Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Dia Mundial da Criança: 5 dicas para introduzir os mais novos no mundo da programação

Dia Mundial da Criança: 5 dicas para introduzir os mais novos no mundo da programação
Share it:
Dia Mundial da Criança: cinco dicas para introduzir os mais novos no mundo da programação
Escola líder em formação tecnológica Ironhack incentiva pais a promoverem competências tecnológicas desde cedo
Lisboa, 30 de maio de 2023 – Segundo o relatório "O Futuro do Trabalho 2023", elaborado pelo Fórum Económico Mundial, 23% das profissões atuais devem sofrer mudanças até 2027 sobretudo devido à tecnologia. Neste sentido, é essencial proporcionar às crianças as competências adequadas que lhes permitam navegar no mercado laboral do futuro, começando pela programação. Aprender a programar não é apenas uma competência técnica, mas também uma forma de promover a literacia digital, ao capacitar as crianças a compreenderem e a envolverem-se ativamente com a tecnologia que as rodeia.

Assim, a Ironhack, escola líder em formação tecnológica, reúne cinco dicas para ajudar os pais a introduzir as crianças no mundo da programação:

1. Fazer conexões com o mundo real: Mostrar como a programação está presente em todo o quotidiano e nas ferramentas que as crianças começam a usar naturalmente, como, por exemplo, em aplicações, websites e dispositivos eletrónicos. É importante explicar como os conceitos aprendidos podem ser aplicados no mundo real.

2. Escolher uma linguagem de código acessível: Optar por uma linguagem de programação que seja adequada para crianças, como Scratch, Blockly ou Python Turtle. Estas linguagens têm interfaces visuais e simplificadas que facilitam a aprendizagem e estimulam o pensamento lógico nos mais novos.

3. Utilizar recursos interativos online: para começar a aprender linguagens de código, procurar recursos online, como tutoriais interativos, jogos e aplicações, que ensinam conceitos básicos de programação de forma divertida e envolvente, como Code.org, ScratchJr e Tynker.

4. Incentivar a criar projetos práticos: nas plataformas existentes, desafiar as crianças a criar os seus próprios projetos, como histórias interativas, jogos simples ou animações, de forma a estimular a sua criatividade e a aplicarem os conhecimentos adquiridos.

5. Explorar atividades que combinem a experiência offline e online : Além de usar recursos totalmente online, também é possível introduzir a programação através de materiais e jogos físicos, como robótica educacional. Por exemplo, kits de robótica são excelentes recursos para aprender programação combinada com eletrónica. As crianças podem criar projetos interativos que lhes permitem montar, programar e controlar robôs reais, proporcionando uma experiência prática e palpável.

Para Catarina Costa, responsável do campus de Lisboa da Ironhack, “nas escolas ainda existe uma grande lacuna no que diz respeito à educação de tecnologia. Desta forma, cabe aos pais incentivarem os mais novos a conhecerem e a aprenderem mais acerca desta área. A melhor forma de incentivar as crianças a aprender programação será sempre pelo exemplo, mostrando como esta pode ser útil e divertida. No entanto, é necessário adaptar as atividades de acordo com o nível de conhecimento e interesse de cada criança, sendo que aprender a programar deve ser um processo gradual e consistente”.

Desde que chegou a Portugal em 2019, a escola tecnológica Ironhack tem usado o seu modelo de curso intensivo para preparar a próxima geração de criadores digitais, dando oportunidade a qualquer pessoa de qualquer área entrar na área tech. Desde então, através de 74 bootcamps nas áreas de Web Development, UX/UI Design, Data Analytics e Cibersegurança, já ajudou mais de 800 alunos de 25 nacionalidades diferentes a mudarem de vida e a ingressarem neste mundo.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: