizar na confeção de pratos principais), mas este processo não só aumenta o prazo de validade dos alimentos, como acaba por ser bastante prático.
  3. Levar comida de casa - Lembra-se da regra do “First In, First Out”? Pois bem, é isso mesmo! Se comprou primeiro, faz sentido que consuma primeiro. Se tem comida em casa que deverá ser consumida nos próximos tempos, como por exemplo alimentos secos ou conservas, e se a viagem permitir o devido acondicionamento, porque não levar para as férias ao invés de comprar de novo no destino?
  4. Não comprar demasiada comida - Muitas das vezes, existe a tendência para exagerar na compra de alimentos durante as férias. Neste sentido, faça uma lista do que acha que vai precisar, não vá ao supermercado com fome e tenha sempre em consideração as quantidades, de forma a evitar que haja desperdício.
  5. Converter as sobras das refeições principais em snacks - Sobrou comida do almoço ou do jantar? Porque não reaproveitar para lanches na praia ou para snacks durante um trilho? Panquecas de legumes, croquetes de arroz com atum, palitos de cenoura, ou pizza são algumas formas simples de reaproveitar ingredientes das refeições principais e que podem ser adaptados a qualquer tipo de alimentação.
Evitar o desperdício alimentar é cada vez mais uma prioridade e está ao alcance de todos. Mais dicas sobre como fazer parte desta missão estão disponíveis no Instagram e no Blogue da Phenix.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: