Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

A Simon promove a Cultura da Luz na Milan Design Week, capital mundial do design

A Simon promove a Cultura da Luz na Milan Design Week, capital mundial do design
Share it:

 A Simon promove a Cultura da Luz na Milan Design Week, capital mundial do design


A intervenção “Inspired in Barcelona: SPA” concebida por Guillermo Santomà foi instalada no distrito de Brera do Fuorisalone 

                                         

A Simon participou pela primeira vez na Milan Design Week, que decorreu de 18 a 23 de abril na cidade italiana. A empresa fez a sua estreia com Inspired in Barcelona: SPA, uma interpretação artística do potencial do setor da iluminação na Catalunha e em Barcelona, criada pelo artista Guillermo Santomà e localizada no coração da cidade: a Igreja de Santa Maria del Carmine, Distrito de Brera – Fuorisalone. 

A instalação foi o projeto protagonista da ação Inspired in Barcelona, organizada pelo BcD - Barcelona centre de Disseny e promovida pela Câmara Municipal de Barcelona e pela Generalitat de Catalunya, que este ano é inteiramente dedicada à luz. Nesta edição, a Simon atuou como parceiro conceptual. 

Milão é uma cidade de referência nos setores do design de mobiliário e iluminação, mas é durante a Milan Design Week que se transforma na imbatível capital mundial do design e num importante polo de atração internacional. Milão acolhe todos: autores consagrados e jovens artistas promissores, criadores de diferentes origens e gerações, que todos os anos vêm de cada vez mais países mostrar o seu trabalho e a sua criatividade. É, sem dúvida, um evento imperdível para todos os que estão ligados ao mundo do design, da arquitetura e do design de interiores. 

A presença da Simon no Fuorisalone, com este projeto digno de nota, está ligada à dimensão cultural dos eventos que têm lugar no centro histórico de Milão. E a sua vocação, quer de investigação tecnológica, quer de expressão artística, que explora a cultura da luz intrinsecamente ligada aos espaços em que vivemos.   


INSPIRED IN BARCELONA: SPA

Inspired in Barcelona, a iniciativa promovida pelo Barcelona Centre de Disseny, visita pela quarta vez o Fuorisalone de Milão com o objetivo de posicionar o setor do design catalão e a marca Barcelona com valores como a criatividade, o design, a arquitetura e as tendências.

A obra é uma criação de Guillermo Santomà, um criador de renome cujo trabalho combina design, arquitetura, escultura e performance para criar uma peça capaz de refletir os sentimentos do nosso tempo através de uma expressão artística inovadora e sem precedentes.

Trata-se, portanto, de um espaço arquitetónico no qual Santomà trabalha a luz como matéria, utilizando-a em vários níveis, explorando as frequências visuais e térmicas e colocando-as em contacto com os corpos, tanto arquitetónicos como humanos, e com diferentes peles. Pretende investigar o modo como a luz atua e a sua capacidade transformadora, esculpindo novas formas, modificando a sua morfologia, numa relação sempre fluida e mutável. 

É uma construção de 70 m2 com um telhado de quatro águas, coroado por uma claraboia. O interior, revestido por lajes de porcelana, recria a pedra evocando as rochas da gruta primitiva. Por seu turno, a repetição da peça industrializada que simula um material natural tem como objetivo criar um efeito digital quando recebe a luz.

O exterior é uma estrutura exposta, um esqueleto que aloja a cablagem tecnológica sob a forma de uma membrana técnica. Emoldurada por quatro pilares, a claraboia sublinha o ponto em que Santomà colaborou com a ProtoPixel, parceira tecnológica da Simon. A ProtoPixel está também presente na sinalética luminosa que emoldura a entrada da instalação e lhe confere luz digital dinâmica.

Inspired in Barcelona: SPA é uma instalação totalmente experiencial com zonas distintas: um spa de lama argilosa; uma montanha de cascalho vulcânico aquecida por luzes infravermelhas que, em contacto com o corpo, o modificam; uma mesa de cromoterapia na qual a luz é difratada e, consoante a cor e a frequência, atua de forma diferente em contacto com a pele; um ponto frio que congela a humidade ambiente e o corpo perceciona o contraste de temperatura, ativando o fluxo sanguíneo. Uma malha de luz ultravioleta no teto, com uma frequência eletromagnética fora do espetro visível, tinge o espaço de azul ao mesmo tempo que o desinfeta, evidenciando uma nova funcionalidade da luz. 

Durante a semana, os 15 500 visitantes puderam experimentar e usufruir de diferentes ambientes de luz e temperatura, e da forma como se ativam e se transformam em contacto com os corpos. 

A instalação é acompanhada por um trabalho de investigação também realizado pelo artista, materializado numa publicação que envolve as seguintes empresas: Bover, Estiluz, Faro Barcelona, Lamp, Parachilna, Vibia. Trata-se de um ensaio eminentemente visual em torno da indústria e uma visão de futuro que deposita expectativas na tecnologia e nos modos de produção a fim de determinar mudanças e avanços positivos. “Se não olharmos para o futuro e para a forma como produzimos, a indústria não faz sentido”, defende Santomà. 


O conceito Organic Light

O projeto Inspired in Barcelona: SPA tem semelhanças com o contributo conceptual Organic Light, desenvolvido pelo Departamento de Design e Sustentabilidade da Simon, na sua dimensão dinâmica e de potencial transformador. Na ótica de Guillermo Santomà, a luz orgânica é aquela que faz parte do ecossistema e ocupa o máximo de valores possível, sendo o mais completa possível no seu espetro. Neste sentido, podemos dizer que existe organicidade.

Em conclusão, o artista explora a luz no seu amplo espetro eletromagnético, para além do que é visível aos seres humanos, e explora a forma como cada frequência tem o seu impacto nos corpos, arquitetónicos e humanos, e em todos os organismos do ecossistema em que vivemos. Enquanto instalação experiencial, oferece aos visitantes uma espécie de imersão ou banho de luz do qual não sairão indiferentes. É também uma reivindicação artística da potência e da projeção internacional atualmente vividas pelo setor das empresas especializadas em iluminação de Barcelona e da Catalunha.

Há muito que a Simon reconheceu que a luz é muito mais do que as soluções que concebe, fabrica e comercializa. O seu contributo para a cultura da luz baseia-se na criação ou colaboração em projetos que ajudam a ver, sentir e compreender a luz, aliando arte e tecnologia para a humanizar e aproximar das pessoas. A intervenção de Guillermo Santomà junta-se às várias iniciativas artísticas e eventos culturais, como o Festival Llum BCN, o Festival Tulou na China ou o laboratório de arte Alameda no México nos quais a Simon participa, e que lhe permitem aprender e investigar com criadores que inspiram com novas visões e conceitos.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: