Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Canon desenvolve primeira câmara de objetivas intermutáveis de sensibilidade ultra alta do mundo equipada com sensor SPAD

Canon desenvolve primeira câmara de objetivas intermutáveis de sensibilidade ultra alta do mundo equipada com sensor SPAD
Share it:

 Canon desenvolve primeira câmara de objetivas intermutáveis de sensibilidade ultra alta do mundo equipada com sensor SPAD

O equipamento suporta monitorização precisa através da captação de imagens coloridas nítidas de motivos a vários quilómetros de distância, mesmo no escuro

A Canon Inc. anunciou que está a desenvolver a MS-500, a primeira câmara, de objetivas intermutáveis (ILC) de sensibilidade ultra elevada, do mundo equipada com um sensor de Díodo de Avalanche de Fóton Único (SPAD, na sua sigla em inglês) de 1.0 polegadas com a maior contagem de pixels do mundo, de 3.2 megapixels. A câmara tira partido das características especiais dos sensores SPAD para obter um excelente desempenho em condições de pouca luz, ao mesmo tempo que utiliza objetivas de broadcast que apresentam alta performance em distâncias focais de alcance de teleobjetiva. Graças a estas vantagens, espera-se que a MS-500 seja ideal para aplicações como monitorização de alta precisão.

Há uma necessidade crescente de sistemas de monitorização de alta precisão para utilização em ambientes como fronteiras nacionais, portos marítimos, aeroportos, estações de comboios, centrais elétricas e outras instalações de infraestruturas essenciais, a fim de identificar rapidamente motivos, mesmo sob condições adversas, incluindo escuridão em que o olho humano não é capaz de ver, e a partir de longas distâncias.

A MS-500, atualmente em desenvolvimento, está equipada com um sensor SPAD de 1.0 polegadas que reduz o ruído, tornando possível conseguir imagens HD coloridas nítidas mesmo em ambientes de luminosidade extremamente reduzida. Quando combinada com a ampla gama de objetivas broadcast da Canon, que primam pela excelência na captação de imagens de super teleobjetiva, a câmara é capaz de captar motivos com precisão em ambientes de luminosidade extremamente reduzida, mesmo a grandes distâncias. Por exemplo, pode ser utilizada para monitorização noturna de portos marítimos, graças à sua capacidade de localizar embarcações que estão a vários quilómetros de distância, permitindo assim a identificação e monitorização de alta precisão de embarcações dentro ou ao redor do porto marítimo.

Com sensores CMOS, geralmente utilizados nas câmaras digitais convencionais modernas, cada pixel mede a quantidade de luz que o alcança num determinado tempo. No entanto, a leitura da carga eletrónica acumulada contém ruído eletrónico, o que diminui a qualidade da imagem, devido ao processo através do qual se mede a luz acumulada. Isto leva à degradação da imagem resultante, principalmente quando utilizada em ambientes de pouca luz. Por sua vez, os sensores SPAD utilizam uma tecnologia conhecida como “contagem de fótons”, na qual são contadas as partículas de luz (fótons) que entram em cada pixel individual. Mesmo quando um único fóton entra num pixel, ele é amplificado aproximadamente 1 milhão de vezes de forma instantânea e emitido como um sinal elétrico. Cada um destes fótons pode ser contado digitalmente, tornando possível conseguir ruído zero durante a leitura do sinal – uma das principais vantagens dos sensores SPAD . Devido a esta superioridade tecnológica, a MS-500 é capaz de operar mesmo em ambientes noturnos sem luz estelar , e também é capaz de detetar motivos com precisão, mesmo com iluminação mínima, e captar imagens coloridas nítidas.

A MS-500 utiliza uma baioneta de encaixe de objetivas (baseada nos padrões BTA S-1005B) que é amplamente utilizada na indústria de objetivas broadcast. Isto permite que a câmara seja utilizada com a extensa gama de objetivas broadcast da Canon, que apresentam um soberbo desempenho ótico. Como resultado, é capaz de reconhecer e captar assuntos que estão a vários quilómetros de distância.

No futuro, a Canon vai continuar a empregar esforços de I&D e a criar produtos capazes de superar os limites do olho humano, e ao mesmo tempo a contribuir para a segurança da sociedade, tirando partido do seu longo histórico de tecnologias de imagem abrangentes que incluem ótica, sensores, processamento de imagem e análise de imagem.

A Canon planeia dar início às vendas da MS-500 em 2023.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: