Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Dia da Mãe, a data que assinala o crescimento exponencial do canal online

Dia da Mãe, a data que assinala o crescimento exponencial do canal online
Share it:
Em 2020, o Dia da Mãe foi vivido no contexto de um “novo normal” em Portugal: foi a primeira grande campanha em que a Perfume’s Club pôde comprovar comos os consumidores se adaptaram às novas circunstâncias.
Dia da Mãe, a data que assinala o crescimento exponencial do canal online
  • Durante a campanha de Dia da Mãe do ano passado, o volume de vendas da Perfume’s Club experienciou um vertiginoso crescimento de 81%, em comparação com o de 2019.
  • O número de encomendas feitas através da Perfume’s Club para o Dia da Mãe 2020 foi de mais do dobro do que o ano anterior, embora o gasto médio por encomenda tenha descido ligeiramente, um sinal de que os consumidores estão agora a recorrer à Internet para todos os tipos de compras, incluindo as mais casuais.
  • Os perfumes foram o produto mais procurado para o Dia da Mãe em 2020. Contudo, passaram a representar 40%, em comparação com os 54% da campanha de 2019.

Pelo segundo ano consecutivo, celebra-se o Dia da Mãe numa situação pandémica. A campanha anterior marcou uma importante mudança de paradigma, e foi a primeira vez que pudemos ver como os consumidores se adaptaram ao contexto atual, mostrando tendências que se consolidaram em campanhas subsequentes, tais como a Black Friday e o Natal.

A mudança mais óbvia é o aumento meteórico do comércio eletrónico: devido a fatores como restrições de mobilidade e medo de multidões, somados à simplicidade e segurança do comércio online, os utilizadores estão agora a apostar muito mais decisivamente nas compras online. Não surpreendentemente, os cidadãos refugiaram-se nos benefícios oferecidos pela tecnologia para fazer face a uma crise que nos afetou a todos.

Prova disso é o volume de vendas de um player puro do comércio eletrónico como a Perfume’s Club, que na campanha do Dia da Mãe 2020 (finais de abril e princípios de maio, datas em que Portugal ia fazendo uma transição de estado de emergência para estado de calamidade) experimentou um crescimento de 81% em Portugal em comparação com o de 2019.

Passou um ano desde então e, embora algumas coisas tenham mudado, a pandemia ainda continua a marcar o comportamento dos consumidores. Além disso, os compradores habituaram-se às tendências que começaram há um ano, as quais se espera que continuem ao longo do tempo.

De facto, os peritos concordam que o crescimento do comércio eletrónico foi um processo inevitável e natural, e que a crise sanitária apenas o acelerou.

Novas tendências dos consumidores

Espera-se que o comércio eletrónico continue a manter a sua força durante esta nova campanha do Dia da Mãe, na qual a Perfume’s Club espera números comparáveis com os do ano passado, que foram particularmente bons.

Durante a campanha de 2020, a Perfume’s Club alcançou 10.615 encomendas em Portugal, mais do dobro do ano anterior. Contudo, o gasto médio por encomenda caiu ligeiramente, de 83,68 para 70,74 euros. Este fenómeno é outro exemplo das novas tendências de compra: as pessoas estão a fazer mais compras através da Internet, e estão a utilizar este método para todo o tipo de compras, agora também para produtos casuais e menos caros que costumavam comprar em estabelecimentos físicos.

Por outro lado, e como esperado, os perfumes foram o produto mais procurado para o Dia da Mãe no Perfume’s Club no ano passado. No entanto, e como sinal da crescente diversificação da empresa, passaram a representar 40,52%, em comparação com 54,19% na campanha de 2019.

Os produtos para o cabelo mantiveram-se na segunda posição, alcançando 22,83% da procura total em 2020. Os maiores aumentos na procura através do Perfume’s Club foram precisamente nestes produtos (de 15,71% para 22,83%), seguido dos produtos para o rosto (de 15,69% para 19,73%).

O que ficou em números semelhantes foi o perfil de género dos consumidores do Perfume’s Club: durante a campanha do Dia da Mãe de 2020, 79,08% dos utilizadores que compraram através desta plataforma eram mulheres.

Mais informação: www.perfumesclub.pt
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: