Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Cleanwatts vai criar uma Comunidade de Energia com o FC Barreirense que apoiará cerca de 450 famílias

Cleanwatts vai criar uma Comunidade de Energia com o FC Barreirense que apoiará cerca de 450 famílias
Share it:

 Cleanwatts vai criar uma Comunidade de Energia com o FC Barreirense que apoiará cerca de 450 famílias

A Cleanwatts, empresa pioneira em Comunidades de Energia Renovável (CER), em Portugal, foi o parceiro escolhido pelo Futebol Clube Barreirense para o desenvolvimento de uma Comunidade de Energia, a qual tem como objetivo a “sustentabilidade, a redução de custos relacionados com a energia deste clube centenário e, também, o combate à pobreza energética entre as famílias carenciadas da região”. No total, serão apoiadas 448.

Esta Comunidade, de 466kW - que terá as suas centrais fotovoltaicas, com um total de 1013 painéis, instaladas na sede do clube - vem no seguimento de vários projetos que a empresa tem em desenvolvimento, nacional e internacionalmente, com clubes e associações desportivas, uma área estratégica para a Cleanwatts.

Através da CER do Barreirense, o clube vai conseguir reduzir a fatura de energia em 54% (desconto médio face à tarifa estimada para a energia da rede) e dar um passo significativo no sentido da sua independência energética: cerca de 45% da energia consumida passa a ser proveniente da Central Solar (autoconsumo). Com esta Comunidade de Energia, o Barreirense vai tornar-se climate-positive, gerando mais 1150% de energia verde do que a totalidade do seu consumo e vai, ainda, evitar a emissão para a atmosfera de 194 toneladas equivalentes de CO2 por ano.

“A Cleanwatts vai fazer uma Comunidade de Energia com o Barreirense, instalando centrais fotovoltaicas nas instalações do clube, que, para além de permitir à instituição apoiar as famílias carenciadas e em situação de pobreza energética da comunidade, terá ainda um forte impacto ambiental, aumentará a neutralidade carbónica do Barreirense e contribuirá para a sua independência energética”, explica José Basílio Simões, cofundador e administrador da Cleanwatts, frisando que “o desporto e as associações e instituições desportivas têm um forte papel social e a ação e papel de um clube histórico e centenário como o Barreirense, tão ligado à sua comunidade, ultrapassa, em muito, o limite das quatro linhas. A sustentabilidade energética e ambiental tem de ser uma preocupação de todos e a Cleanwatts está empenhada em ajudar os clubes portugueses a serem mais sustentáveis e a diminuírem a sua pegada ecológica”.

Hugo Máximo, Presidente do Futebol Clube Barreirense, salienta que “o Barreirense é um clube histórico, que tem uma ligação profunda ao Barreiro e às suas gentes e, portanto, está muito alinhado com aquilo que são os princípios das Comunidades de Energia Renovável: a ideia da comunidade sustentável e unida, onde as pessoas consomem energia limpa, produzida localmente – pela comunidade e para a comunidade – e a custos mais reduzidos”. Para o responsável, “este espírito de comunidade está muito vivo no futebol, no desporto, de forma geral, e no seio do Barreirense, em particular, pelo que o projeto que nos foi proposto pela Cleanwatts foi muito acarinhado, desde o primeiro instante”. “O Barreirense celebra hoje 112 anos e escolhemos este dia para apresentar publicamente a nossa Comunidade de Energia, porque este projeto vem provar que somos um clube com muito passado, muita história, mas também muito presente e, acima de tudo, uma visão de futuro”, conclui o dirigente desportivo.

José Basílio Simões destaca que, “neste momento, a Cleanwatts já tem CERs desportivas, em diferentes fases de desenvolvimento, com a Associação de Futebol de Braga, a Associação Académica de Coimbra, o Tourizense, a Juventude Desportiva do Lis, o Clube Desportivo Xico Andebol (em Guimarães), ARCD Venda da Luísa, para além de outras em que estamos em negociação e que revelaremos assim que tivermos os contratos assinados. A Cleanwatts tem vindo a trabalhar com clubes e associações desportivas, um pouco por todo o país, e temos em curso a criação de várias Comunidades de Energia em estádios de importantes clubes portugueses, e em modalidades como o andebol ou o atletismo, para além do futebol, pois acreditamos que as instituições desportivas podem dar um contributo muito importante para a transição energética e esta é uma área que a Cleanwatts está empenhada em trabalhar”. “O desporto, juntamente com o turismo, as instituições de solidariedade social, os bombeiros, a indústria ou as empresas, são áreas estratégicas para nós, onde temos trabalho desenvolvido e em desenvolvimento - e com muito bons resultados”, conclui o responsável.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: